Projeto Guri reconhece Coro de Piracicaba como Grupo de Referência e abre inscrições


Coro Piracicaba

Coro de Piracicaba ganha status de Grupo de Referência

Coro de Piracicaba, com 10 anos de existência, passa a se chamar Grupo de Referência de Piracicaba – Coro e abre 30 vagas. Podem participar alunos (as) e ex-alunos(as) do Projeto Guri com idades entre 12 e 21 anos. Interessados em aprimorar o conhecimento musical, a técnica e ampliar o repertório podem se inscrever diretamente no polo, de 26 de fevereiro a 2 de março, das 13h30 às 17h30. Os testes ocorrerão no dia 5 de março, das 10h às 18h (a inscrição pode ser realizada também no dia do teste).

Com vozes juvenis masculinas e femininas, o grupo vem se aprimorando na formação e desenvolvimento de repertório diversificado, a partir de propostas cênicas, utilizando-se da linguagem corporal, como a dança, entre outras expressões artísticas.

Dentre os trabalhos realizados destaca-se a gravação em estúdio e videoclipe da música “Amor e Ijexá”, com Zeca Baleiro, em 2016; o Concerto “Sol, lá, Cidade”, com a Orquestra Sinfônica de Piracicaba – OSP, em 2017; a construção do musical “Duetos, Canções e Momentos”, em 2017; e a participação no workshop de improvisação vocal com a cantora norte americana Audrey Shakir, também em 2017.

“Com Grupo de Referência de Piracicaba – Coro temos a expectativa de construir espetáculos artísticos que possam ter visibilidade e circulação regional, servindo de parâmetro para outros conjuntos musicais tanto no Projeto Guri como em outras instituições”, disseram Rosana Massuela e Emerson Tineo, coordenadores artístico-pedagógico de canto coral do Projeto Guri.

Grupos de Referência
Os Grupos de Referência são conjuntos musicais que fomentam o desenvolvimento para crianças, adolescentes e jovens que pretendem se aprimorar no meio. O objetivo é oferecer um repertório desafiador, acompanhamento sociopedagógico qualificado, workshops, masterclasses, apresentações com artistas renomados e produção de concertos. Os Grupos servem de modelo e incentivo para todos os alunos e alunas do Projeto Guri.

A seleção é feita por meio de testes práticos e entrevistas coordenadas pelos profissionais da Amigos do Guri. Presentes nas cidades de Araçatuba, Bauru, Franca, Itaberá, Jundiaí, Lorena, Ourinhos, Presidente Prudente, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, Sorocaba – e a partir de agora em Piracicaba –, os Grupos de Referência ensaiam nos polos do Guri duas vezes por semana e são formados por alunos da região em que estão estabelecidos. O repertório abrange diferentes estilos musicais e épocas, contemplando do erudito ao popular.

Inscrições para o Grupo de Referência de Piracicaba – Coro
Local:
Av. Dr. Paulo de Moraes, 1682, Piracicaba
Telefone:
(19) 3422-0912
Horário:
  de segunda a sexta, das 13h30 às 17h30
E-mail:
polo.piracicaba@gurionline.com.br

Para mais informações, acesse www.projetoguri.org.br.

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn e CCR SPVias, SABESP, SKY, CTG, EMS, Microsoft, Usina Colorado,  Caterpillar, Supermercados Tauste, Capuani do Brasil, Grupo BB e Mapfre, Pinheiro Neto,  WestRock, VALGROUP, Banco Votorantim, Mercedes Benz, Catho, Hasbro, Cipatex, PPE Fios, Grupo Maringá, Raízen, Castelo Alimentos, Arteris e Cremer.

Sobre o Projeto Guri
Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Mais de 49 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu cerca de 650 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Amigos do Guri
A Amigos do Guri é uma organização social de cultura que administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo – idealizador do projeto –, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.