Orquestra Sinfônica do Guri de Ribeirão Preto faz dois concertos no mês de outubro


bty

A Orquestra Sinfônica do Guri de Ribeirão Preto faz mais dois concertos na temporada 2023 dos 29 Grupos Musicais. O Guri é um programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Todas as atividades do Guri são gratuitas. A Orquestra toca nos dias 05 de outubro, às 15h30, no Teatro Municipal de Sertãozinho, em Sertãozinho/SP; e 21 de outubro, às 10h30, na Sala dos Arcos – Palace, em Ribeirão Preto/SP.

Sob a regência de Silvia Berg (foto), o grupo apresentará as obras Finlandia, de Jean Sibelius; Abdelazar Suite, de Henry Purcel; Carmen Suite No. 2, de Georges Bizet; Os Planetas, de Gustav Holst; Sinfonia nº 9 em Mi menor Op. 95, de Antonín Dvorak; In the Hall of the Mountain King, de Édvard Grieg; Trenzinho Caipira e Melodia Sentimental, de Heitor Villa-lobos; Aquarela do Brasil, de Ary Barroso; e Pássaro de Fogo, de Igor Stravinsky. O conjunto conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto

Após a graduação em composição pela USP, a regente Silvia Berg recebeu uma bolsa de estudos do Grupo Ultragás, que permitiram seus estudos em Oslo, Noruega. Radicada na Dinamarca de 1985 a 2008, foi fundadora e regente da Ensemble Øresund de 1999 a 2000, destinada exclusivamente a pesquisa, composição e execução de música contemporânea. Recebeu diversos prêmios como regente, pelo trabalho inovador, bem como pela pesquisa e realização de concertos didáticos para crianças, difundindo a música contemporânea. Foi regente titular do Københavns Kammerkor, regido por compositores desde a sua fundação e do Grupo Vocal AmaCantus, ambos da cidade de Copenhague, com o qual realizou inúmeras primeiras audições de obras, e primeiras audições europeias do repertório vocal brasileiro.

Como compositora, têm tido suas obras executadas regularmente em concertos e festivais na Europa, América Latina e Estados Unidos, destacando-se entre outras, sua participação no ISCM World Music Days de Zagreb, no projeto Rumor de Páramo, com a obra Dobles del Páramo para piano solo, e no projeto Canto de la Monarca, com a obra “El sueno… el vuelo”. Compôs a releitura contemporânea dos textos de Hildegard von Bingen para voz e percussão para o CD Hildegard Now and Then gravado e lançado em 2019 Londres por DONNE. De seus projetos atuais (2023) constam Chimalmanimales – Cinco mundos singulares para la imaginación desbordante de los niños, encomendado por Ana Cervantes com apoio do Instituto Estatal de la Cultura de Guanajuato – México e no projeto SESC Centro em Concerto – Música Hoje com o Trio Girassol, como compositora convidada. Também é docente, coordenadora do curso de graduação e a primeira Chefe do Departamento de Música da FFCLRP – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

As apresentações integram a Temporada 2023 dos 29 Grupos Musicais do Guri.
A programação está disponível no site gurisantamarcelina.org.br e no aplicativo da Santa Marcelina Cultura: https://apps.apple.com/br/app/santa-marcelina-cultura/id1476743492

Sobre os Grupos Musicais

Com diferentes formações, os Grupos Musicais são constituídos por orquestras sinfônicas, orquestras de cordas, bandas sinfônicas, big bands, cameratas de cordas, cameratas de violões, regional de choro, conjuntos de percussão e de corais (infantil, juvenil e familiar).

Os Grupos Musicais são responsáveis pela difusão artístico-musical do programa, pode reunir alunos e alunas de cidades e desenvolvem repertório específico para apresentações e participações em projetos especiais. São grupos artístico-pedagógicos que realizam ações específicas com regentes e artistas convidados(as), visando a ampliação da experiência e sedimentação do aprendizado obtido nos cursos regulares.

Novos Grupos

Pensando na importância musical que os Grupos Musicais têm, não só para os alunos e alunas participantes, mas também para as regiões e municípios nos quais eles atuam, foram criados em 2023 seis novos grupos: Camerata de Violões do Guri de São Luiz do Paraitinga, Coral do Guri de Botucatu, Coral do Guri de São Vicente, Grupo de Música Instrumental Brasileira do Guri de Indaiatuba, Orquestra Sinfônica do Guri de Ribeirão Preto e Orquestra Sinfônica do Guri de São José dos Campos.

Orquestra Sinfônica do Guri de Ribeirão Preto

Orquestra Sinfônica do Guri de Ribeirão Preto é a mais complexa formação instrumental da música ocidental. Em suas fileiras, ela combina naipes de diferentes famílias – cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), madeiras (flauta, clarinete, fagote e oboé), metais (trompa, trompete, tuba e trombone) e percussão. Sua forma, porém, é flexível, e pode mudar de acordo com o repertório. É comum que orquestras alterem sua formação ao longo de um concerto, atendendo a exigências de cada peça, podendo adicionar ou suprimir instrumentos ou até seções inteiras. A nova Orquestra Sinfônica do Guri de Ribeirão Preto é formada por 42 guris da Regional de Ribeirão Preto, contemplando violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, clarinete, trompa, trompete, trombone e percussão.

A Orquestra Sinfônica do Guri de Ribeirão Preto tem parceria com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

Na cidade de Sertãozinho, o Guri tem parceria também com a Prefeitura Municipal de Sertãozinho.

ORQUESTRA SINFÔNICA DO GURI DE RIBEIRÃO PRETO
Silvia Berg, regência

Programa

JEAN SIBELIUS (1865-1957)
Finlandia [arr. Iain Farrington]

HENRY PURCEL (1659-1695)
Abdelazar Suite [arr. Iain Farrington]
Rondó

GEORGES BIZET (1838-1875)
Carmen Suite No. 2 [arr. Gareth Glyn e Andrew J. Smith]
VII. Habanera

GUSTAV HOLST (1874-1934)
Os Planetas [arr. Gareth Glyn e Andrew J. Smith]
Marte

ANTONÍN DVORAK (1841-1904)
Sinfonia nº 9 em Mi menor Op. 95 ­- “Sinfonia do Novo Mundo” [arr. Iain Farrington]
II. Largo

EDVARD GRIEG (1843-1907)
In the Hall of the Mountain King [arr. Gareth Glyn e Andrew J. Smith]

HEITOR VILLA-LOBOS
Melodia Sentimental [arr. Tiago Costa]

IGOR STRAVINSKY
Pássaro de Fogo [arr. Gareth Glyn e Andrew J. Smith]

No concerto do dia 21 de outubro, serão adicionadas ao repertório as obras:

HEITOR VILLA-LOBOS
Trenzinho Caipira [arr. José M. C. Matsumoto]

ARY BARROSO (1903-1964)
Aquarela do Brasil [arr. Rubens Ricciardi] – 4′

Serviço

ORQUESTRA SINFÔNICA DO GURI DE RIBEIRÃO PRETO

Data: 05 de outubro de 2023, QUINTA-FEIRA, às 15h30
Local: Teatro Municipal de Sertãozinho
Endereço: Rua Washington Luiz 1131 – Sertãozinho/SP

Data: 21 de outubro, SÁBADO, às 10h30
Local: Sala dos Arcos – Palace, Polo de Ribeirão Preto
Endereço: R. Álvares Cabral, 322, Centro – Ribeirão Preto/SP

Todos os concertos são gratuitos.
Temporada 2023 dos Grupos Musicais
Programação completa no site
e no app da Santa Marcelina Cultura: https://apps.apple.com/br/app/santa-marcelina-cultura/id1476743492

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri Interior, Litoral e Fundação CASA – Santa Marcelina Cultura: Instituto CCR; CTG Brasil; WestRock; Arteris; Tauste Supermercados; Cipatex; Indorama; Novelis; Faber-Castell; Sicoob; Grupo Colorado; Grupo Maringá; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Valgroup; Tintas Maza; Distribuidora de Alimentos Ikeda; Santa Helena Alimentos; Supermercados Rondon; Mercedes-Benz; Castelo Alimentos; Pirelli; Paulispell; Tegma.

___________________________________________________________________________

Sobre o Guri

Referência na formação musical, o Guri é um programa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Dispõe, gratuitamente, de mais de 70 mil vagas para crianças e adolescentes por ano e está presente em mais de 400 polos de ensino no estado de São Paulo. O programa oferece educação musical, arte e cultura. Além dos Cursos Regulares (Iniciais e Sequenciais), mantém atividades extracurriculares, Cursos Livres (como cursos Modulares, Iniciação Musical para Adultos e Luteria), Guri 4.0 (que inclui os cursos EaD), Guri na Escola e Grupos de Polo. E, para quem deseja aprimorar os desafios artísticos e pedagógicos, tem ainda Grupos Musicais. Desde sua criação, em 1995, o programa já beneficiou (e segue beneficiando) mais de 1 milhão de crianças e adolescentes, além de suas famílias e comunidades.

 

Santa Marcelina Cultura

Fundada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo. Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura atua com a missão de formar pessoas por meio dos programas: Hospitais Musicais, Conexões Internacionais, Guri, Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e Theatro São Pedro. Todas as atividades realizadas pela instituição são pautadas por seus três pilares de atuação: Formação Musical, Difusão Artística e Trabalho Social.  O objetivo Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a organização vem desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no espaço. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica da instituição, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

Postagens relacionadas