Coral e Percussão do Guri de Sorocaba apresenta Alice Ruiz, Milton Nascimento e outros


20231029_Coral e Percussão do Guri de Sorocaba_por Rodrigo Atique (21)

O Coral e Percussão do Guri de Sorocaba (foto) faz sua estreia na temporada 2024 dos 29 Grupos Musicais com programação variada.  O Guri é um programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. O grupo toca no dia 29 de maio, quarta-feira, 19h, no Teatro da Fundec, em Sorocaba/SP. Todas as apresentações do Guri são gratuitas.

Sob a regência de Luis Anselmi, o repertório inclui obras de Milton Nascimento, Carolina Maria de Jesus, Alice Ruiz, Maria Gadú e Dona Ivone Lara, entre outros. O Coral e Percussão do Guri de Sorocaba tem patrocínio Master CTG Brasil; e patrocínio Ouro de Supermercados Tauste e Cipatex. Além de parceria com a Prefeitura Municipal de Sorocaba e apoio da Prefeitura Municipal de Guareí e Prefeitura Municipal de Tietê.

Luís Anselmi é regente coral, professor de música, cantor, violonista e arranjador. Graduado em Licenciatura em Música pela UNESP, pós-graduado em Canção Popular pela FASM e pós-graduado em Regência Coral pela UFBA. Atualmente, é estudante de Mestrado em Música pela UNESP. É também diretor artístico e regente do Grupo Mosaico desde 2019, e professor de canto coral do GURI. Atua junto à Secretaria de Cultura da cidade de Louveira/SP, sendo regente do Coral Viva Vozes e dos grupos infantil, juvenil e de terceira idade desde 2015.

Sobre os Grupos Musicais

Os Grupos Musicais são conjuntos responsáveis pela difusão artístico-musical do programa, reúnem alunos e alunas de diferentes cidades e realizam ações específicas com regentes e artistas convidados(as), visando a ampliação da experiência cultural e a sedimentação do aprendizado obtido nos cursos regulares.

Com diferentes formações, os 29 Grupos Musicais são constituídos por orquestras sinfônicas, orquestras de cordas, bandas sinfônicas, big bands, cameratas de cordas, cameratas de violões, regional de choro, grupo de música instrumental brasileira, percussão e corais (infantil, juvenil e familiar).

Coral e Percussão do Guri de Sorocaba

O grupo foi criado em 2012 e já participou de espetáculos cênico-musicais como Calungá (2012), com Naná Vasconcelos, no Teatro Sergio Cardoso e no Auditório do Ibirapuera, ambos em São Paulo. Em 2015 realizou o musical West Side Story, no Teatro do Sesc Sorocaba (SP). Em 2017, com Tião Carvalho e Gabriel Levy, dedicou-se a ritmos nordestinos, com apresentação no Auditório Municipal Francisco Beranger, em Votorantim. Trabalhou com os regentes Pablo Trindade (2012), Gisele Cruz (2013), Regina Kinjo (2014) e Felipe Senna (2019). Em 2020 e 2021 realizou produções audiovisuais, destacando-se os vídeos que tiveram como convidados Zeca Rodrigues, em 2020; e a moçambicana Lena Bahule, em 2021. Em 2022, foi regido por Rosângela Rhafaelle.

A apresentação integra a Temporada 2024 dos 29 Grupos Musicais do Guri.

CORAL E PRECUSSÃO DO GURI DE SOROCABA

PROGRAMA
NARUNA COSTA
Canto de Proteção [arr. alunos do Coral e Percussão do Guri/Sorocaba]

MILTON NASCIMENTO
Ponta de Areia [arr. Boca Livre] [adapt. Daniel Reginato]

ALICE RUIZ / ITAMAR ASSUMPÇÃO
Milágrimas [arr.: Ricardo Barison]

CAROLINA MARIA DE JESUS
Acende o Fogo

MARIA GADU
Dona Cila [arr. Luís Anselmi]

DONA IVONE LARA
Ivone Lara Medley [arr. Mauricio Detoni] [adapt. Luís Anselmi]

[medley a partir das obras “Alguém me avisou”,” Sonho meu e Bom dia” (citação do Gilberto Gil)]
WALDIR AZEVEDO
Waldirando [arr. Caito Marcondes]

ANACLETO DE MEDEIROS
Os boêmios [arr. Paula Buscaio]

Data: 29 de maio, quarta-feira, às 19h
Local: Teatro da Fundec Sorocaba
Endereço: Rua Brigadeiro Tobias, 73 – Sorocaba/SP

Todos os concertos são gratuitos.

O Coral e Percussão do Guri de Sorocaba conta com o patrocínio Master CTG Brasil; e patrocínio Ouro de Supermercados Tauste e Cipatex. Além de
parceria com a Prefeitura Municipal de Sorocaba e apoio da Prefeitura Municipal de Guareí e Prefeitura Municipal de Tietê.

Patrocinadores da Santa Marcelina Cultura – Os Grupos Musicais do Guri contam com o patrocínio Master: Bank of America e CTG Brasil; Ouro: Supermercados Tauste, Chiesi; Arteris; Cipatex; Novelis e Tintas Maza; Prata: Verzani & Sandrini, Ultra e Valgroup, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e são uma realização da Santa Marcelina Cultura, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, Ministério da Cultura e Governo Federal. 

___________________________________________________________________________

Sobre o Guri

Referência na formação musical, o Guri é um programa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Dispõe, gratuitamente, de mais de 70 mil vagas para crianças e adolescentes por ano e está presente em mais de 400 polos de ensino no estado de São Paulo. O programa oferece educação musical, arte e cultura. Além dos Cursos Regulares (Iniciais e Sequenciais), mantém atividades extracurriculares, Cursos Livres (como cursos Modulares, Iniciação Musical para Adultos e Luteria), Guri 4.0 (que inclui os cursos EaD), Guri na Escola e Grupos de Polo. E, para quem deseja aprimorar os desafios artísticos e pedagógicos, tem ainda Grupos Musicais. Desde sua criação, em 1995, o programa já beneficiou (e segue beneficiando) mais de 1 milhão de crianças e adolescentes, além de suas famílias e comunidades.

 

Santa Marcelina Cultura

Fundada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo. Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura atua com a missão de formar pessoas por meio dos programas: Hospitais Musicais, Conexões Internacionais, Guri, Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e Theatro São Pedro. Todas as atividades realizadas pela instituição são pautadas por seus três pilares de atuação: Formação Musical, Difusão Artística e Trabalho Social.  O objetivo Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a organização vem desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no espaço. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica da instituição, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

 

Postagens relacionadas