Foto de alunos dos grupos de referência do Projeto Guri

Matrículas

O Projeto Guri do Interior e Litoralprograma de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura abre a partir de 14 de março até 1º de abril período de matrículas para novas vagas. Os interessados devem entrar em contato diretamente com o polo de sua preferência.

Presente em 282 municípios, o programa oferece 21.649 vagas em cursos gratuitos de música para crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos incompletos. O processo é realizado de modo presencial na maioria das unidades. Para participar do Guri não é preciso ter conhecimento prévio em música, nem possuir instrumento musical.

Em alguns polos, porém, na impossibilidade de receber a comunidade no momento, as inscrições serão feitas de modo virtual por meio de link de acesso. Assim, antes de sair da casa, é indicado confirmar por e-mail ou telefone qual o sistema de inscrição (presencial ou virtual) está em vigor no polo de sua preferência. Nos dois casos, as inscrições são realizadas por ordem de chegada.

Para conferir a lista completa dos cursos, o local e contatos de cada polo acesse o site do Projeto Guri.

Informações importantes:

  • No formato de matrícula presencial, o responsável do candidato deve ir ao polo com os seguintes documentos: RG ou Certidão de Nascimento do candidato, RG do responsável, comprovante de matrícula no ensino regular e comprovante de endereço.
  • No formato de cadastro de interesse online, o responsável preenche o formulário no site do Projeto Guri e aguarda a confirmação por e-mail do número de matrícula e das instruções de acesso ao Portal do Aluno.
  • Nos dois formatos, após a confirmação da matrícula, o aluno acessa o Portal do Aluno e anexa os documentos solicitados. O preenchimento do Questionário Social também é parte integrante do processo de ingresso;
  • Sobre a idade, é preciso ter de 6 a 17 anos e 11 meses até o dia 1º de março, para alunos ingressantes no primeiro semestre; e até o dia 1º de setembro para ingressantes no segundo semestre.
    • Tabela com a faixa etária mínima para ingresso em cada curso:

Aulas no Projeto Guri

O início das aulas depende do retorno de cada polo e da data de matrícula. Assim, é preciso aguardar o contato da coordenação do polo.

As aulas devem ocorrer de modo presencial, de maneira progressiva, atendendo à deliberação do Governo do Estado de São Paulo  e a autorização prévia de cada cidade. As famílias receberão as informações necessárias com antecedência, cientes de que todas as medidas de segurança estão sendo tomadas, visando a saúde e o bem-estar dos Guris, familiares, empregados, empregadas e comunidade.

Confira as vagas por regional:

REGIONAL ARAÇATUBA

REGIONAL ITAPEVA

REGIONAL JUNDIAÍ

REGIONAL MARÍLIA 

REGIONAL PRESIDENTE PRUDENTE

REGIONAL RIBEIRÃO PRETO

REGIONAL SÃO CARLOS

REGIONAL SÃO JOSE´DOS CAMPOS

REGIONAL SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

REGIONALSOROCABA

REGIÃO DO LITORAL E VALE DO RIBEIRA