Regional Sorocaba estimula atividades sobre a Dengue


A fim de conscientizar ainda mais seus alunos, equipes e responsáveis a respeito da Dengue, a Regional Sorocaba decidiu incentivar seus polos a realizarem atividades socioeducativas ligadas ao tema. Como resultado, foram feitas diversas ações que levaram ainda mais informação sobre o que é a doença, seus sintomas e causas, e, principalmente, formas de prevenção – tendo em vista o grande aumento no número de casos em todo o estado.

No Polo Regional Sorocaba, alunos de iniciação musical e canto coral infantil puderam ser impactados por meio de um teatro de fantoches, elaborado pelo educador Rafael Valin, de iniciação musical. Depois disso, a coordenadora do polo, Maria Elisa, reuniu os alunos para confecção de um repelente caseiro – mais acessível ao bolso dos pais e responsáveis -, que irá auxiliar na prevenção contra a picada do Aedes Aegypti.

Em Guareí, Piedade, Salto e na Fundação CASA de Sorocaba, as atividades foram conduzidas em forma de palestra, por profissionais convidados pelos polos para orientarem seus alunos. “Nós queríamos conscientizar a todos e esclarecer sobre o vetor e esta doença que vem causando muitas mortes, contribuindo para a preservação da saúde e incentivando o combate ao mosquito e sua proliferação. Para isso, convidamos a palestrante Simone Aparecida Costa, Enfermeira e Responsável pela vigilância epidemiológica da cidade de Guareí”, conta o coordenador do polo, Adinaldo Rosa.

Já o polo de São Miguel Arcanjo dividiu sua atividade socioeducativa em três partes: a primeira foi uma roda de conversa e debate em sala de aula, com dicas e orientações sobre o combate aos focos do mosquito transmissor da doença; na segunda, foi realizada uma visita dos alunos à Sabesp da cidade, onde eles puderam conhecer como é feito o tratamento da água e os cuidados que devemos ter em casa com a manutenção das caixas d’água, vazamentos e outros problemas que, além de desperdiçarem água, podem se tornar criadouros do mosquito; e a terceira e última parte consistiu na ida das crianças a um bairro da cidade, onde foram apresentados aos problemas do lixo em terrenos baldios, como um dos principais colaboradores para a formação dos criadouros do Aedes. Logo após a conversa, foi realizado o plantio de mudas no terreno, encerrando a agenda educativa sobre os cuidados com a Dengue.

Postagens relacionadas