Grupo de Referência de Itaberá recebe a Orquestra de Viola Caipira “Caminho das Tropas”


GR Itaberá - home 1

Estudantes do Grupo de Referência de Itaberá. Foto: Divulgação

Projeto Guri promoverá um encontro entre a Orquestra de Viola Caipira de Itapeva “Caminho das Tropas” e o Grupo de Referência de Itaberá – Banda Sinfônica.

O evento está agendado para o dia 19 de outubro, às 19h, no auditório da Escola Thereza Silveira Mello, em Itapeva/SP. A apresentação faz parte do Guri Convida, série de concertos que proporciona a convivência entre músicos consagrados e jovens aprendizes.

O Guri Convida mantém a essência de cada Grupo de Referência. Há um repertório escolhido especialmente para o encontro, estruturado de acordo com as peculiaridades dos jovens, com o objetivo de ampliar e aprofundar os conhecimentos e experiências musicais de todos.

A Banda Sinfônica se une ao grupo para resgatar e valorizar a cultu­ra caipira na figura dos violeiros da região de Itapeva. O programa da noite contempla nove canções: Abertura Sertaneja, Menino da Porteira, Porta do Mundo, Canoeiro, Pagode em Brasília, Tocando em Frente, Tristeza do Jeca, Cuitelinho e Saudade de Minha Terra.

Os 13 Grupos de Referência são compostos por orquestras, cameratas e bandas espalhados por diversas cidades. Integram os conjuntos, jovens de 12 a 21 anos em estágio avançado de aprendizagem.

Serviço:
Guri Convida com Orquestra de Viola Caipira de Itapeva “Caminho das Tropas”

Quando: 19 de outubro
Horário: às 19h
Local: Auditório da Escola Thereza Silveira Mello
Endereço: R. Josino Brisola dos Santos, 123 – Itapeva/SP
Entrada gratuita e aberta ao público

Grupo de Referência Itaberá – Banda Sinfônica
A Banda Sinfônica de Itaberá é formada por instrumentos de so­pro e percussão e se destaca na região de Itapeva apresentando um repertório que transita entre o universo erudito e o popular. Em 2012 apresentou-se na Bienal do Livro em SP. No mesmo ano, sob a regência do Maestro Ricardo Cardim, executou um repertório de trilhas sonoras de filmes. Em 2013, ao lado da The Rodney Mack Philadelphia Big Brass (EUA) apresentou-se no Auditório Ibirapue­ra sob a a regência da maestrina Emily Treiner chefe do departa­mento de bandas da Universidade de Temple EUA. Atuou ainda, em 2013 sob a regência do Maestro Adalto Soares e em 2014 com o Maestro Edivado Chiquini. Em 2015 tocou no 10º Festival de Inverno de Boituva – SP e em maio de 2016 no 8º Seminário da Amigos do Guri na cidade de Santos – SP.

Orquestra de Viola Caipira de Itapeva “Caminho das Tropas”
A Orquestra de Viola Caipira “Caminho das Tropas” é dirigida pelo violeiro e professor Alex Oliveira. O conjunto ganhou esse nome em homenagem à Estrada Geral, via percorrida pelos tropeiros que transportavam animais e comercializavam mercadorias. O grupo foi criado com o objetivo de resgatar a cultura caipira através da figura do violeiro e também de valorizar o jeito caipira de se fazer arte.

Grupo de Referência de Itaberá – Banda Sinfônica tem o patrocínio da empresa Catho.

Parceiro local: Prefeitura Municipal de Itapeva

Projeto Guri www.projetoguri.org.br

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn e CCR SPVias; CTG Brasil; VISA; VALGROUP; Supermercados Tauste; AES Tietê; Microsoft; WestRock; Novelis; Usina Colorado; Banco Votorantim; Capuani do Brasil; Caterpillar; Grupo Maringá; Pinheiro Neto; EMS; Sky; Magazine Luiza; Mercedes-Benz; ASTA; Catho; CODESP; Raízen; Arteris; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Hasbro.