Polo Natividade da Serra cria o “canofone”


Instrumento musical melódico e percussivo, que tem tubos de PVC como base para sua construção. Esta é a descrição do “canofone”, criado pelo educador musical de percussão do Projeto Guri em Natividade da Serra, Andrei Carlos de Castro Paiva.

Andrei procurava por notas mais graves, que acompanhassem o Glockenspiel, um tipo de instrumento similar ao Xilofone e Metalofone. “Inspirado no grupo instrumental Uakti, comecei a pesquisar materiais que pudessem me dar esse som. O resultado foi bem satisfatório”, afirma o educador.

Com a ajuda de seus alunos e do parceiro do polo na cidade, Andrei construiu, por enquanto, um único exemplar do novo instrumento, que já está sendo utilizado em diversos arranjos durante as aulas de percussão.

“O canofone é tocado com baquetas normais, as mesmas utilizadas para bateria, e com a mesma técnica na forma de se pegar a baqueta. Creio que este seja o diferencial mais interessante: é preciso conhecer as técnicas para a baqueta e saber ler em clave de sol para poder tocá-lo”, conclui Andrei.

 

Postagens relacionadas