Inscrições abertas: cursos modulares online de prática e teoria musical


Cursos modulares - Crédito - Roberta Borges

Crédito: Roberta Borges

O Projeto Guri, programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura, está com inscrições abertas até o dia 29 de agosto para vinte cursos modulares online.

Os cursos, ministrados pelas professoras e professores do programa, foram organizados nas seguintes áreas: Música e Tecnologia, Formação Musical para Educadores e Educadoras, Criação e Teoria Musical e Aprendendo Instrumentos. Dentre as opções estão “A Flauta Transversal em 12 passos”, “Criação e Produção de Podcasts”, “Desvendando a Rítmica Musical”, “Técnica Vocal” e “Instrumentos da Roda de Samba”.

A duração dos cursos varia de nove a doze aulas, que ocorrem de formas semanais e são oferecidas via Plataforma Zoom. As aulas terão início a partir da primeira semana de setembro. Serão ofertados recursos de acessibilidade mediante solicitação.  O processo seletivo acontece por ordem de inscrição. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 29 de agosto pelo site:  https://gurisantamarcelina.org.br/cursos-modulares-online-3/

Saiba mais em www.gurisantamarcelina.org.br

CURSOS MODULARES ONLINE
Período de inscrição até 29 de agosto

Aprendendo Instrumentos

Iniciação à viola caipira

Cajón Peruano – Análise Diaspórica e cultural

O Trombone e os Metais Graves; Um panorama histórico e prático

Instrumentos de Roda de Samba

A Flauta Transversal em 12 passos

A guitarra elétrica no Brasil dos violões

Conhecendo os primeiros passos para tocar Violão

Violão em 9 passos – Intermediário

Rítmica e Ritmos Brasileiros

 

Música e Tecnologia

Criação e produção de Podcasts

Primeiros Passos para a Produção Musical

Conhecendo os Softwares para a Produção Musical

 

Criação e Teoria Musical

Solfejo para Cantores e Cantoras

Pós Tonalismo e Estética da Sonoridade: História e Técnicas

Composição e Arranjos Musicais Artístico-Pedagógicos

Desvendando a Rítmica Musical

 

Formação Musical para Educadores e Educadoras

Introdução à Flauta Doce

O Violão e o Ambiente de Ensino-Aprendizagem

Atividades Musicais na Educação Básica

Técnica Vocal

 

ONDE: Plataforma Zoom

 

Projeto Guri

O Guri é um programa que desenvolve o ensino musical e a inclusão sociocultural para 60 mil crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos em 384 polos da Capital, Grande Sâo Paulo, Interior, Litoral e Fundação Casa de São Paulo. Sob gestão da Santa Marcelina Cultura, Organização Social (OS) qualificada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o programa proporciona a oportunidade de crescimento cultural e inclusão social por meio de uma educação musical de qualidade apoiada por um trabalho social efetivo. Sempre apostando na plena capacidade de desenvolvimento do ser humano, o Guri oferece não apenas uma rede de apoio para suas alunas e alunos, mas também para seus familiares e comunidades nas quais o programa atua.

 

Santa Marcelina Cultura

Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs do ano, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Criada em 2008, é responsável pela gestão do Guri na Capital e região Metropolitana de São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do Guri Capital e Grande São Paulo, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

Postagens relacionadas