Guris mostram brasilidade no Festival Ethno


img-20150703-wa0005Munidos de viola, violão e percussão, quatro músicos do Projeto Guri, entre alunos e educadores, partiram rumo à Suécia, para participar de mais uma edição do Festival Ethno – festival de música étnica internacional, criado pela Jeunesses Musicales International (JMI), maior ONG de música para jovens do mundo, criada em 1945.

Durante quase 10 dias, eles participaram de aulas, workshops, encontros e apresentações musicais, ao lado de 97 jovens de mais 20 países, entre eles: Dinamarca, Noruega, Grã-Bretanha, Quênia, Romênia, Bulgária, Índia, Paraguai e Estados Unidos.

Todos os participantes do festival, incluindo os jovens do Guri, de 17 a 25 anos de idade, tiveram a missão de ensinar uns aos outros músicas típicas de seus países, auxiliados por profissionais chamados de líderes (músicos de nacionalidades e formações diversas). O sistema de aprendizagem é de ouvido, não há partituras.

Em uma das Jams, o Duo composto por Eduardo Scaramuzza, educador de percussão do Projeto Guri de Campinas, e Jonatas Campos de Oliveira, percussionista e aluno do Grupo de Referência do Guri de Sorocaba, mostrou todo gingado brasileiro com dois de seus principais instrumentos: o berimbau e o pandeiro.

Durante todo o tempo do festival, os jovens conviveram num acampamento, onde foram ministradas as aulas. Ao final desta convivência, os músicos se apresentaram em concertos abertos, juntos e misturados. Confira aqui o resultado da apresentação com o tema “Brazil”, durante a qual foi executada a música “Tico-tico no Fubá”, de Zequinha de Abreu.

 

Postagens relacionadas