Do Guri para o Mundo: Mariana Duarte ensinou música brasileira no Malawi

Mariana Duarte

Mariana Duarte ingressou no Projeto Guri, aos 13 anos, no Polo Santos, onde começou a ter aulas de violão. Mais tarde, entrou no Grupo de Referência da mesma cidade e permaneceu até o intercâmbio no Malawi.

“Ser aluna do GR (como é chamado o Grupo de Referência) foi uma alegria imensa. Sempre tivemos repertórios muito bem planejados, apresentações maravilhosas e artistas convidados incríveis. Tocamos, por exemplo, com Zeca Baleiro, Alice Caymmi e Badi Assad. Sem falar no projeto desenvolvido quase inteiro pelos alunos: o Grande Circo Místico, sendo um divisor de águas na minha vida, onde pudemos colocar todas as nossas ideias e alma no espetáculo”, explicou Mariana.

Em 2019, ela foi um das selecionadas para o intercâmbio no Malawi pelo MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange), programa custeado pelas Forças de Paz da Noruega (Fredskorpset – FK Norway), que envia jovens dos países participantes para intercâmbios com o intuito de desenvolver novas habilidades individuais, interpessoais e culturais, ampliando e enriquecendo também as referências das comunidades onde eles desenvolvem projetos e atividades transformadoras.

Durante o intercâmbio, ela foi professora no projeto Brazilian Rhythms com a intercambista Luana Paula, no qual ensinavam as crianças do Hear Us Children, da Music Crossroads Malawi, a tocar instrumentos de percussão brasileiros. Além disso, deu aulas de violão na escola de música Velalungi e iniciou o projeto Brazilian Guitar Ensemble com os alunos de Violão da Music Crossroads Malawi, ensinando músicas brasileiras para que tocassem em forma de camerata de violão.

A jovem participou ainda dos festivais BAF (Blantyre Arts Festival), em Blantyre, Tumaini Festival, Nkhotakota Mini Festival, em Nkhotakota e Malawi Music Project. Além de participar de dois dias de workshop de ritmos brasileiros, com os alunos do Brazilian Rhythms e crianças de Nkhotakota. Para ela, o Projeto Guri foi a porta de entrada para a carreira e vida musical. ‘O Projeto Guri acompanhou meu desenvolvimento como artista e proporcionou momentos memoráveis na minha caminhada”, finaliza.

Atualmente, a jovem está estudando para entrar na faculdade, cursar bacharelado em violão e seguir na carreira. “Eu sou musicista desde que consigo me lembrar como gente, sempre gostei de cantar e compôr. Se pudesse descrever a música como transformação, diria que foi a música que abriu todos os caminhos, conquistas e momentos inesquecíveis que eu possa ter tido até hoje”, complementa.

Do Guri para o Mundo
A série Do Guri para o Mundo foi criada para retratar o caminho trilhando pelos Guris: quem são, onde estão e o que mudou na vida deles. São histórias inspiradoras que celebram os 25 anos do Projeto Guri e prestam homenagem aos mais de 810 mil ex-alunos beneficiados pelo programa e, consequentemente, pelo poder de transformação da música. A cada semana, a série destaca um personagem nas redes sociais do Projeto Guri e na Sustenidos – organização que administra o programa. http://www.projetoguri.org.br/noticias/do-guri-para-o-mundo/

MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange).
O programa, custeado pelas Forças de Paz da Noruega (Fredskorpset – FK Norway), envia jovens dos países participantes para intercâmbios com o intuito de desenvolver novas habilidades individuais, interpessoais e culturais, ampliando e enriquecendo também as referências das comunidades onde eles desenvolvem projetos e atividades transformadoras. Desde 2015, esta iniciativa já beneficiou 40 jovens brasileiros e estrangeiros. Devido às restrições impostas pela pandemia, o MOVE foi interrompido em 2020 nos países parceiros: Noruega, Malawi, Moçambique e Brasil. As atividades de intercâmbio que regularmente iniciam na Noruega e continuam nos demais países parceiros, serão retomadas apenas em 2021. http://www.sustenidos.org.br/move/

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Sustenidos: CTG Brasil; Visa; CCR AutoBAn; Instituto CCR; Bayer; WestRock; Microsoft; Supermercados Tauste; banco BV; Novelis; Arteris; EMS; Capuani do Brasil; Faber-Castell; Pinheiro Neto; Santander; VALGROUP; Raízen; BTP; Distribuidora Ikeda; Grupo Maringá; Instituto 3M; Supermercados Rondon; Frigol; Mercedes-Benz; Castelo Alimentos; Enel; GRUPO GR; Cipatex; Grupo Herval, Pirelli.

Patrocinador Sustenidos: CTG Brasil; Visa; SulAmérica e Microsoft.

Sobre o Projeto Guri: mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Sustenidos, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 810 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Sustenidos: Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos é a organização gestora do Festival Ethno Brazil, Som Na Estrada, Festival Imagine Brazil, MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange) e Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa de ensino musical no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: http://www.sustenidos.org.br/pessoa-fisica/