Foto dos alunos de Sorocaba cantando no polo

Como Funciona

Foto dos alunos tocando violãoPara participar do Guri, não é preciso ter conhecimento prévio de música, nem realizar testes seletivos. Basta ter entre 6 e 18 anos incompletos, fazer a inscrição de interesse direto no polo e comprovar a frequência em escola regular.

Ao ingressar no Guri, o(a) aluno(a) opta pelo aprendizado de um instrumento musical, de canto coral, ou de ambos os cursos, além da opção pelo curso de luteria. Nas aulas são trabalhados os mais variados gêneros musicais, desde canções populares e músicas folclóricas a composições eruditas. Além de apresentar novos estilos de música e manifestações culturais, a variedade de repertório trabalhada nos polos mantém viva as raízes culturais da própria comunidade.

Nos polos do Guri as atividades são sempre praticadas em grupo, o que estimula a participação dos alunos e alunas. Todos fazem parte de uma equipe que passa pelos mesmos desafios e aprendizado. Nas apresentações realizadas ao público, em pequenos, médios ou grandes eventos, o resultado é produto da dedicação do grupo e, ao mesmo tempo, também de cada um/uma.

Para os jovens, participar do Guri significa unir aprendizado e satisfação. Por tudo isso, o ensino musical é a ferramenta escolhida Guri para o cumprimento da sua missão de inclusão sociocultural.