Grupo de Referência de Lorena integrou “O Garoto Tambor: da África para o Mundo”, no RJ


O garoto tambor

Evento realizado em Volta Redonda foi produzido pelo Projeto Garoto Cidadão,
da Fundação CSN, em parceria com a Amigos do Guri

 

O Grupo de Referência de Lorena – Coro do Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – participou do musical O Garoto Tambor: da África para o Mundo, realizado no último sábado (01), no Memorial Zumbi dos Palmares, em Volta Redonda, no Sul do Rio de Janeiro.

O evento, que incluiu cenas de teatro, música e dança, contou com a apresentação de 50 crianças e adolescentes. Os Guris fizeram a narrativa da história do tambor e sua origem sagrada pontuando temas como identidade e ancestralidade.

O musical foi produzido pelo Projeto Garoto Cidadão, da Fundação CSN, em parceria com a Associação Amigos do Projeto Guri. Ambas as iniciativas atuam em sinergia, pois utilizam a cultura como um caminho para a transformação social.

Projeto Guri www.projetoguri.org.br

Grupo de Referência de Lorena – Coro

O coro é composto por sopranos, contraltos, tenores e baixos. No repertório, há canções que vão da renascença até os dias atuais, entre peças populares e eruditas. Em 2013, o grupo protagonizou o espetáculo Lendas Amazônicas, com músicas de Waldemar Henrique, no Teatro São Pedro (SP) e na Sala São Paulo (SP) – esse último na série Aprendiz de Maestro. O Coro já foi conduzido por Pablo Trindade (2012), André Guimarães (2013), Patrícia Costa (2014) e Katherine Zeserson (2015). Em 2017, os jovens músicos cantaram sob a regência de Eduardo Fernandes.

Patrocinador do Grupo de Referência: Catho

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn e CCR SPVias; CTG Brasil; VISA; VALGROUP; Supermercados Tauste; AES Tietê; Microsoft; WestRock; Novelis; Usina Colorado; Banco Votorantim; Capuani do Brasil; Caterpillar; Grupo Maringá; Pinheiro Neto; EMS; Sky; Magazine Luiza; Mercedes-Benz; ASTA; Catho; CODESP; Raízen; Arteris; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Hasbro.