Grupo de Referência Sorocaba apresenta-se para Guris de Avaré e Fundações CASA


Sorocaba - home

Alunos do Grupo de Referência de Sorocaba e Polo Avaré. Foto: Gildemar de Oliveira

O Grupo de Referência (GR) de Sorocaba – Coro e Percussão promoveu no dia 7 de dezembro, no Centro Cultural Esther Pires Novaes, o espetáculo Sons do Nordeste para alunos do Polo Avaré e dos polos que funcionam dentro das Fundações CASA, como: Casa Botucatu, Casa Cerqueira César, Casa Anita Garibaldi, Polo Casa João Paulo 2, Casa Madre Tereza 1, Casa Madre Teresa 2, Casa Rio Novo, Casa Bauru, Casa Nelson Mandela, Casa Esperança e Casa Três Rios.

Os alunos do Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – tiveram a ideia de realizar o evento durante as atividades com os artistas que participaram do programa Guri Convida. A proposta era integrar os polos, além de oferecer aos alunos das Fundações CASA um musical diferenciado. O GR apresentou as canções Alvoradinha, Até a Lua, Jabuti, Jacaré e Caranguejo, Cheguei, A Sereia, Areia Moreninha, Engenho de Flor e Onça. “O evento é algo que a regional Sorocaba e a Divisão Regional Sudoeste da Fundação CASA pretendiam trazer aos alunos dos polos há muito tempo. É uma oportunidade única para os meninos e meninas poderem assistir ao musical. Essa ação proporcionou aos alunos a esperança de que é possível um dia eles mudarem suas vidas por meio da música”, conta Gildemar de Oliveira.

Grupo de Referência de Sorocaba – Coro e Percussão

O grupo é formado pelos naipes mais populares nos polos do Projeto Guri: voz e percussão. O coro reúne sopranos, contraltos, tenores e baixos, e o naipe de percussão é formado por diversos timbres desta grande família de instrumentos. O repertório abrange músicas de vários estilos, épocas e culturas. O grupo foi protagonista do espetáculo Calungá, em 2012, com participação do percussionista Naná Vasconcelos, no Teatro Sergio Cardoso e no Auditório do Ibirapuera. Também já foi regido por Pablo Trindade (2012), Gisele Cruz (2013) e Regina Kinjo (2014). Em 2015 apresentou o musical West Side Story, no teatro do SESC Sorocaba.

O Grupo de Referência de Sorocaba – Coro e Percussão tem o patrocínio das empresas Catho, Supermercado Tauste e Caterpillar.

Parceiros locais: Prefeitura Municipal de Avaré e Sorocaba.

Postagens relacionadas