Guri abre luteria em Franca e ensina ofício da construção e manutenção de instrumentos


O Projeto Guri inaugura um segundo polo na cidade de Franca, agora com aulas de luteria. O evento de abertura será no dia 22 de março, às 19h30, com apresentação dos alunos da Camerata de Cordas Dedilhadas do Grupo de Referência da cidade.

No curso de luteria, os estudantes aprenderão a construir e manter instrumentos musicais, com foco naqueles feitos de cordas, de modo artesanal. As aulas serão ministradas coletivamente em turmas compostas por seis alunos, nas quais poderão desenvolver habilidades e conhecimentos iniciais, como processos de colagem, lixa, verniz, corte em madeira, construção de modelos e plantas, princípios geométricos, etc. A prática proporcionará o suporte inicial para o desenvolvimento na carreira de luthier.

O polo oferecerá 18 vagas, para jovens de 14 a 21 anos, às segundas e quartas-feiras das 9h às 11h e das 13h às 17h (os cursos têm duração de 2h, por semana). Interessados podem efetuar a matrícula entre 2 e 20 de abril. “É sempre uma alegria contarmos com a ampliação do ensino musical, principalmente quando se trata de um curso tão raro como é o de luteria”, comemora Valeria Zeidan, gerente pedagógica do Projeto Guri.

Com fomento à criatividade e ao protagonismo dos aprendizes, o curso permitirá a criação de pequenos objetos em madeira, reparos e manutenção de instrumentos como violão, cavaco e violino, culminando com a construção integral de um instrumento em conjunto com o educador. Os procedimentos que envolvem cortes com máquinas são realizados apenas pelo educador em dia separado da aula, visando garantir a segurança dos alunos.

O início das aulas está previsto para a segunda semana de abril, com os participantes que já estiverem inscritos.

O Projeto Guri já possui Luteria na cidade de Ouro Verde e em breve abrirá o curso em mais um polo.

Grupo de Referência de Franca – Camerata de Cordas Dedilhadas
O grupo foi criado em 2012 com a proposta de unir violão, cavaco e viola caipira. Partindo de um conceito ecologicamente sustentável, em 2013, a camerata foi escolhida para constituir a “Orquestra Verde” do Guri, com instrumentos da Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (OELA), com madeira maciça certificada pela Forest Stewardship Council (FSC), organização criada para promover o manejo florestal responsável ao redor do mundo. A camerata já tocou ao lado de Ivan Vilela e Alessandro Penezzi. Em 2014 foi escolhida para integrar o espetáculo Lendas Amazônicas, apresentado em vários espaços e gravado em DVD.

Serviço: Inauguração do Polo Luteria Franca
Quando: dia 22 de março

Horário: às 19h30

Local: Polo Luteria Franca

Endereço: R: Voluntários da Franca, 939 – Centro – Franca/SP
Evento restrito para convidados

Parceiros locais: Lasep – Liga de Assistência Social e Educação Popular

Projeto Guri www.projetoguri.org.br

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn e CCR SPVias; CTG Brasil; VISA; VALGROUP; Supermercados Tauste; AES Tietê; Microsoft; WestRock; Novelis; Usina Colorado; Banco Votorantim; Capuani do Brasil; Caterpillar; Grupo Maringá; Pinheiro Neto; EMS; Sky; Magazine Luiza; Mercedes-Benz; ASTA; Catho; CODESP; Raízen; Arteris; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Hasbro.

Patrocinadores e apoiadores dos Grupos de Referência: VALGROUP, Supermercados Tauste, Caterpillar e Catho.

Enquanto isso, confira um pouco sobre o curso de luteria no Polo Ouro Verde:


Postagens relacionadas