Imagem dos alunos em apresentação do Bloco do Guri

Bloco do Guri

Imagem da Logomarca do Projeto Bloco do Guri

Criado em 2011, o Bloco do Guri é composto por educadores e alunos do Projeto Guri e tem por objetivo trabalhar a temática do Carnaval e suas influências populares e culturais junto aos alunos. O desfile do bloco também é uma forma alternativa e divertida de divulgação do Projeto nas cidades onde ocorre.

A cidade de Jundiaí foi a primeira a receber o bloco, no Carnaval de 2011. Em 2012, os alunos ganharam as ruas de Jundiaí e Sorocaba após três meses de ensaios de repertório específico para esta data, com bateria formada por alunos do polo de Cerquilho. Em 2013, o bloco desfilou no aniversário da cidade de Cerquilho, onde também tocou em 2014, após ter feito o pré-carnaval de Itapeva e Ibiúna.

Em 2015, foliões de plantão tiveram mais uma opção para se contagiar com a mais pura alegria do samba. O Bloco do Guri foi às ruas de mais de 12 cidades do interior de São Paulo, como São Carlos, Registro, Cerquilho, Sorocaba, Guará, Araçatuba,Taquarivaí, Palmital, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, entre outras, antes, durante e depois da semana do Carnaval. Ao todo, mais de 500 alunos, munidos de diversos instrumentos de cordas, sopro e percussão, como surdos, caixas, repiniques, tamborins, agogôs e ganzás, deram ritmo ao samba-enredo do Projeto, o “Samba do Guri”, e tantos outros.

Ouça a letra do “Samba do Guri”, composto pelos colaboradores Zé Virgínio, Chico Santana e Eduardo Andreatta e interpretada por Mariana Furquim!

Link para o Samba Enredo do Bloco do Guri