Projeto Guri celebra Dia da Consciência Negra no interior


img-20150703-wa0005O Dia da Consciência Negra, celebrado todo dia 20 de novembro, deve ser lembrado como mais um passo na luta pela inserção do negro na sociedade brasileira, rompendo com o preconceito existente desde a era da escravidão. Por isso, diversos polos do Guri decidiram trabalhar o tema junto a seus alunos e comunidade em que estão inseridos, como forma de levantar ainda mais reflexões sobre o assunto, por meio de apresentações musicais e outras atividades educativas. São Simão e mais seis cidades do Vale do Paraíba e região, contarão com apresentações gratuitas e abertas ao público. São elas: São Francisco Xavier, Caçapava, Lorena, São José dos Campos, Lagoinha e Ilhabela.

As comemorações se iniciam pelas cidades de Caçapava, Ilhabela, Lagoinha e Lorena, no dia 18 de novembro. No polo de ensino de Caçapava, por exemplo, às 14h, haverá uma oficina musical e palestra sobre a temática negra, dentro do polo de ensino do Guri, com o representante da Cultura Afro – Escola de Corimba e Arte, Roncali Rostemberg. Rostemberg apresentará aos guris, familiares e a todo o público presente os instrumentos musicais africanos e, em seguida, os guris se apresentam para os visitantes.

Já em Ilhabela, às 15 horas, o Projeto Guri recebe em seu espaço um mestre de capoeira e o professor Rogério Ribeiro de Sá, representante da cultura afro no município, para uma atividade de sensibilização com o tema “A Música Não Tem Cor”, na qual mostram a influência da cultura africana na música e na arte. Em Lorena, o Grupo de Referência do Projeto Guri (Coro) – patrocinado pelas empresas Capitale Energia e Catho – se apresenta na Praça da Matriz, às 19h. O evento gratuito, batizado de “Olhar Negro”, conta também com a participação de grupos musicais da região, como o Jongo de Piquete e o grupo Moçambique, de Lorena. Lagoinha é ainda sede da apresentação dos alunos do Guri de percussão, violão e canto coral, que mostram repertório baseado em canções africanas, dentro do polo de ensino do município, às 14 horas.

Dia 19 e 20 de novembro é a vez dos polos do Guri em São José dos Campos celebrarem a data. Haverá uma apresentação do grupo de jongo da cidade, no dia 19, em seguida os guris das turmas de violão, percussão, coral e sopros tocam canções com temáticas africanas, às 15 horas, na Casa de Cultura Zé Mira. Já no dia 20 de novembro, no mesmo local, haverá apresentação dos alunos de sopro do Guri, seguidos por apresentações de umbigada e samba rock. Também neste dia, o Espaço Cultural Tim Lopes recebe 80 alunos do Guri para apresentações – às 10h15 e 16h15 – munidos de cavaco, percussão e violão, além do auxílio do coro infanto-juvenil. No repertório, canções como: “Olhos Coloridos”, de Sandra de Sá, e “Berimbau”, de Baden Powel.

Em São Simão, ainda no dia 20 de novembro, às 20h, a Praça da República recebe alunos do Guri para uma apresentação especial. “Maluco Beleza”, de Raul Seixas, “Brasil”, de Cazuza, e “Alegria, Alegria”, de Caetano Veloso, estão no repertório dos guris de percussão e teclado. No município de Cruzeiro, o concerto gratuito acontece na Praça 9 de Julho, às 16h.

Para fechar as celebrações, dia 22 de novembro, domingo, em São Francisco Xavier, os alunos do Guri participam de oficina na Praça Central do distrito, organizada pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, com o tema “Música e Rango”, na qual conhecerão mais sobre a cultura negra e experimentarão comidas típicas africanas.

Serviço

Celebração Projeto Guri – Semana da Consciência Negra 

Data: Atividades abertas ao público de 18 a 20/11

Caçapava

Oficina Musical do Projeto Guri 

Data: 18/11, 4ª feira

Horário: 14h30

Local: Polo de ensino Projeto Guri

Endereço: Av. Dr. José de Moura Resende – Centro cultural)

Gratuito e aberto ao público

Ilhabela

Atividade Cultural do Projeto Guri – A Música Não Tem Cor

Data: 18/11, 4ª feira

Horário: 15 horas

Local: Polo de ensino do Projeto Guri

Endereço: Av. Ernesto de Oliveira, 966

Gratuito e aberto ao público

Lorena

Apresentação do Projeto Guri – Olhar Negro

Data: 18/11, 4ª feira

Horário: 19 horas

Local:  Praça da Matriz

Gratuito e aberto ao público

Lagoinha

Apresentação Projeto Guri no polo de ensino

Data: 18/11, 4ª feira

Horário: 14 horas

Local:  Polo de ensino do Projeto Guri em Lagoinha

Endereço: Rua Padre João Paulo, 371, Lagoinha

Gratuito e aberto ao público

São José dos Campos

Apresentações do polo regional de São José dos Campos

Data: 19/11, 5ª feira

Horário: 15h

Local:  Casa de Cultura Zé Mira

Gratuito e aberto ao público

 

Data: 20/11, 6ª feira

Horário: 15h

Local:  Casa de Cultura Zé Mira

Gratuito e aberto ao público

 

Apresentação do polo do Guri de São José dos Campos

Data: 20/11. 6ª feira

Horário: 10h15 e às 16h15

Local:  Espaço Cultural Tim Lopes

Endereço: Av. Ouro Fino, Bosque- São José dos Campos

Gratuito e aberto ao público

São Simão

Projeto Guri – Celebração do feriado Consciência Negra

Data: 20/11, sexta

Horário:  20h

Local: Praça da República de São Simão

Evento aberto ao público

Cruzeiro 

Dia da Consciência Negra em Cruzeiro

Data: 20/11 (6ª feira)

Horário: 16h

Local:  Praça 9 de Julho

Endereço: Av. Nesrala Rubez s/n, centro

São Francisco Xavier

Projeto Guri participa de oficina cultural

Data: 22/11, domingo

Local:  Praça Central do Distrito

Gratuito e aberto ao público

 

Postagens relacionadas