Camerata de Violões do Guri recebe o Duo Siqueira Lima


Com um trabalho que une o clássico ao instrumental brasileiro, o Duo Siqueira Lima, reconhecido por seu virtuosismo técnico e interpretativo, se apresenta ao lado da Camerata de Violões do Projeto Guri (Grupo de Referência de Araçatuba), no dia 19 de setembro, às 20h, no Teatro Castro Alves, Araçatuba.

Como parte do Projeto Guri Convida – ação que proporciona troca de aprendizado entre os alunos em estágio avançado e artistas convidados –, o duo realiza uma série de ensaios prévios com os alunos do Guri, promovendo um rico encontro artístico-pedagógico. A apresentação final é resultado desta semana inteira de convivência entre os guris e os violonistas Cecília Siqueira e Fernando de Lima.

Juntos, eles sobem ao palco para mostrar um repertório pautado no universo erudito, com letras de grandes compositores, como: Heitor Villa-Lobos, Enrique Granados e Fernando Sor, ambos espanhóis. Munidos de seus violões, interpretam canções como: “Gavota Choro”, “Valses Poéticos”, “Intermezzo de Goyescas” e “Greensleeves”.

“Todas as ações desenvolvidas pelo Projeto Guri têm a preocupação de colaborar para o desenvolvimento humano de nossos alunos, além do aprendizado musical propriamente dito. Neste contexto, a interação dos alunos de destaque do curso de violão com o duo promove não só a prática musical, como também uma troca única de experiências”, relata Alessandra Costa, diretora executiva do Projeto Guri.

Grupo de Referência de Araçatuba (Camerata de Violões)

O Grupo de Referência de Araçatuba nasceu em 2013 e é formado por onze alunos de violão da região. Regidos pelo educador Paulo Renato Lourenço, os guris trabalham em formato de camerata, com fino repertório e pesquisa de uma sonoridade clássica. Assim como os demais onze Grupos de Referência do Guri, o GR Araçatuba conta com o patrocínio da CODESP – Companhia Docas do Estado de São Paulo.

Duo Siqueira Lima

Duo Siqueira Lima

Duo Siqueira Lima – Foto: Matheus do Val

Formado pela uruguaia Cecilia Siqueira e pelo mineiro Fernando de Lima, o Duo Siqueira Lima é um dos mais prestigiados duos de violões da atualidade. Em sua recente turnê nos Estados Unidos, o duo se destacou pelo sucesso de público e críticas, o que lhes rendeu o Brazilian International Press Awards 2014. Nesta excursão, eles passaram por New York, Dallas, Las Vegas e Miami. Na Europa o duo já passou por quase todo continente, com concertos em eminentes teatros e festivais. Atualmente, também ministram Workshops e Master Classes em diversas instituições e festivais de música pelo mundo.

Serviço

Concerto do Grupo de Referência de Araçatuba – Camerata de Violões Artista convidado: Duo Siqueira Lima

Data: 19/09/2014

Horário: 20h

Local: Teatro Castro Alves

Endereço: Rua Duque de Caxias, 20, Centro – Araçatuba

Entrada gratuita

Postagens relacionadas