Última edição do Guri Convida reúne o músico Letieres Leite e a Big Band de São Carlos


Letieres Leite - home

Letieres Leite/Divulgação

Apresentação é a última dentre os 12 concertos que aconteceram com diversos músicos convidados pelo Projeto Guri este ano

Promover a convivência entre músicos consagrados e jovens aprendizes. Esse é o objetivo do Guri Convida, um conjunto de concertos que reuniu ao longo do segundo semestre deste ano diversos artistas convidados. No dia 1º de dezembro, o Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – recebe o último concerto do Guri Convida com o músico, educador, compositor e arranjador brasileiro, Letieres Leite, que se apresentará ao lado do Grupo de Referência de São Carlos – Big Band. O evento, gratuito e aberto ao público, será às 19h30, no Sesc São Carlos.

Especialmente para essa apresentação, o artista elaborou um programa que contempla a música brasileira, valorização de ritmos, sonoridades, com todas as músicas de sua autoria.

Para o programa Guri Convida, foram selecionados não apenas artistas com carreiras consolidadas nacional e internacionalmente, mas que também fossem difusores de conhecimento, o que deve agregar muito a esses jovens músicos em formação. Por isso, além dos concertos, cada convidado também fará uma master class de oito horas com educadores da região, oferecendo a oportunidade de expandir as referências técnicas e estéticas.

Confira abaixo o repertório da apresentação:
1 – HONRA AO REI
2 – BANZO 2
3 – FLORESTA AZUL
4 – PROFESSOR LUMINOSO
5 – ANUNCIAÇÃO
6 – ALÁFIA

Todos os 12 Grupos de Referência (GR) serão contemplados com convidados especiais. Os GRs são compostos por orquestras, cameratas e bandas, espalhados por diversas cidades e formados por jovens guris – de 12 a 21 anos – em estágio mais avançado de aprendizado.

Serviço: Guri Convida com Letieres Leite
Quando:
 1º de dezembro
Horário: às 19h30
Local: Sesc São Carlos
Endereço: Av. Comendador Alfredo Maffei, 700, São Carlos/SP
Entrada: Gratuita
Evento aberto ao público

Perfil do convidado
Criador e regente da Orkestra Rumpilezz, o instrumentista, compositor e pesquisador Letieres Leite tem na big band um cartão de visitas para suas ideias e seu trabalho autoral. O maestro pesquisa e sistematiza o método Universo Percussivo Baiano (UPB). Atualmente, desenvolve o Laboratório Musical Rumpilezzinho, em Salvador. Ao longo de sua carreira, já atuou como produtor e diretor musical de vários artistas, como Lenine, Gilberto Gil, Toninho Horta, Ivete Sangalo e Olodum. No exterior, trabalhou com o saxofonista Joshua Redman e o arranjador Arturo O’ Farril. Em sua parceria com a Rumpilezz, realizou os álbuns Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz (2009) e A Saga da Travessia (2016), além do DVD e espetáculo Rumpilezz Visita Caymmi. Reconhecido, já conquistou o Prêmio Bravo! 2010 e foi em duas ocasiões reconhecido com o Prêmio da Música Brasileira: como Melhor Grupo Instrumental e Revelação do Ano, em 2010, e nas categorias Melhor Arranjador, Melhor Álbum Instrumental e Melhor Grupo Instrumental, em 2017.

Grupo de Referência de São Carlos – Big Band
O Grupo executa um repertório eclético, com a proposta de praticar e difundir a música po­pular, principalmente a brasileira. Em 2012, fez um concerto dedicado a Moacir Santos, com arranjos e regência de Rafael dos Santos. Em 2013, tocou ao lado do quarteto formado por Vinícius Dorin, Nelton Essi, Sidnei Burgani e Fernando Correia, com arranjos do guitarrista Fernando Correia. Em 2014, o Grupo de São Carlos se apresentou com um quarteto de mú­sicos composto por Eduardo Espasante, César Roversi, Sidnei Burgani e Sérgio Cascapera. No ano de 2015, a Big Band tocou ao lado de Rafael Leme (supervisor do Projeto Guri) e Fá­bio Lopes (guitarra), com arranjos escritos para esta formação. Em 2016, parte da formação compôs a orquestra na comemoração dos 21 anos do Projeto Guri, em concerto realizado no Auditório Ibirapuera, que teve como convidado especial o cantor e compositor Zeca Baleiro.

Programação Guri Convida:

 

Guri Convida - atualizado em 28 de agosto

Grupo de Referência de São Carlos – Big Band tem o patrocínio da empresa Catho.

Parceiro local: Prefeitura Municipal de São Carlos.

Projeto Guri www.projetoguri.org.br

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn e CCR SPVias, SABESP, SKY, CTG, EMS, Microsoft, Usina Colorado,  Caterpillar, Supermercados Tauste, Capuani do Brasil, Grupo BB e Mapfre, Pinheiro Neto,  WestRock, VALGROUP, Banco Votorantim, Mercedes Benz, Catho, Hasbro, Cipatex, PPE Fios, Grupo Maringá, Raízen, Castelo Alimentos, Arteris e Cremer.

Sobre o Projeto Guri
Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos. Mais de 49 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu cerca de 650 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Amigos do Guri
A Amigos do Guri é uma organização social de cultura que administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo – idealizador do projeto –, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.

Postagens relacionadas