Banda Sinfônica do Guri de Itaberá faz dois concertos gratuitos no mês de outubro


Monica Giardini

A Banda Sinfônica do Guri de Itaberá faz mais dois concertos na temporada 2023 dos 29 Grupos Musicais. O Guri é um programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Todas as atividades do Guri são gratuitas. A Banda toca nos dias 07 de outubro, às 19h, na Câmara Municipal de Itaberá, em Itaberá/SP; e 08 de outubro, às 15h, no Teatro de Bolso – Auditório Profª Terezinha da Silva, em Itapeva/SP, com transmissão ao vivo pelo YouTube https://www.youtube.com/@ProgramaGuriSMC.

 

Sob a regência de Monica Giardini (foto), o grupo apresentará as obras Westridge Overture, de James Barnes; Abandoned Treasure Hunt, de Rob Griece; Danse Antiqua, de Chris Sharp; The Airships, de George Ships; Green Mountain Rhapsody, de Anne Mcgginty; Jazz Chacone, de John Edmondson; Dueling Dragons, de Robert Smith; e West Side Story, de Leonard Bernstein. A Banda Sinfônica do Guri de Itaberá tem patrocínio Master da CTG Brasil e Ouro da Arteris e Sicoob, com parceria da Prefeitura Municipal de Itaberá.

Regente titular da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo desde sua estreia em 1993 e regente e diretora musical da Banda Sinfônica Paulista, Monica Giardini atua como Clinician do Projeto Sopro Novo Bandas da Yamaha do Brasil, em diversas cidades do país, tendo escrito e publicado o Caderno de Regência da coleção deste Projeto e é professora de regência na Faculdade FACEC -ES desde 2016. Dá cursos de capacitação para professores do Guri no qual rege esporadicamente e ministra para a FUNARTE cursos de Regência, Técnicas de Ensaio e Prática de Conjunto realizados em Campo Grande – MS, Palmas – TO; Ponta de Pedras – PA; Ponta Grossa – PR e Sobral – CE.

Participou como regente de diversas Conferências e Congressos de Bandas Sinfônicas tais como: III Congresso Ibero-Americano para Regentes, Compositores e Arranjadores de Bandas Sinfônicas em Córdoba – Argentina (2006); Conferência da WASBE 2005 na Cidade do Cabo – África do Sul e 1ª e 2ª Conferências Sul Americana em Tatuí (2002 e 2004). Foi uma das Coordenadoras do I Encontro Latino-Americano para Compositores, Arranjadores e Regentes de Banda Sinfônica no Memorial da América Latina (2007) e recebeu as seguintes premiações: Prêmio Excelência Mulher 2011 concedido pela CIESP, Prêmio Mulheres do Mercado (2004) da Secretaria Municipal de Cultura, o Troféu Mulher em Sol Maior IV (1999) concedido pela Casa de Cultura de Santo Amaro e homenagens da Ordem dos Músicos do Brasil em 1998.

As apresentações integram a Temporada 2023 dos 29 Grupos Musicais do Guri.
A programação está disponível no site gurisantamarcelina.org.br e no aplicativo da Santa Marcelina Cultura: https://apps.apple.com/br/app/santa-marcelina-cultura/id1476743492

Sobre os Grupos Musicais

Com diferentes formações, os Grupos Musicais são constituídos por orquestras sinfônicas, orquestras de cordas, bandas sinfônicas, big bands, cameratas de cordas, cameratas de violões, regional de choro, conjuntos de percussão e de corais (infantil, juvenil e familiar).

Os Grupos Musicais são responsáveis pela difusão artístico-musical do programa, pode reunir alunos e alunas de cidades e desenvolvem repertório específico para apresentações e participações em projetos especiais. São grupos artístico-pedagógicos que realizam ações específicas com regentes e artistas convidados(as), visando a ampliação da experiência e sedimentação do aprendizado obtido nos cursos regulares.

Novos Grupos

Pensando na importância musical que os Grupos Musicais têm, não só para os alunos e alunas participantes, mas também para as regiões e municípios nos quais eles atuam, foram criados em 2023 seis novos grupos: Camerata de Violões do Guri de São Luiz do Paraitinga, Coral do Guri de Botucatu, Coral do Guri de São Vicente, Grupo de Música Instrumental Brasileira do Guri de Indaiatuba, Orquestra Sinfônica do Guri de Ribeirão Preto e Orquestra Sinfônica do Guri de São José dos Campos.

Banda Sinfônica do Guri de Itaberá

A banda é uma das formações mais populares e versáteis do universo da música. No Guri, o grupo mantém viva uma rica tradição que remete aos emigrantes italianos, espanhóis e portugueses, que trouxeram ao Brasil a cultura tipicamente europeia de “banda municipal”, muito ligada à vida social e coletiva das cidades. Sua instrumentação segue a mesma de outras bandas ao redor do mundo, com naipes de sopros e percussão. O conjunto foi criado em 2012 e se apresentou ao lado da The Rodney Mack Philadelphia Big Brass (EUA), em 2013, no Auditório Ibirapuera (SP). Em 2015, tocou no 10º Festival de Inverno de Boituva (Boituva/SP); e, em 2019, tocou com o cantor e compositor Nelson Itaberá. Durante o período de isolamento social, por meio de apresentações virtuais, o conjunto tocou com João Donato e Maurício Freire Garcia. Em 2022, foi regida por Sarah Higino.
A Banda Sinfônica do Guri de Itaberá tem patrocínio Master da CTG Brasil e Ouro da Arteris e Sicoob. Além de parceria com a Prefeitura Municipal de Itaberá.

Na cidade de Itapeva, o Guri tem parceria também com a Prefeitura Municipal de Itapeva.

BANDA SINFÔNICA DO GURI DE ITABERÁ
Monica Giardini, regência

Programa

JAMES BARNES (1949-)
Westridge Overture – 6′
ROB GRICE (1964-)
Abandoned Treasure Hunt
CHRIS SHARP (1959-)
Danse Antiqua – 2′
GEORGE SWEET (1979-)
The Airships

ANNE MCGGINTY (1945-)
Green Mountain Rhapsody – 2’30”
JOHN EDMONDSON (1933-2016)
Jazz Chacone – 3′

ROBERT SMITH (1959-)
Dueling Dragons
LEONARD BERNSTEIN (1918-1990)
West Side Story [arr. Michael Sweeney] – 4’40”

Serviço

BANDA SINFÔNICA DO GURI DE ITABERÁ
Data: 07 de outubro de 2023, SÁBADO, às 19h
Local: Câmara Municipal de Itaberá
Endereço: Rua Josefina Silva de Mello, 550, Centro – Itaberá/SP

Data: 08 de outubro de 2023, DOMINGO, às 15h
Local: Teatro de Bolso – Auditório Profª Terezinha da Silva
Endereço: Calçadão Dr. Pinheiro, 442, Centro – Itapeva/SP

Todos os concertos são gratuitos.
Com transmissão ao vivo pelo YouTube https://www.youtube.com/@ProgramaGuriSMC
Temporada 2023 dos Grupos Musicais
Programação completa no site
e no app da Santa Marcelina Cultura: https://apps.apple.com/br/app/santa-marcelina-cultura/id1476743492

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri Interior, Litoral e Fundação CASA – Santa Marcelina Cultura: Instituto CCR; CTG Brasil; WestRock; Arteris; Tauste Supermercados; Cipatex; Indorama; Novelis; Faber-Castell; Sicoob; Grupo Colorado; Grupo Maringá; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Valgroup; Tintas Maza; Distribuidora de Alimentos Ikeda; Santa Helena Alimentos; Supermercados Rondon; Mercedes-Benz; Castelo Alimentos; Pirelli; Paulispell; Tegma.

___________________________________________________________________________

Sobre o Guri

Referência na formação musical, o Guri é um programa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Dispõe, gratuitamente, de mais de 70 mil vagas para crianças e adolescentes por ano e está presente em mais de 400 polos de ensino no estado de São Paulo. O programa oferece educação musical, arte e cultura. Além dos Cursos Regulares (Iniciais e Sequenciais), mantém atividades extracurriculares, Cursos Livres (como cursos Modulares, Iniciação Musical para Adultos e Luteria), Guri 4.0 (que inclui os cursos EaD), Guri na Escola e Grupos de Polo. E, para quem deseja aprimorar os desafios artísticos e pedagógicos, tem ainda Grupos Musicais. Desde sua criação, em 1995, o programa já beneficiou (e segue beneficiando) mais de 1 milhão de crianças e adolescentes, além de suas famílias e comunidades.

 

Santa Marcelina Cultura

Fundada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo. Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura atua com a missão de formar pessoas por meio dos programas: Hospitais Musicais, Conexões Internacionais, Guri, Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e Theatro São Pedro. Todas as atividades realizadas pela instituição são pautadas por seus três pilares de atuação: Formação Musical, Difusão Artística e Trabalho Social.  O objetivo Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a organização vem desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no espaço. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica da instituição, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

Postagens relacionadas