Guri Convida une Gabriel Levy, Tião Carvalho e Grupo de Referência de Sorocaba


Tião Cavalho - home

Tião Carvalho e Gabriel Levy

Apresentação faz parte do programa de 12 concertos que serão realizados com diversos músicos convidados pelo Projeto Guri

Promover a convivência entre músicos consagrados e jovens aprendizes. Esse é o objetivo do Guri Convida, um conjunto de concertos que reúne 11 artistas convidados e deve se estender até dezembro. No dia 29 de setembro, o Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – recebe o brincante, cantor, compositor, dançarino, ator e pesquisador brasileiro, Tião Carvalho e o acordeonista, arranjador, compositor, regente, educador, produtor e diretor musical, Gabriel Levy, para se apresentarem ao lado do Grupo de Referência de Sorocaba – Coro e Percussão. O concerto, gratuito e aberto ao público, será às 19h00, no Auditório Municipal Francisco Beranger, em Votorantim/SP.

Especialmente para essa apresentação, os artistas elaboraram um programa que contempla ritmos populares da região nordeste, com destaque para o Maranhão, de onde vem Tião Carvalho, oportunizando aos guris e gurias uma vivência desses ritmos e do desenvolvimento do potencial criativo. Gabriel Levy tem um papel fundamental nessa parceria por conta de sua capacidade de ampliar a abordagem do repertório por meio de arranjos inspirados nessas linguagens.

Especialmente para essa apresentação, os artistas elaboraram um programa que contempla músicas populares, valorização de ritmos, sonoridades, articulação e interação com a banda, explorando a linha pedagógica e didática. “Os guris precisam ouvir mais a música do nosso país. Tem músicas brasileiras que são tão desconhecidas por nós quanto uma música do extremo oriente.  As tradições populares e as culturas indígenas têm coisas maravilhosas e a nossa ideia é fazer com que os alunos do projeto tenham acesso a isso”, explicou Gabriel Levy.

Tião ressaltou que se sentiu honrado por ter recebido o convite: “É uma oportunidade para nós que temos o privilégio de mostrar aos guris músicas tradicionais brasileiras que não estão tão em alta na mídia e que, muitas vezes, eles não têm acesso”, ressaltou.

Para o programa Guri Convida, foram selecionados não apenas artistas com carreiras consolidadas nacional e internacionalmente, mas que também fossem difusores de conhecimento, o que deve agregar muito a esses jovens músicos em formação. Por isso, além dos concertos, cada convidado também fará uma masterclass de oito horas com educadores da região, oferecendo a oportunidade de expandir as referências técnicas e estéticas. Na ocasião, os convidados abordarão a utilização do repertório tradicional brasileiro na educação musical.

Confira abaixo o repertório da apresentação:

1 – ALVORADINHA (CANTIGA DAS CAIXEIRAS DO DIVINO DA CASA FANTI ASHANTI)
Autor desconhecido
Arranjo: Gabriel Levy

2 – ATÉ A LUA (TOADA DE BUMBA MEU BOI)
Composição: Ana Maria Carvalho
Arranjo: Gabriel Levy

3 – JABOTI E JACARÉ BOIÔ (CANTIGAS DE CACURIÁ)
Autor desconhecido
Transcrição e arranjo: Magda Pucci

4 – CHEGUEI / A SEREIA CANTOU (CANTIGAS DE TAMBOR DE CRIOULA E DE TABOCA)
Composição: Mestre Felipe/Autor desconhecido

5 – AREIA (COCO)
Autor desconhecido
Arranjo: Gabriel Levy

6 – ENGENHO DE FLORES (TOADA DE BUMBA MEU BOI)
Composição: Josias Sobrinho
Arranjo: Gabriel Levy

7 – ONÇA (TOADA DE BUMBA MEU BOI)
Composição: Juca do Bolo
Arranjo: Gabriel Levy

Todos os 12 Grupos de Referência (GR) serão contemplados com convidados especiais. Os GRs são compostos por orquestras, cameratas e bandas, espalhados por diversas cidades e formados por jovens guris – de 12 a 21 anos – em estágio mais avançado de aprendizado. Para esse projeto, os próximos musicistas convidados são: Carlinhos Antunes (multi-instrumentista e compositor), Sidney Molina (violonista e educador), Luiz Guello (percussionista) e Letieres Leite (saxofonista, flautista e compositor).

Serviço: Guri Convida com Tião Carvalho e Gabriel Levy
Quando:
 29/9 – sexta-feira
Horário: às 19h00
Local: Teatro Municipal Francisco Beranger
Endereço: Av. Vereador Newton Vieira Soares, 291, Votorantim/SP
Entrada: Gratuita. Evento aberto ao público

Perfil Tião Carvalho

Músico, compositor, cantor, dançarino, ator, brincante, capoeirista e educador, Tião Carvalho é um dos principais representantes das tradições maranhenses em São Paulo. Considerado um mestre da cultura popular brasileira por deter conhecimentos sobre danças, cantigas, brincadeiras e festividades populares, atua disseminando estes saberes para diferentes públicos, dentro e fora do país, através das apresentações musicais e workshops que ministra. Fundador do grupo Cupuaçu, do qual é diretor, realiza a festa de Bumba Meu Boi no Morro do Querosene, em São Paulo, desde 1986, um ritual cíclico de três festejos anuais seguindo a tradição maranhense. Há mais de 40 anos contribui para difundir a cultura popular brasileira e valores de cidadania, recebendo pelo seu trabalho o título de Cidadão Paulistano em 2004 e mais recentemente o Prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura 2017 na categoria música.

Perfil Gabriel Levy

Acordeonista, arranjador, compositor, regente coral, educador, produtor e diretor musical, Gabriel Levy tem uma formação eclética e já atuou em shows, no Brasil e no exterior, e CDs ao lado de importantes artistas nacionais e internacionais dos mais diferentes estilos como Palavra Cantada, Ceumar, Antônio Nóbrega, Zé Geraldo, Vanessa da Mata, Os Três Tenores (Pavarotti, Domingo e Carreras), Ute Lemper, entre muitos outros. Com a cantora Fortuna foi indicado em 2013 para o Prêmio da Música Brasileira como Melhor Produtor pelo CD infantil TicTicTati (Selo Sesc). Dedicou-se à música para teatro, dança e performances cênicas, atuando ao lado de diretores como Cibele Forjaz, Naum Alves de Sousa, Roberto Lage, Antônio Araújo, Debora Dubois, Marco Antônio Braz entre outros. Como compositor teve suas obras interpretadas por grandes artistas mundiais como o Duo Assad, o cellista americano Yo-yo Ma, o clarinetista cubano Paquito d’Rivera, entre outros. Atualmente tem se apresentado com seu próprio trio ou quinteto tocando repertório tradicional ou composições inspiradas em músicas do mundo tendo sido indicado ao Prêmio da Música Brasileira como Melhor Instrumentista de 2016.

Grupo de Referência de Sorocaba – Coro e Percussão

Este grupo é composto por 43 integrantes, agregando alunos dos dois cursos mais presentes nos polos de ensino do Guri: canto coral e percussão. O repertório do grupo apresenta um interessante equilíbrio entre os timbres vocais e instrumentais, abrangendo músicas de vários estilos desde a renascença até os nossos dias, abordando uma ampla diversidade de culturas e gêneros. O Grupo de Coro e Percussão foi protagonista no espetáculo cênico-musical Calungá em 2012, com a participação especial do percussionista Naná Vasconcelos. Este show foi apresentado em vários teatros de Sorocaba e São Paulo, como Teatro Sergio Cardoso e Auditório do Ibirapuera. Pablo Trindade (2012), Gisele Cruz (2013) e Regina Kinjo (2014) já regeram o grupo que, em 2016, fez uma apresentação na Assembleia Legislativa de São Paulo, em um ato solene em homenagem aos 21 anos do Projeto Guri.

Programação Guri Convida:

Guri Convida - atualizado em 28 de agosto

O Grupo de Referência de Sorocaba – Coro e Percussão tem o patrocínio das empresas Catho, Supermercados Tauste e Caterpillar.

Parceiro local: Prefeitura Municipal de Votorantim.

Projeto Guri www.projetoguri.org.br

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn e CCR SPVias, SABESP, SKY, CTG, EMS, Microsoft, Usina Colorado, Caterpillar, Supermercados Tauste, Capuani, Grupo BB e Mapfre, Pinheiro Neto,  WestRock, VALGROUP, Banco Votorantim, Mercedes Benz, Catho, Hasbro, Cipatex, PPE Fios, Grupo Maringá, Raízen, Castelo Alimentos, Arteris e Cremer.

Sobre o Projeto Guri

Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos. Mais de 49 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu cerca de 650 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Amigos do Guri

A Amigos do Guri é uma organização social de cultura que administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo – idealizador do projeto –, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.

Informações para imprensa:
Máquina Cohn & Wolfe: 11 3147-7900
Elen Andrade – (11) 3147-7449 / elen.andrade3@maquinacohnwolfe.com
Vívian Curitiba – (11) 3147-7301 / vivian.curitiba@maquinacohnwolfe.com

Secretaria da Cultura do Estado:
Gabriela Carvalho – (11) 3339-8070 – gabrielacarvalho@sp.gov.br
Gisele Turteltaub – (11) 3339-8162 – gisele@sp.gov.br

Postagens relacionadas