Foto de aluno do Grupo de Referência do Projeto Guri em Sorocaba

FAQ

O que é a Amigos do Guri?

Pessoa jurídica de caráter educacional, cultural, assistencial e filantrópico, de direito privado e sem fins lucrativos, que é responsável técnica e financeiramente pelo desenvolvimento do Projeto Guri.

Qual é a missão do Projeto Guri?

O Projeto Guri tem como missão: “Promover, com excelência, a educação musical e a prática coletiva da música, tendo em vista o desenvolvimento humano de gerações em formação.”

Quem pode participar do Projeto?

Toda criança ou adolescente de 6 a 18 anos pode participar do Projeto Guri, independentemente de sua condição social. Para ingressar, o jovem não precisa ter conhecimentos de música ou instrumentos musicais. A única exigência é que frequente a escola regularmente. Não é realizado nenhum tipo de seleção; há apenas adequação dos interessados ao número de vagas disponíveis.

De que forma o Projeto Guri é mantido? Possui patrocinadores?

A Amigos do Guri possui diversos parceiros, patrocinadores e colaboradores, sendo seu principal mantenedor o Governo do Estado de São Paulo. Clique aqui e conheça nossos patrocinadores.

Como faço para colaborar com o Projeto Guri?

Participar da inclusão sociocultural destes jovens, junto com o Projeto Guri, é muito simples:

  • Pessoa física: você pode se tornar um sócio contribuinte, colaborando mensalmente com o Projeto, ou realizando uma única doação.
    Clique aqui para obter mais informações.
  • Pessoa jurídica: sua empresa pode se tornar parceira, apoiadora ou patrocinadora do Projeto Guri, usufruindo dos benefícios das Leis de Incentivo à Cultura (Rouanet e PAC) e dos FUMCADs (Fundos Municipais da Criança e do Adolescente).
    Clique aqui para mais informações.

O Projeto Guri trabalha em parceria com outras entidades?

O Projeto Guri acredita na união dos três setores da sociedade (governo, iniciativa privada e organizações sociais) como ferramenta ideal para o desenvolvimento da sua proposta. Desta forma, são realizadas parcerias, principalmente, com prefeituras e entidades sociais envolvidas com a participação destes jovens.

Como fico sabendo se há Projeto Guri em minha cidade?

Para saber onde estão localizados os polos do Projeto Guri, basta clicar no seção ‘Onde Estamos’ e procurar pelo nome do município desejado.

Os Polos da Fundação CASA (antiga FEBEM) são abertos à comunidade?

Não. Esses polos funcionam dentro das unidades da Fundação CASA e são destinados aos jovens em cumprimento de medidas socioeducativas dentro da instituição. Nas atividades praticadas com estes jovens, objetiva-se, igualmente, à inclusão sociocultural por meio do ensino da música.

Como devo proceder para matricular meu filho em um polo aberto à comunidade?

Para efetivação da matrícula, basta se dirigir ao polo mais próximo de sua residência, apresentar RG ou certidão de nascimento, comprovante de residência, Certidão de Nascimento ou RG do aluno, comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar, e preencher a ficha de matrícula. A aprovação estará sujeita à disponibilidade de vagas.

Quais atividades são oferecidas pelo Projeto Guri? Elas estão disponíveis em todos os Polos?

O Projeto Guri oferece atividades com os seguintes instrumentos musicais:  eufônio, cavaco, clarinete, contrabaixo acústico, flauta transversal, percussão, saxofone, trombone, trompete, viola, viola caipira, violão, violino e violoncelo, além de canto coral, iniciação musical e luteria. As formações, no entanto, são específicas para cada polo, variando de acordo com as condições do espaço e demanda da região.

O Projeto Guri recebe currículos para contratação de profissionais?

Sim. Sempre que há novas vagas abertas, estas são disponibilizadas pelo Núcleo de Recursos Humanos na página Vagas e, caso determinada vaga seja do interesse do profissional, ele deverá preencher o formulário com seus dados para participar do processo seletivo.