Guri: aulas de música, encontros, festivais e intercâmbios


Matrículas - 2019

Em 24 anos de existência, o Projeto Guri transformou a vida de mais de 770 mil crianças e adolescentes por meio de cursos gratuitos de iniciação musical, canto coral e instrumentos musicais, fornecidos nos períodos de contraturno escolar.

Somente em 2018, mais de 50 mil alunos foram atendidos nos seus 336 polos distribuídos em 280 municípios do Estado. Gerido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural do Brasil.

A Amigos do Guri, organização eleita a ‘Melhor ONG de Cultura’ e na lista das ‘100 Melhores ONGs para se doar’, de acordo com o ‘Guia Melhores ONGs – 2018’, administração os polos de ensino do interior, litoral e Fundação Casa. O Projeto executou mais de 2.340 apresentações no ano passado. Além disso, encabeçou diversos programas com o intuito de contribuir para o desenvolvimento humano de gerações.

“O Guri é uma política pública estruturada e que se mantém com excelentes resultados. Nosso objetivo é continuar garantindo às crianças e aos jovens o acesso à educação musical, estimulando a autonomia e o protagonismo juvenil”, descreve Alessandra Costa, diretora executiva da Amigos do Guri.

O programa dispõe de 11 regionais administrativas localizadas nas cidades de Araçatuba, Itapeva, Jundiaí, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Carlos, São Paulo e Sorocaba.

Os Guris participam de uma série de atividades, como o EmCena, encontro de polos com alunos que cursam o mesmo naipe; o Guri Participativo, que promove ações que incentivam o protagonismo; e o Guri Convida, programa desenvolvido em parceria com artistas convidados.

Além dos cursos regulares, para jovens até 18 anos, existem os Grupos de Referência, para alunos até 21 anos em estágio avançado de aprendizagem. Hoje, 13 cidades do interior e litoral paulista contam com esses conjuntos. Muitos Guris ingressam nesses grupos, alguns são contratados como educadores e vários seguem a carreira musical.

Amigos do Guri: Diferença na vida dos jovens

Além do Projeto Guri, a Associação Amigos do Guri promove diversas atividades que estimulam a criatividade, o trabalho em equipe e cooperam para o crescimento e aprendizado de crianças e adolescentes. Entre elas, destaca-se o Guri na Estrada que, com um suporte de um caminhão-palco, levou oficinas e espetáculos a seis municípios alcançando mais de 1.200 espectadores nas apresentações; o MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange), programa de intercâmbio musical realizado entre Noruega, Malawi, Moçambique e Brasil; o festival Imagine Brazil, concurso para jovens talentos; e o Ethno Brazil, programa de imersão cultural para músicos de diferentes países.

O sucesso da organização é fruto da soma de talentos e do apoio de múltiplos envolvidos. Por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas, através de leis de fomento à cultura, a organização arrecadou cerca de R$ 6.761.229,95 em patrocínios, em 2018. O montante foi destinado para a manutenção dos polos, abertura de novos espaços, promoção de festivais, seminários, intercâmbios culturais e atividades socioeducativas.

Atualmente, a organização conta com cerca de 30 patrocinadores e apoiadores da iniciativa privada. Para pessoas físicas que se interessam em fazer doações ao Projeto Guri existem duas opções: doando seu IR (Imposto de Renda) ou fazendo planos de doação mensal. As empresas interessadas em apoiar ou patrocinar devem entrar em contato com a área de Mobilização de Recursos: projetos@projetoguri.org.br

Projeto Guri www.projetoguri.org.br

Sobre o Projeto Guri

Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 770 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Amigos do Guri

Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Amigos do Guri administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: CTG Brasil; VISA; WestRock; Bayer; Microsoft; VALGROUP; Supermercados Tauste; Novelis; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Pinheiro Neto; Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn; Grupo Maringá; AES Tietê; Faber Castell; ASTA; Mercedez-Benz; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Raízen; Arteris; GRUPO GR; Tereos.

 

 

Postagens relacionadas