Foto da Orquestra do Grupo de Referência do Projeto Guri no teatro Polytheama em Jundiaí

EmCena

Foto da apresentação de alunos do Projeto Guri em Encontros de Polos

Com o intuito de aproximar as diferentes culturas que existem no estado de São Paulo, o Projeto Guri promove anualmente o EmCena, reunindo alunos de diversos municípios de determinada regional administrativa (Araçatuba, Itapeva, Jundiaí, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba) em um só espaço.

Normalmente, os encontros EmCena são focados num determinado naipe – percussão, sopro, canto coral, entre outros – e contam também com atividades de integração musical. Durantes estes eventos, os guris do polo da casa apresentam aos alunos dos demais polos um repertório bastante variado, como exemplo do conteúdo aprendido durante as aulas. Os arranjos das canções são desenvolvidos pelos profissionais que trabalham no Projeto Guri e a regência fica por conta dos educadores que atuam junto às crianças e adolescentes.

A diretora executiva do Projeto Guri, Alessandra Costa, observa que o EmCena proporciona a troca de conhecimento e experiências entre os alunos do Guri, amplia o universo de referência dos envolvidos e promove a integração entre eles: — “Esses encontros não só permitem que os alunos descubram a diversidade de suas realidades, como também reforçam a principal característica do projeto, que é a inclusão sociocultural por meio do ensino da música”.