Orquestra Sinfônica do Guri de Jundiaí faz concerto gratuito, com Ana Beatriz Valente


Ana Beatriz Valente

A Orquestra Sinfônica do Guri de Jundiaí apresenta novo repertório na temporada 2023 dos 29 Grupos Musicais. O Guri é um programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Todas as atividades do Guri são gratuitas. O conjunto toca no dia 26 de outubro, às 15h30, no Complexo Fepasa, em Jundiaí/SP.

Sob a regência de Ana Beatriz Valente, o grupo apresentará as obras: Suíte Morricone, de Enio Morricone; In the Lair of The Cave Wet, de Leonie Holmes; Suíte do Cavaleiro Triste, de Eli-Eri Moura; Fantasia sobre o Baile do Menino Deus, de Antônio Madureira, Ronaldo Correia de Brito e Francisco Assis Lima; e Carinhoso, de Pixinguinha. A Orquestra Sinfônica do Guri de Jundiaí tem patrocínio Master do Instituto CCR e Ouro das emprestas Tauste e Indorama, com parceria da Prefeitura Municipal de Jundiaí e apoio da Prefeitura Municipal de Nova Odessa.

Ana Beatriz Valente é professora de Regência Coral e coordenadora pedagógica das áreas vocal (canto erudito e popular), e coordenadora pedagógica do curso de Regência Coral e das matérias de apoio da da Emesp Tom Jobim. BRegeu a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo em concertos didáticos (Sala São Paulo – 2015, 2016). Regeu o Coro Juvenil e Coro Infantil da Osesp (São Paulo – 2014). Regeu a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, “Concerto para Trompa Nº1”, de Richard Strauss (Sesc Santos – 2014). Regeu a Orquestra Juvenil da Emesp (Basílica Nossa Senhora do Carmo – 2012). Foi premiada nem diversos concursos, entre eles o Concurso Artlivre, Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Jovens Instrumentistas Rotary Clube, Concurso dos Conservatórios Carlos Gomes e Souza Lima, Interpretação de Músicas Brasileiras, “Cidade de Araçatuba” e Concurso da Universidade São Judas Tadeu.

Se apresentou em diversas salas de concerto, entre elas: Sala São Paulo (2012, 2013, 2014, 2015, 2016); Memorial da América Latina (2013 e 2010), Auditório Ibirapuera (2014 e 2007), o Teatro Alfa (2000 e 01), o Auditório do MAM (2000, 02, 03, 05), e Instituto Cultural Itaú (2003 e 05) além do Teatro Municipal de Santo André, Teatro do Instituto de Artes da USP, Teatro do Instituto de Artes da UNICAMP, Teatro do Instituto da UFG (GO), Teatro Municipal de Guaranésia (MG) e Teatro da Confederação de Corais de Porto Alegre (RS), Las Palmas de Gran Canária (Espanha) e no Auditório do Museu Glinka (Rússia).

As apresentações integram a Temporada 2023 dos 29 Grupos Musicais do Guri.
A programação está disponível no site gurisantamarcelina.org.br e no aplicativo da Santa Marcelina Cultura: https://apps.apple.com/br/app/santa-marcelina-cultura/id1476743492

Sobre os Grupos Musicais

Com diferentes formações, os Grupos Musicais são constituídos por orquestras sinfônicas, orquestras de cordas, bandas sinfônicas, big bands, cameratas de cordas, cameratas de violões, regional de choro, conjuntos de percussão e de corais (infantil, juvenil e familiar).

Os Grupos Musicais são responsáveis pela difusão artístico-musical do programa, pode reunir alunos e alunas de cidades e desenvolvem repertório específico para apresentações e participações em projetos especiais. São grupos artístico-pedagógicos que realizam ações específicas com regentes e artistas convidados(as), visando a ampliação da experiência e sedimentação do aprendizado obtido nos cursos regulares.

Novos Grupos

Pensando na importância musical que os Grupos Musicais têm, não só para os alunos e alunas participantes, mas também para as regiões e municípios nos quais eles atuam, foram criados em 2023 seis novos grupos: Camerata de Violões do Guri de São Luiz do Paraitinga, Coral do Guri de Botucatu, Coral do Guri de São Vicente, Grupo de Música Instrumental Brasileira do Guri de Indaiatuba, Orquestra Sinfônica do Guri de Ribeirão Preto e Orquestra Sinfônica do Guri de São José dos Campos.

 

Orquestra Sinfônica do Guri de Jundiaí

A orquestra sinfônica é a mais complexa formação instrumental da música ocidental. Em suas fileiras, ela combina naipes de diferentes famílias – cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), madeiras (flauta, clarinete, fagote e oboé), metais (trompa, trompete, tuba e trombone) e percussão. Sua forma, porém, é flexível, e pode mudar de acordo com o repertório. É comum que orquestras alterem sua formação ao longo de um concerto, atendendo a exigências de cada peça, podendo adicionar ou suprimir instrumentos ou até seções inteiras.

A Orquestra Sinfônica do Guri de Jundiaí foi criada em 2012. Já tocou sob a regência de André Sanches, Jean Reis e Carlos Moreno. Entre as apresentações, destacam-se a abertura da Virada Cultural, em Jundiaí (2013); o concerto do Dia das Mães, com o solista Paulo Paschoal, da OSESP (2014); Festival de Música de Boituva, com Ná Ozzetti (2013); concerto com Leci Brandão, no Auditório Ibirapuera (2015) e participação no espetáculo ‘Lendas Amazônicas’. Em 2017, sob a regência de Felipe Sena, integrou o programa ‘Cartas Brasileiras’, da flautista Lea Freire, com Amilton Godoy, Fabio Peron e Vinicius Barros. Em 2021, na obra ‘A Suíte Aquática’, de Händel, tocou em espetáculo audiovisual com a cravista Isabel Kanji. Em 2022, foi regida pelas convidadas Fabrícia Medeiros e Alba Bonfim.

A Orquestra Sinfônica do Guri de Jundiaí tem patrocínio Master do Instituto CCR e Ouro das empresas Tauste e Indorama, com parceria da Prefeitura Municipal de Jundiaí e apoio da Prefeitura Municipal de Nova Odessa.

 

ORQUESTRA SINFÔNICA DO GURI DE JUNDIAÍ
Ana Beatriz Valente, regência

Programa

ENIO MORRICONI

Suíte Morricone [arr. Jether Garotti Junior]

 

LEONIE HOLMES (1962-)

In the Lair of The Cave Weta

 

ELI-ERI MOURA (1963-)

Suíte do Cavaleiro Triste

 

ANTÔNIO MADUREIRA (1949-) / RONALDO CORREIA DE BRITO (1951-) / FRANCISCO ASSIS LIMA

Fantasia sobre o Baile do Menino Deus [arr. Juliana Ripke]

[sobre as peças “Acalanto”, “José Carpinteiro” e “Romã-Romã”]

 

PIXINGUINHA (1897-1973)

Carinhoso [arr. Andrea Guimarães]

 

Serviço

ORQUESTRA SINFÔNICA DO GURI DE JUNDIAÍ

 

Data: 26 de outubro de 2023, QUINTA-FEIRA, às 15h30
Local: Complexo Fepasa

Endereço: Av. União dos Ferroviários, 1760, Pte. de Campinas – Jundiaí/SP

 

Todos os concertos são gratuitos.

Temporada 2023 dos Grupos Musicais
Programação completa no site
e no app da Santa Marcelina Cultura: https://apps.apple.com/br/app/santa-marcelina-cultura/id1476743492

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri Interior, Litoral e Fundação CASA – Santa Marcelina Cultura: Instituto CCR; CTG Brasil; WestRock; Arteris; Tauste Supermercados; Cipatex; Indorama; Novelis; Faber-Castell; Sicoob; Grupo Colorado; Grupo Maringá; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Valgroup; Tintas Maza; Distribuidora de Alimentos Ikeda; Santa Helena Alimentos; Supermercados Rondon; Mercedes-Benz; Castelo Alimentos; Pirelli; Paulispell; Tegma.

___________________________________________________________________________

Sobre o Guri

Referência na formação musical, o Guri é um programa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Dispõe, gratuitamente, de mais de 70 mil vagas para crianças e adolescentes por ano e está presente em mais de 400 polos de ensino no estado de São Paulo. O programa oferece educação musical, arte e cultura. Além dos Cursos Regulares (Iniciais e Sequenciais), mantém atividades extracurriculares, Cursos Livres (como cursos Modulares, Iniciação Musical para Adultos e Luteria), Guri 4.0 (que inclui os cursos EaD), Guri na Escola e Grupos de Polo. E, para quem deseja aprimorar os desafios artísticos e pedagógicos, tem ainda Grupos Musicais. Desde sua criação, em 1995, o programa já beneficiou (e segue beneficiando) mais de 1 milhão de crianças e adolescentes, além de suas famílias e comunidades.

 

Santa Marcelina Cultura

Fundada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo. Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura atua com a missão de formar pessoas por meio dos programas: Hospitais Musicais, Conexões Internacionais, Guri, Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e Theatro São Pedro. Todas as atividades realizadas pela instituição são pautadas por seus três pilares de atuação: Formação Musical, Difusão Artística e Trabalho Social.  O objetivo Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a organização vem desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no espaço. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica da instituição, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

 

Postagens relacionadas