Orquestra Sinfônica do Guri de Ribeirão Preto inclui cantigas populares no repertório


20231206_Orquestra Sinfônica do Guri de Ribeirão Preto_por Ibraim Leão (75)

A Orquestra Sinfônica do Guri de Ribeirão Preto (foto) faz sua estreia na temporada 2024 dos 29 Grupos Musicais incluindo cantigas populares no repertório.  O Guri é um programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. O grupo toca no dia 25 de maio, sábado, 10h30, na Sala dos Arcos, em Ribeirão Preto/SP. Todas as apresentações do Guri são gratuitas.

Sob a regência de Lincoln Mendes, o repertório inclui cantigas infantis de domínio público (como Sambalelê, O Cravo Brigou com a Rosa e Peixe-vivo), além de obras de Pixinguinha e Heitor Villa-Lobos, entre outros. A Orquestra Sinfônica do Guri de Ribeirão Preto tem patrocínio Master CTG Brasil; patrocínio Ouro Arteris, além de parceria com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

Lincoln Mendes
Nascido em Franca/SP, iniciou seus estudos musicais com a professora Lúcia Garcetti e diplomou-se bacharel pela Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP), sob orientação do professor Thibault Delôr (França). Participou de edições do Festival Música Nova ‘Gilberto Mendes’, Fiato Al Brasile (Itália/Brasil), Música nas Montanhas (Poços de Calda), Munasp (São Paulo), Festival de Inverno de Campos do Jordão (SP), Festival de Música em Trancoso (BA), Festival de Música Antiga em Juiz de Fora (MG) e San Juan (Argentina). Atuou como contrabaixista convidado junto ao Quarteto Carlos Gomes e Ensemble Mentemanuque. Atualmente é regente da Orquestra Jovem ALMA e da Orquestra Jovem do Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau. Atua com frequência como convidado (regente e solista) da USP Filarmônica.

Sobre os Grupos Musicais

Os Grupos Musicais são conjuntos responsáveis pela difusão artístico-musical do programa, reúnem alunos e alunas de diferentes cidades e realizam ações específicas com regentes e artistas convidados(as), visando a ampliação da experiência cultural e a sedimentação do aprendizado obtido nos cursos regulares.

Com diferentes formações, os 29 Grupos Musicais são constituídos por orquestras sinfônicas, orquestras de cordas, bandas sinfônicas, big bands, cameratas de cordas, cameratas de violões, regional de choro, grupo de música instrumental brasileira, percussão e corais (infantil, juvenil e familiar).

Orquestra Sinfônica do Guri de Ribeirão Preto

Orquestra Sinfônica do Guri de Ribeirão Preto é a mais complexa formação instrumental da música ocidental. Em suas fileiras, ela combina naipes de diferentes famílias – cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), madeiras (flauta, clarinete, fagote e oboé), metais (trompa, trompete, tuba e trombone) e percussão. Sua forma, porém, é flexível, e pode mudar de acordo com o repertório. É comum que orquestras alterem sua formação ao longo de um concerto, atendendo a exigências de cada peça, podendo adicionar ou suprimir instrumentos ou até seções inteiras.

A apresentação integra a Temporada 2024 dos 29 Grupos Musicais do Guri.

ORQUESTRA SINFÔNICA DO GURI DE RIBEIRÃO PRETO
Lincoln Mendes, regência

PROGRAMA
LINA PIRES DE CAMPOS (1918-2003)
Cinco peças Infantis
Menina Triste [arr. Gesiel Vilarubia]

ERNANI AGUIAR (1950-)
Quatro Momentos [arr. Paulo Galvão Filho

ERNST MAHLE (1929-)
Concertino para contrabaixo
[solista: Bruno Catarino S. dos Santos, contrabaixo]

DOMÍNIO PÚBLICO
Suíte de Cantigas Infantis [arr. Gesiel Vilarubia]
I. Sambalelê
II. O Cravo Brigou com a Rosa
III. Peixe-vivo

HEITOR VILLA-LOBOS (1887-1959)
Melodia Sentimental [arr. Tiago Costa]

BIS:
PIXINGUINHA (1897-1973) / JOÃO DE BARRO (1907-2006)
Carinhoso [arr. Andrea de Guimarães]

Data: 25 de maio, sábado, 10h30
Local: Sala dos Arcos Ribeirão Preto
Endereço: R. Álvares Cabral, 322, Centro – Ribeirão Preto/SP

Todos os concertos são gratuitos.

A Orquestra Sinfônica do Guri de Ribeirão Preto tem patrocínio Master CTG Brasil; Patrocínio Ouro Arteris, além de parceria com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

Patrocinadores da Santa Marcelina Cultura – Os Grupos Musicais do Guri contam com o patrocínio Master: Bank of America e CTG Brasil; Ouro: Supermercados Tauste, Chiesi; Arteris; Cipatex; Novelis e Tintas Maza; Prata: Verzani & Sandrini, Ultra e Valgroup, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e são uma realização da Santa Marcelina Cultura, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, Ministério da Cultura e Governo Federal. 

___________________________________________________________________________

Sobre o Guri

Referência na formação musical, o Guri é um programa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Dispõe, gratuitamente, de mais de 70 mil vagas para crianças e adolescentes por ano e está presente em mais de 400 polos de ensino no estado de São Paulo. O programa oferece educação musical, arte e cultura. Além dos Cursos Regulares (Iniciais e Sequenciais), mantém atividades extracurriculares, Cursos Livres (como cursos Modulares, Iniciação Musical para Adultos e Luteria), Guri 4.0 (que inclui os cursos EaD), Guri na Escola e Grupos de Polo. E, para quem deseja aprimorar os desafios artísticos e pedagógicos, tem ainda Grupos Musicais. Desde sua criação, em 1995, o programa já beneficiou (e segue beneficiando) mais de 1 milhão de crianças e adolescentes, além de suas famílias e comunidades.

 

Santa Marcelina Cultura

Fundada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo. Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura atua com a missão de formar pessoas por meio dos programas: Hospitais Musicais, Conexões Internacionais, Guri, Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e Theatro São Pedro. Todas as atividades realizadas pela instituição são pautadas por seus três pilares de atuação: Formação Musical, Difusão Artística e Trabalho Social.  O objetivo Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a organização vem desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no espaço. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica da instituição, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

Postagens relacionadas