Imagem do material gráfico desenvolvido para o Espetáculo Lendas Amazônicas, com os personagens Boi Bumbá e Curupira

Lendas Amazônicas

Imagem dos alunos apresentando o espetáculos e um menino vestindo o figurino que representa o Boi BumbáCurupira, Boto, Matinta Pereira, Boi Bumbá, Cobra Grande, Uirapuru. O propósito deste espetáculo do Projeto Guri é surpreender e encantar o público resgatando antigas lendas brasileiras, originadas na região norte do País, que um dia foram contadas por nossos avós, mas esquecidas na memória com o passar dos anos.

Voltado para crianças e adolescentes, o Lendas Amazônicas, concebido por Aimar de Noronha Santinho, conta a história de um amor proibido entre um caboclo e a filha do fazendeiro. Durante a trama, muitos personagens, partes essenciais do nosso folclore, ajudam o moço apaixonado a não desistir de seu sonho, embalado pelo repertório do renomado compositor Waldemar Henrique e outras composições de Villa-Lobos.

Com arranjos inéditos de coro, cordas dedilhadas e orquestra, que transitam entre o erudito e o popular, elaborados pelo arranjador Fernando Correa, o espetáculo tem regência do Maestro André Sanches. A partir do roteiro inicial, idealizado por Santinho, o dramaturgo e diretor cênico Paulo Rogério Lopes construiu a história e os textos narrativos, que são interpretados pelos alunos dos Grupos de Referência de Jundiaí, Franca e Lorena do Guri.