Percussão do Guri de Marília faz dois concertos gratuitos, em Garça e em Vera Cruz


Agnaldo Silva

A Percussão do Guri de Marília faz mais dois concertos na temporada 2023 dos 29 Grupos Musicais. O Guri é um programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Todas as atividades do Guri são gratuitas. O grupo toca nos dias 07 de outubro, às 19h, no Teatro Municipal Sala Miguel Monico, em Garça/SP, com transmissão ao vivo pelo YouTube https://www.youtube.com/@ProgramaGuriSMC; e 08 de outubro, às 17h, no Centro de Convivência do Idoso, em Vera Cruz/SP.

 

Sob a regência de Agnaldo Silva (foto), o grupo apresentará as obras Bayport Sketch, de Jared Spears; Witch Docto, de  Chris Brooks; El Tamalito, de Andrés Soto; Tic-Tac, de Agnaldo Silva; Rock Trap, de William Schinstine; Plasma, de R. Nuttal; Aubrey, de David Gates; Eleanor Rigby, de John Lennon e Paul Mccartney; Baião, de Ney Rossauro; e Chorinho pra ele, de Hermeto Pascoal.O grupo de Percussão do Guri de Marília tem o patrocínio Master da CTG Brasil e Ouro do Tauste; além de parceria da Prefeitura Municipal de Marília.

Pós-graduado em Educação Musical pela Faculdade Paulista, o regente do grupo desenvolve trabalhos tanto na área de música erudita quanto na área popular e realizou concertos ao lado de grandes nomes do cenário musical como: Leila Pinheiro, Leny Andrade, Alceu Valença, Elba Ramalho, entre outros. Gravou 12 CDs com diversas formações de grupos do Conservatório de Tatuí e, em 2016, representou o Conservatório de Tatuí na The Midwest Clinic International Band Orchestra And Music Conference (Conferência Internacional para Bandas e Orquestras) em Chicago, nos Estados Unidos.

Estreou no Brasil a convite do Maestro Dario Sotelo, a obra “Canticle of the Sun” do renomado compositor Martin Ellerby, escrita para Percussão Solo e Banda Sinfônica.Em 2010 criou e iniciou a coordenação do Grupo de Percussão Jovem do Conservatório de Tatuí (grupo pedagógico) com o qual participou no mesmo ano do II Prêmio Incentivo de Música de Câmara, obtendo quatro premiações, dentre as quais se destaca a de melhor obra original. O prêmio foi obtido com a obra “Tic-Tac” escrita para grupo de percussão, de sua autoria. É professor da área de Percussão Sinfônica e de Música de Câmara do Conservatório de Tatuí, coordenador do Grupo de Percussão Jovem do Conservatório de Tatuí, tímpanista e chefe de naipe da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí.

As apresentações integram a Temporada 2023 dos 29 Grupos Musicais do Guri.
A programação está disponível no site gurisantamarcelina.org.br e no aplicativo da Santa Marcelina Cultura: https://apps.apple.com/br/app/santa-marcelina-cultura/id1476743492

Sobre os Grupos Musicais

Com diferentes formações, os Grupos Musicais são constituídos por orquestras sinfônicas, orquestras de cordas, bandas sinfônicas, big bands, cameratas de cordas, cameratas de violões, regional de choro, conjuntos de percussão e de corais (infantil, juvenil e familiar).

Os Grupos Musicais são responsáveis pela difusão artístico-musical do programa, pode reunir alunos e alunas de cidades e desenvolvem repertório específico para apresentações e participações em projetos especiais. São grupos artístico-pedagógicos que realizam ações específicas com regentes e artistas convidados(as), visando a ampliação da experiência e sedimentação do aprendizado obtido nos cursos regulares.

Novos Grupos

Pensando na importância musical que os Grupos Musicais têm, não só para os alunos e alunas participantes, mas também para as regiões e municípios nos quais eles atuam, foram criados em 2023 seis novos grupos: Camerata de Violões do Guri de São Luiz do Paraitinga, Coral do Guri de Botucatu, Coral do Guri de São Vicente, Grupo de Música Instrumental Brasileira do Guri de Indaiatuba, Orquestra Sinfônica do Guri de Ribeirão Preto e Orquestra Sinfônica do Guri de São José dos Campos.

Percussão do Guri de Marília

Os primeiros exemplos de grupos de percussão escrita surgiram na corte de Luis XIV (França), a partir de 1665. Os irmãos André e Jacques Philidor escreveram e organizaram diversas marchas para tambores e tímpanos. Hoje, a percussão abrange infinitos instrumentos, e por isso, muitas possibilidades de repertório. Tímpanos, tambores, baterias, pandeiros, vibrafones e uma variedade inusitada de materiais podem ser encontrados nesta família. Grosso modo, fazem parte desse grupo todos aqueles que produzem som a partir do choque entre objetos. Ou seja, podem ser sacudidos, agitados e percutidos com baquetas. O Grupo de Percussão do Guri de Marília foi criado em 2012, na cidade de Ourinhos; em 2017, a cidade de Marília passou a sediar o grupo. Já tocou com Santiago Vazquez (2012), Eduardo Gianesella (2013), Percussion de Tournai (2014), Luiz Guello (2017)e Ricardo Bologna (2019). Em 2015, o grupo dividiu o palco com o Groupe Percussions de Tournai, na Bélgica. Em janeiro de 2017, o conjunto tocou com o percussionista Ari Colares no Teatro Castro Alves, em Salvador, durante o ‘PercPan’ – maior festival de percussão do Brasil. Em 2020 e 2021 realizou produções audiovisuais com Alisson Amador e Herivelto Brandino. Em 2022, foi regido por Eliana Sulpício.

O grupo de Percussão do Guri de Marília tem patrocínio Master da CTG Brasil e Ouro do Tauste. Além de parceria com a Prefeitura Municipal de Marília.

Na cidade de Garça, o Guri tem parceria também com a Prefeitura Municipal de Garça  e, na cidade de Vera Cruz, tem parceria com a Prefeitura Municipal de Vera Cruz.

PERCUSSÃO DO GURI DE MARÍLIA
Agnaldo Silva, regência

Programa

JARED SPEARS (1936-)
Bayport Sketch

CHRIS BROOKS (1974-)
Witch Doctor

ANDRÉS SOTO (1949-2017)
El Tamalito

AGNALDO SILVA
Tic-Tac

WILLIAM SCHINSTINE (1922-1986)
Rock Trap

R. NUTTAL
Plasma

DAVID GATES (1940-)
Aubrey [arr. Agnaldo Silva]

JOHN LENNON / PAUL McCARTNEY
Eleanor Rigby [arr. Agnaldo Silva]

NEY ROSAURO (1952-)
Baião

HERMETO PASCOAL
Chorinho pra ele [arr. Marcelo Franco] 

Serviço

PERCUSSÃO DO GURI DE MARÍLIA

Data: 07 de outubro de 2023, SÁBADO, às 19h
Local: Teatro Municipal Sala Miguel Monico
Endereço: Av. Dr. Rafael Paes de Barros, 522, Centro – Garça /SP
Com transmissão ao vivo pelo YouTube https://www.youtube.com/@ProgramaGuriSMC

Data: 08 de outubro, DOMINGO, às 17h
Local: Centro de Convivência do Idoso – Vera Cruz
Endereço: Av. José Belluzo 196 – Vera Cruz/ SP

Todos os concertos são gratuitos.

Temporada 2023 dos Grupos Musicais
Programação completa no site
e no app da Santa Marcelina Cultura: https://apps.apple.com/br/app/santa-marcelina-cultura/id1476743492

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri Interior, Litoral e Fundação CASA – Santa Marcelina Cultura: Instituto CCR; CTG Brasil; WestRock; Arteris; Tauste Supermercados; Cipatex; Indorama; Novelis; Faber-Castell; Sicoob; Grupo Colorado; Grupo Maringá; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Valgroup; Tintas Maza; Distribuidora de Alimentos Ikeda; Santa Helena Alimentos; Supermercados Rondon; Mercedes-Benz; Castelo Alimentos; Pirelli; Paulispell; Tegma.

___________________________________________________________________________

Sobre o Tauste

O Tauste Supermercados iniciou suas atividades em 1991 numa pequena loja no bairro Palmital, em Marília/SP, com apenas 8 funcionários, 3 caixas e muita determinação. Hoje a rede Tauste é composta por 9 lojas, sendo duas em Marília, duas em Bauru, três em Sorocaba, uma em Jundiaí e agora também em São José dos Campos. Para atender a rede, foi implantado em 2019, no município de Itú, às margens da Rodovia Presidente Castelo Branco, o Centro de Distribuição Tauste. A expectativa é que para os próximos 2 anos, novas lojas venham a ser incorporadas à rede. O Tauste possuí ainda um programa chamado Tauste Ação Social que mantém ações permanentes voltadas à população mais carente e parcerias com diversos clubes de serviços, entidades assistenciais, ONGs e órgãos públicos nas cidades onde atua a rede Tauste Supermercados.

 

Sobre o Guri

Referência na formação musical, o Guri é um programa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Dispõe, gratuitamente, de mais de 70 mil vagas para crianças e adolescentes por ano e está presente em mais de 400 polos de ensino no estado de São Paulo. O programa oferece educação musical, arte e cultura. Além dos Cursos Regulares (Iniciais e Sequenciais), mantém atividades extracurriculares, Cursos Livres (como cursos Modulares, Iniciação Musical para Adultos e Luteria), Guri 4.0 (que inclui os cursos EaD), Guri na Escola e Grupos de Polo. E, para quem deseja aprimorar os desafios artísticos e pedagógicos, tem ainda Grupos Musicais. Desde sua criação, em 1995, o programa já beneficiou (e segue beneficiando) mais de 1 milhão de crianças e adolescentes, além de suas famílias e comunidades.

 

Santa Marcelina Cultura

Fundada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo. Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura atua com a missão de formar pessoas por meio dos programas: Hospitais Musicais, Conexões Internacionais, Guri, Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e Theatro São Pedro. Todas as atividades realizadas pela instituição são pautadas por seus três pilares de atuação: Formação Musical, Difusão Artística e Trabalho Social.  O objetivo Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a organização vem desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no espaço. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica da instituição, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

 

Postagens relacionadas