Coral do Guri de Lorena faz concerto gratuito na Festa das Nações


Vinicius Guedes

O Coral do Guri de Lorena apresenta mais um concerto na temporada 2023 dos 29 Grupos Musicais. O Guri é um programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Todas as atividades do Guri são gratuitas. O conjunto toca no dia 07 de outubro, às 19h, na Praça Arnolfo Azevedo, na Festa das Nações, em Lorena/SP.

Sob a regência de Vinícius Guedes (foto), o grupo apresentará as obras Dadme albriciashijos d’Eva; Now, oh Now I Needs Must Part, de John Dowland; Agio o Theos, de Manoel Dias de Oliveira; Cantares de Salomão, de Juliana Ripke; É Madrugada, de Stella Júnia; Eco da Floresta, de Fátima Leão; Janaína, de Vitor Gabriel; e O Mergulho de Macu, de Alexandre Guilherme. O Coral do Guri de Lorena tem patrocínio Ouro do Tauste e da Novelis; e Prata da Valgroup. Além de parceria com a Prefeitura Municipal de Lorena.

O regente Vinícius Guedes foi cantor e monitor-regente do CoralUSP – Grupo Jupará, especialista no repertório musical antigo e secular e também participou como cantor na Associação Coral da Cidade de São Paulo, especialista no repertório coral-sinfônico. Em 2016 concluiu o curso de Regência pela Escola Técnica de Artes de São Paulo e fez vários cursos livres na área de música, arranjo e técnica vocal na Universidade de São Paulo. Atualmente, é aluno do último período de Licenciatura em Música com Habilitação em Canto pela Universidade Vale do Rio Verde (UninCor) e profissionalmente atua como pianista correpetidor, educador musical e regente coral pelo Projeto Guri do Governo do Estado de São Paulo, e desenvolve atividades como professor de piano e canto.

As apresentações integram a Temporada 2023 dos 29 Grupos Musicais do Guri.
A programação está disponível no site gurisantamarcelina.org.br e no aplicativo da Santa Marcelina Cultura: https://apps.apple.com/br/app/santa-marcelina-cultura/id1476743492

Sobre os Grupos Musicais

Com diferentes formações, os Grupos Musicais são constituídos por orquestras sinfônicas, orquestras de cordas, bandas sinfônicas, big bands, cameratas de cordas, cameratas de violões, regional de choro, conjuntos de percussão e de corais (infantil, juvenil e familiar).

Os Grupos Musicais são responsáveis pela difusão artístico-musical do programa, pode reunir alunos e alunas de cidades e desenvolvem repertório específico para apresentações e participações em projetos especiais. São grupos artístico-pedagógicos que realizam ações específicas com regentes e artistas convidados(as), visando a ampliação da experiência e sedimentação do aprendizado obtido nos cursos regulares.

Novos Grupos

Pensando na importância musical que os Grupos Musicais têm, não só para os alunos e alunas participantes, mas também para as regiões e municípios nos quais eles atuam, foram criados em 2023 seis novos grupos: Camerata de Violões do Guri de São Luiz do Paraitinga, Coral do Guri de Botucatu, Coral do Guri de São Vicente, Grupo de Música Instrumental Brasileira do Guri de Indaiatuba, Orquestra Sinfônica do Guri de Ribeirão Preto e Orquestra Sinfônica do Guri de São José dos Campos.

Coral do Guri de Lorena

O canto é uma das formas mais antigas de se fazer música, e sua história está intimamente ligada ao desenvolvimento da sociedade e da cultura. No Guri, o ensino e a prática coral são preceitos básicos da formação musical. O Coral do Guri de Lorena foi criado em 2012 e protagonizou, em 2013, o espetáculo ‘Lendas Amazônicas’, com músicas de Waldemar Henrique, no Theatro São Pedro (SP) e na Sala São Paulo (SP), este último na série ‘Aprendiz de Maestro’. O Coro já foi conduzido por Pablo Trindade (2012), André Guimarães (2013), Patrícia Costa (2014), Katherine Zeserson (2015) e Eduardo Fernandes (2017). Em 2018, apresentou um programa dirigido pelo arranjador Zeca Rodrigues, com participação do grupo Bebossa. Em 2020 e 2021 realizou produções audiovisuais com Zeca Rodrigues e Ceumar. Em 2022, foi regido por Paula Castiglioni.
O Coral do Guri de Lorena tem patrocínio Ouro das empresa Tauste e Novelis; e Prata da Valgroup. Além de parceria com a Prefeitura Municipal de Lorena.

 

CORAL DO GURI DE LORENA
Vinícius Guedes, regência

Programa

ANÔNIMO – CANCIONEIRO DE UPPSALA n.XLIII
Dadme albriciashijos d’Eva
JOHN DOWLAND (1563-1626)
Now, oh now I need must part
MANOEL DIAS DE OLIVEIRA (1735-1813)
Agio o Theos

 

JULIANA RIPKE (1988-)
Cantares de Salomão
STELLA JÚNIA
É madrugada

 

FÁTIMA LEÃO (1955-)
Eco da Floresta

 

VITOR GABRIEL
Janaína [poesia: Jorge de Lima]
[Afro-canção à moda antiga]

 

ALEXANDRE GUILHERME
O Mergulho de Macu [poesia: Jéssica Nascimento]

 

Serviço

CORAL DO GURI DE LORENA
Data: 07 de outubro de 2023, SÁBADO, às 19h
Local: Praça Arnolfo Azevedo – Festa das nações

Todos os concertos são gratuitos.

Temporada 2023 dos Grupos Musicais
Programação completa no site
e no app da Santa Marcelina Cultura: https://apps.apple.com/br/app/santa-marcelina-cultura/id1476743492

 

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri Interior, Litoral e Fundação CASA – Santa Marcelina Cultura: Instituto CCR; CTG Brasil; WestRock; Arteris; Tauste Supermercados; Cipatex; Indorama; Novelis; Faber-Castell; Sicoob; Grupo Colorado; Grupo Maringá; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Valgroup; Tintas Maza; Distribuidora de Alimentos Ikeda; Santa Helena Alimentos; Supermercados Rondon; Mercedes-Benz; Castelo Alimentos; Pirelli; Paulispell; Tegma.

___________________________________________________________________________

Sobre o Guri

Referência na formação musical, o Guri é um programa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Dispõe, gratuitamente, de mais de 70 mil vagas para crianças e adolescentes por ano e está presente em mais de 400 polos de ensino no estado de São Paulo. O programa oferece educação musical, arte e cultura. Além dos Cursos Regulares (Iniciais e Sequenciais), mantém atividades extracurriculares, Cursos Livres (como cursos Modulares, Iniciação Musical para Adultos e Luteria), Guri 4.0 (que inclui os cursos EaD), Guri na Escola e Grupos de Polo. E, para quem deseja aprimorar os desafios artísticos e pedagógicos, tem ainda Grupos Musicais. Desde sua criação, em 1995, o programa já beneficiou (e segue beneficiando) mais de 1 milhão de crianças e adolescentes, além de suas famílias e comunidades.

 

Santa Marcelina Cultura

Fundada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo. Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura atua com a missão de formar pessoas por meio dos programas: Hospitais Musicais, Conexões Internacionais, Guri, Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e Theatro São Pedro. Todas as atividades realizadas pela instituição são pautadas por seus três pilares de atuação: Formação Musical, Difusão Artística e Trabalho Social.  O objetivo Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a organização vem desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no espaço. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica da instituição, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

Postagens relacionadas