Próxima edição do Guri Convida celebra a tradição oral e as manifestações culturais


Neojibá - home

Alunos do Neojiba

Novo espetáculo da série Guri Convida reúne Tião Carvalho, Gabriel Levy e o Grupo e Referência de Sorocaba, com participação de quatro jovens do Neojiba – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia. O encontro será realizado na sexta-feira (29/9), às 19h, na cidade de Votorantim.

Especialmente para essa apresentação, os artistas elaboraram um programa que contempla ritmos populares da região nordeste, com destaque para o Maranhão, de onde vem Tião Carvalho, oportunizando aos guris e gurias uma vivência desses ritmos e do desenvolvimento do potencial criativo. Gabriel Levy tem um papel fundamental nessa parceria por conta de sua capacidade de ampliar a abordagem do repertório por meio de arranjos inspirados nessas linguagens.

Especialmente para essa apresentação, os artistas elaboraram um programa que contempla músicas populares, valorização de ritmos, sonoridade, articulação e interação com a banda. Trata-se de uma valorização das tradições orais, do movimento e da representação cênica.

Os convidados são integrantes do curso de canto coral do projeto baiano: Clinton Coelho (19 anos), Cleusa Luísa Dias (22), Roselanda Sena (21) e Samuel Silva (19). A participação dos jovens faz parte de um intercâmbio entre Projeto Guri e Neojibá. Além de alunos, os quatro são monitores e chefes de naipe na organização.

“No Neojiba todos somos multiplicadores. Até os menores são protagonistas em algum momento. Durante os exercícios de aquecimento colaborativo, por exemplo, cada dia uma criança é incentiva a liderar os movimentos”, explicou o tenor Samuel Silva.

Aprende quem ensina é um dos lemas do Neojibá”, disse a jovem contralto Cleusa Luísa Dias.

“Viemos absorver o máximo de informações”, completou Clinton, baixo-barítono.

Veterana da turma, a soprano Roselanda contou que o grupo já esteve envolvido com outras parcerias na Bahia, mas estava encantada e compartilhar seus conhecimentos com o Projeto Guri.

“A apresentação equilibrará composições mais elaboradas com faixas da tradição oral.  Será uma celebração cênica maravilhosa”, concluiu Ari Colares, gerente artístico do Projeto Guri.

Serviço: Guri Convida com Tião Carvalho e Gabriel Levy
Quando:
 29/9 – sexta-feira
Horário: às 19h00
Local: Teatro Municipal Francisco Beranger
Endereço: Av. Vereador Newton Vieira Soares, 291, Votorantim/SP
Entrada: Gratuita. Evento aberto ao público

Confira aqui mais detalhes sobre a próxima edição do Guri Convida.

Neojiba
Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o Neojiba tem por objetivo alcançar a integração social por meio da prática coletiva e de excelência da música. No Brasil, o Neojiba é o primeiro programa governamental inspirado no aclamado “El Sistema”, programa venezuelano criado em 1975. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e sua gestão é realizada pelo Instituto de Ação Social pela Música – IASPM, entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social. O diretor fundador do Neojiba é o maestro e pianista Ricardo Castro. O projeto beneficia mais de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em seus Núcleos de Prática Orquestral e Coral e através de ações de extensão, como a Rede de Projetos Orquestrais da Bahia e o Projeto Neojiba nos bairros.

 

Postagens relacionadas