Distrito de Rosália, em Marília, recebe batucada inspirada em ritmos afro-brasileiros


Imagem para o evento em Rosália - home

O Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – realiza o concerto EmCena: Maracatu Didático, no dia 7 de novembro, às 14h, no Distrito de Rosália, em Marília. No mês da Consciência Negra, a apresentação se inspira em ritmos afro-brasileiros e terá alunos de percussão de diversas cidades da região: Rosália, Salto Grande, Ocauçu, Vera Cruz, Oriente, Sabino, Lins, Ribeirão do Sul, Piratininga, Bauru, Álvaro de Carvalho, Assis, Maracaí, Santa Cruz do Rio Pardo, Palmital, Echaporã, Pompeia, Cândido Mota, Arco-Íris, Bastos, Tupã, Quatá, Rinópolis e Parapuã.

Ao todo, 270 guris de percussão participam do concerto, que acontece em praça pública e é aberto ao público. O arranjo é resultado da pesquisa de alunos e educadores, feita exclusivamente para o evento e mostrando variações dos baques mais tradicionais de cada nação do Recife incluindo alguns estudos melódicos sobre temas e cantorias do ritmo de baque virado (manifestação folclórica do mais antigo ritmo afro-brasileiro com origem no estado de Pernambuco). A apresentação acontecerá sob regência do supervisor educacional de percussão, Augusto Botelho Campos.

Além da batucada, o público poderá conferir danças, comidas típicas, exposição e workshops celebrando o mês da Consciência Negra, data dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

Além das composições de alunos e alunas e das cantorias tradicionais do Maracatu de Baque Virado que serão apresentadas por cada polo, haverá ainda o estudo melódico nos teclados que utilizou tema de Egberto Gismonti. E, no final da batucada, a música Banzo Maracatu, de Dimas Sedicias, será cantada pelo coral e tocada por todos os batuqueiros.

Serviço: EmCena: Maracatu Didático
Quando: dia 7 de novembro
Horário: às 14h
Local: Praça principal do Distrito de Rosália, em Marília.
Endereço: Praça em frente à Rua José Belmiro da Rocha, 155 Distrito de Rosália
Entrada: Gratuita. Evento aberto ao público

Parceiro local: Prefeitura Municipal do distrito de Rosália

Postagens relacionadas