Camerata de Franca no Festival Gente da Terra


Pessoas tocando instrumentos musicais variados
Mais de 20 alunos do Projeto Guri da cidade de Franca e região, regidos pelo educador musical Rossiny Xavier, marcaram presença na última edição do Festival Gente da Terra, realizado no município de Guaíra, dia 25 de setembro.

Composta por cavacos, violas caipira e violões, a Orquestra de Cordas Dedilhadas do Guri, que recebeu o nome de Orquestra Verde em 2013 por utilizar instrumentos produzidos de forma sustentável, fez uma apresentação emocionante a todos que estiveram presentes no evento, incluindo o renomado artista Rolando Boldrin, que começou a carreira no município de Guaíra.

Convidados pela ONG NHL, organizadora do evento, os jovens músicos executaram um repertório baseado na música popular brasileira, com peças de Pixinguinha, como “Carinhoso” e “Lamento”, de Chico Buarque, como “João e Maria”, além de Gerson Coutinho da Silva, com “Saudade da Minha Terra”.

 

Sobre o Grupo de Referência do Projeto Guri em Franca

Com formação instrumental original e inusitada, o Grupo de Referência de Franca (patrocinado pelas empresas Capitale Energia e Catho) é integrado pelos naipes de violão, cavaco e viola caipira. A camerata interpreta um repertório variado, calcado na música popular brasileira, explorando timbres e o refinamento do universo erudito, com destaque para arranjos de peças de Guinga, Pixinguinha, Chico Buarque, Luiz Gonzaga, Rolando Boldrin, entre outros.

É um dos grupos integrantes do espetáculo “Lendas Amazônicas”, apresentado em 2013 (em Campinas) e 2014 (no Theatro São Pedro, São Paulo), e já se apresentou com artistas como Ivan Vilella, Alessandro Penezzi e Fernando Caselato. Dentre os grandes concertos que realizou, destaque para os ocorridos no Teatro Pedro II de Ribeirão Preto e Teatro do Senai, em Franca.

Partindo de um conceito ecologicamente sustentável, em 2013 o grupo foi escolhido para constituir a “Orquestra Verde” do Guri, composta por instrumentos de cordas dedilhadas produzidos pela OELA – Oficina Escola de Lutheria da Amazônia, com madeira maciça certificada pela Forest Stewardship Council (FSC), organização criada para promover o manejo florestal responsável ao redor do mundo.

Postagens relacionadas