Norte-americana Audrey Shakir: masterclass e apresentação em Piracicaba


Audrey - slide

A cantora e pianista norte-americana, Audrey Shakir. Foto: divulgação

A cantora e pianista norte-americana, Audrey Shakir, uma das maiores vocalistas de jazz-pop da atualidade, participa de uma masterclass e de uma apresentação com o Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.  No dia 9 de agosto, quarta-feira, a partir das 13h30, Audrey comandará uma oficina de improvisação musical que será ministrada aos alunos do Coro Jovem de Piracicaba.

Para a artista, sua primeira viagem ao Brasil é um momento único, de ensinar, mas também de aprender mais sobre música brasileira e sobre o amor à arte. “Minhas experiências em Salvador me mostraram que ficarei ainda mais impressionada com o quanto os jovens se entregam à música”, comentou Audrey, que recentemente se apresentou com alunos do NEOJIBA – Núcleo Estadual de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia. “Esses adolescentes simplesmente mostram amor enquanto cantam. É difícil expressar tudo o que está acontecendo no meu coração sobre o que eu vi e ouvi. Estou encantada e sem palavras”. A vinda da vocalista norte-americana ao Brasil faz parte de um projeto de residência que inclui workshops e apresentações com músicos locais na Bahia e em São Paulo.

Em Piracicaba, dois alunos do Coro foram selecionados para fazer alguns esquetes especiais de improvisação vocal com a cantora. João Vitor Sandoval, de 17 anos, aluno de violão e coral juvenil, e Lucas Elias Pianco Gomes, de 18 anos, aluno de saxofone e coral juvenil. “É uma experiência nova, estou muito ansioso, será uma grande oportunidade para eu me soltar e me desenvolver ainda mais como músico”, contou Lucas, que há oito anos faz aulas no Projeto Guri.

O resultado dessa oficina musical será mostrado para todos os 150 alunos do polo. Na ocasião, a cantora também fará uma apresentação com o Coro, aberta também ao público em geral, interpretando canções consagradas como I´II Remember April, sucesso na voz de Frank Sinatra, Over The Rainbow, de Israel Kamakawiwo’ole e Cajuína, de Caetano Veloso.

O Coro Jovem terá a regência da educadora, Vanessa Zambão, que se apresenta no piano.

No mesmo dia (9), a cantora também se apresenta no no Colombina Café Bar e Música, a partir das 20h, especialmente para o projeto Jazz no Largo. Entre os músicos que acompanham a vocalista estarão dois educadores do Projeto Guri, o saxofonista e flautista, Augusto Vechinni, educador do Polo Rio Claro e o pianista, André Grella, educador no Polo Santa Gertrudes. No repertório do show, Don’t You Worry ´Bout a Thing e We Will Get Along Very Well, entre outras.

Serviço Masterclass
Data: 9 de agosto de 2017 (quarta-feira)
Horário: 13h30 às 16h
Local: Polo Piracicaba do Projeto Guri
Endereço: Av. Dr. Paulo de Moraes, 1682 – Estação da Paulista Entrada Franca

Audrey Shakir
Considerada uma das melhores cantoras de pop-jazz da atualidade, Audrey foi comparada à grande cantora de jazz, Ella Fitzgerald. Em sua trajetória artística, realizou turnês nos Estados Unidos e em diversos outros países. Já se apresentou ao lado de músicos notáveis, como Dizzy Gillespie, Lionel Hampton, Johnny O’Neal, Pharaoh Sanders, Kenny Burrell, Tommy Turrentine, Wynton Marsalis e a Orquestra de Jazz do Lincoln Center, Johnny Knapp, Ted Howe e Joe Gransden.

Audrey nasceu em uma família musical em Cleveland, Ohio.  Sua mãe foi pianista e professora vocal e seu pai, cujo ídolo era Billy Eckstine, gostava de cantar. Ela começou sua carreira profissional como pianista em um grupo que tocava as músicas de Stevie Wonder, Chaka Khan e outros ícones.

Eventualmente, Audrey começou a se inclinar para Herbie Hancock e Chick Corea, adicionando em seu canto, influências vocais de Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan, Joe Williams e Jon Hendricks.