Regionais seguem com capacitações sobre Musicografia Braille


Capacitação sobre a Musicografia Braille na Regional de São CarlosDando sequência às diversas ações elaboradas pelas regionais administrativas do Guri para capacitação de seus profissionais quanto à Musicografia Braille, no final de setembro, foi a vez de a Regional do Guri em São Carlos reunir seus supervisores e educadores para abordar o assunto, especificamente o uso do software musibraille.

Com ajuda especial do supervisor educacional Michel Vicentine, da Regional Jundiaí, e apoio da supervisora educacional Flávia, de São Carlos, foi possível ensinar sobre como gerar uma partitura em Braille, dentre outras funções que o programa oferece, e conscientizar sobre o processo de inclusão dentro do Projeto Guri. “Eles também puderam assistir a vídeos de casos de superação e tiveram acesso a diversas informações importantes sobre a deficiência. A capacitação foi um sucesso, e todos já estão pedindo bis”, disse a coordenadora da regional, Edenilva Rios.

Em Ribeirão Preto, os cursos de capacitação aconteceram entre 21 de setembro e 09 de outubro, envolvendo 20 educadores de 18 polos de ensino, o que corresponde à metade dos municípios atendidos por essa região. A primeira fase aconteceu a distância, usando o sistema interno de Educação A Distância (EAD) do Projeto Guri. Depois disso, foram realizados mais dois encontros presenciais, sendo um no polo de Franca, atendendo os educadores que residem e trabalham mais próximos desta cidade, e outro no Polo Regional Ribeirão Preto.

Na parte EAD, textos e vídeos sobre inclusão, deficiência visual, educação musical na inclusão, escrita Braille e ferramentas para uso da musicografia Braille foram apreciados e discutidos, com ajuda do educador Marcel Domingues. “Durante os encontros presenciais, além da prática do uso do software musibraille, o atendimento à pessoa com deficiência visual em aulas de música também foi colocado em foco, por meio de encenação de situações encontradas nos polos do Guri e da discussão dos melhores procedimentos para que a inclusão seja efetiva e o ensino de música seja feito com excelência”, contou a Supervisora Educacional da regional de Ribeirão, Marina Souza de Oliveira.

Postagens relacionadas