Banda Sinfônica do Guri de Bauru traz ‘três gerações da composição afro-brasileira’


Marcelo

A Banda Sinfônica do Guri de Bauru faz mais dois concertos na temporada 2023 dos 29 Grupos Musicais. O Guri é um programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Todas as atividades do Guri são gratuitas. A Banda toca nos dias 23 de setembro, às 20h, no Auditório da Banda e Orquestra Municipal de Bauru, em Bauru/SP; e 24 de setembro, às 19h, no Teatro Municipal Adélia Lorenzetti, em Lençois Paulista/SP, com transmissão ao vivo pelo YouTube https://www.youtube.com/@ProgramaGuriSMC

Sob a regência de Marcelo Maganha (foto), o grupo apresenta o espetáculo Pixinguinha, Moacir Santos e Letieres Leite – três gerações de mestres da composição afro-brasileira. No programa, as obras Pequena Fantasia Ouro Negro para sax e banda, de Gilson Santos; Amor e Ijexá, de Zeca Baleiro; Professor Luminoso, de Letieres Leite; Desprezado, Vou vivendo e Yaô, de Pixinguinha; Jequié, Kathy e April child, de Moacir Santos. A Banda Sinfônica do Guri de Bauru tem patrocínio Master da CTG Brasil e patrocínio Ouro do Tauste.

Formado em violão clássico, em Regência Instrumental e trompete erudito pelo Conservatório de Tatuí, o regente Marcelo Maganha é graduado em Regência Coral, tem pós-graduação em Regência Orquestral e mestrado em ensino de método coletivo nos Estados Unidos. Foi fundador da Banda Municipal de Macatuba, professor da FUNARTE em vários estados brasileiros, professor de regência, coordenador e regente adjunto da Orquestra Sinfônica e Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí.

Realizou concertos em vários países da América do Sul, América do Norte, África e Europa com Orquestras e Bandas Sinfônicas nativas, além de trabalhos nacionais junto a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Banda Sinfônica do Estado do Pará, Banda Sinfônica da FAMES, dentre outros. Já recebeu várias honrarias no Brasil e exterior pela sua atuação como maestro, professor e músico, pelos trabalhos relevantes à cultura, como o título de Comendador da Ordem do Mérito Cultural “maestro Carlos Gomes”  e, também, a medalha do Cinquentenário das forças de paz do Brasil da ONU (Organização das Nações Unidas). Atualmente, além de exercer a função regente titular e diretor artístico da Orquestra Municipal de Sopros de Lençóis Paulista, exerce a função de Secretário Municipal de Cultura e é membro da WASBE (World Association for Symphonic Bands and Ensembles).

As apresentações integram a Temporada 2023 dos 29 Grupos Musicais do Guri.
A programação está disponível no site gurisantamarcelina.org.br e no aplicativo da Santa Marcelina Cultura: https://apps.apple.com/br/app/santa-marcelina-cultura/id1476743492

Sobre os Grupos Musicais

Com diferentes formações, os Grupos Musicais são constituídos por orquestras sinfônicas, orquestras de cordas, bandas sinfônicas, big bands, cameratas de cordas, cameratas de violões, regional de choro, conjuntos de percussão e de corais (infantil, juvenil e familiar).

Os Grupos Musicais são responsáveis pela difusão artístico-musical do programa, pode reunir alunos e alunas de cidades e desenvolvem repertório específico para apresentações e participações em projetos especiais. São grupos artístico-pedagógicos que realizam ações específicas com regentes e artistas convidados(as), visando a ampliação da experiência e sedimentação do aprendizado obtido nos cursos regulares.

Novos Grupos

Pensando na importância musical que os Grupos Musicais têm, não só para os alunos e alunas participantes, mas também para as regiões e municípios nos quais eles atuam, foram criados em 2023 seis novos grupos: Camerata de Violões do Guri de São Luiz do Paraitinga, Coral do Guri de Botucatu, Coral do Guri de São Vicente, Grupo de Música Instrumental Brasileira do Guri de Indaiatuba, Orquestra Sinfônica do Guri de Ribeirão Preto e Orquestra Sinfônica do Guri de São José dos Campos.

Banda Sinfônica do Guri de Bauru

A banda é uma das formações mais populares e versáteis do universo da música. No Guri, o grupo mantém viva uma rica tradição que remete aos emigrantes italianos, espanhóis e portugueses, que trouxeram ao Brasil a cultura tipicamente europeia de “banda municipal”, muito ligada à vida social e coletiva das cidades. Sua instrumentação segue a mesma de outras bandas ao redor do mundo, com naipes de sopros e percussão. Criado em 2012, o conjunto já participou do II Encuentro Internacional de Orquestas y Coros Para El Bicentenario (Argentina, 2011) e do 43º Festival de Inverno de Campos do Jordão (2012), sob a regência dos maestros João Maurício Galindo e Marcos Sadao Shirakawa. Em 2013, participou da apresentação da The Rodney Mack Philadelphia Big Brass (EUA), no Auditório Ibirapuera. Em 2014, apresentou-se com o maestro convidado Lutero Rodrigues. Como vencedora do Mapa Cultural Paulista, representou a região de Bauru na fase estadual na capital paulista (2015-2016). Tocou com Nora Sarmoria, Luca Luciano, com a Orquestra Sertaneja Viola Cabocla e com o maestro Marcelo Jardim. No período de isolamento social, trabalhou por vídeo com Hermeto Paschoal e Antônio Carlos Souza. Em 2022, foi regida por Fabrícia Medeiros.

A Banda Sinfônica do Guri de Bauru tem patrocínio Master da CTG Brasil e patrocínio Ouro do Tauste.  Além de parceira com a Prefeitura Municipal de Bauru.

Na cidade de Lençóis Paulista, o Guri conta com a Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista.

BANDA SINFÔNICA DO GURI DE BAURU
Marcelo Maganha, regência

Programa

GILSON SANTOS
Pequena Fantasia Ouro negro para sax e banda

[Sobre temas do Moacir Santos]

ZECA BALEIRO (1966-)
Amor e Ijexá [arr. Letieres Leite] [adapt. Dino Barioni]

LETIERES LEITE (1956-2021)
Professor Luminoso [arr. Gaia Wilmer]

PIXINGUINHA (1897-1973)
Desprezado [arr. Gaia Wilmer]
[A partir da orquestração do Pixinguinha]

PIXINGUINHA (1897-1973)
Vou vivendo [arr. Gaia Wilmer]

PIXINGUINHA (1897-1973)
Yaô [arr. Gaia Wilmer]

MOACIR SANTOS (1926-2006)
Jequié [arr. Sizão Machado]

MOACIR SANTOS (1926-2006)
Kathy [arr. Sizão Machado]

MOACIR SANTOS (1926-2006)
April Child [arr. Sizão Machado]

 

Serviço

BANDA SINFÔNICA DO GURI DE BAURU

Data: 23 de setembro de 2023, SÁBADO, às 20h
Local: Auditório da Banda e Orquestra Municipal de Bauru
Endereço: Rua Saint Martin, 15-41 – Centro – Bauru/SP

Data: 24 de setembro, DOMINGO, às 19h
Local: Teatro Municipal Adélia Lorenzetti
Endereço: Rua Cel. Álvaro Martins, 790 – Lençóis Paulista/SP

Todos os concertos são gratuitos.
Temporada 2023 dos Grupos Musicais
Programação completa no site
e no app da Santa Marcelina Cultura: https://apps.apple.com/br/app/santa-marcelina-cultura/id1476743492

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri Interior, Litoral e Fundação CASA – Santa Marcelina Cultura: Instituto CCR; CTG Brasil; WestRock; Arteris; Tauste Supermercados; Cipatex; Indorama; Novelis; Faber-Castell; Sicoob; Grupo Colorado; Grupo Maringá; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Valgroup; Tintas Maza; Distribuidora de Alimentos Ikeda; Santa Helena Alimentos; Supermercados Rondon; Mercedes-Benz; Castelo Alimentos; Pirelli; Paulispell; Tegma.

___________________________________________________________________________

Sobre o Tauste

O Tauste Supermercados iniciou suas atividades em 1991 numa pequena loja no bairro Palmital, em Marília/SP, com apenas 8 funcionários, 3 caixas e muita determinação. Hoje a rede Tauste é composta por 9 lojas, sendo duas em Marília, duas em Bauru, três em Sorocaba, uma em Jundiaí e agora também em São José dos Campos. Para atender a rede, foi implantado em 2019, no município de Itú, às margens da Rodovia Presidente Castelo Branco, o Centro de Distribuição Tauste. A expectativa é que para os próximos 2 anos, novas lojas venham a ser incorporadas à rede. O Tauste possuí ainda um programa chamado Tauste Ação Social que mantém ações permanentes voltadas à população mais carente e parcerias com diversos clubes de serviços, entidades assistenciais, ONGs e órgãos públicos nas cidades onde atua a rede Tauste Supermercados.

 

Sobre o Guri

Referência na formação musical, o Guri é um programa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Dispõe, gratuitamente, de mais de 70 mil vagas para crianças e adolescentes por ano e está presente em mais de 400 polos de ensino no estado de São Paulo. O programa oferece educação musical, arte e cultura. Além dos Cursos Regulares (Iniciais e Sequenciais), mantém atividades extracurriculares, Cursos Livres (como cursos Modulares, Iniciação Musical para Adultos e Luteria), Guri 4.0 (que inclui os cursos EaD), Guri na Escola e Grupos de Polo. E, para quem deseja aprimorar os desafios artísticos e pedagógicos, tem ainda Grupos Musicais. Desde sua criação, em 1995, o programa já beneficiou (e segue beneficiando) mais de 1 milhão de crianças e adolescentes, além de suas famílias e comunidades.

 

Santa Marcelina Cultura

Fundada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo. Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura atua com a missão de formar pessoas por meio dos programas: Hospitais Musicais, Conexões Internacionais, Guri, Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e Theatro São Pedro. Todas as atividades realizadas pela instituição são pautadas por seus três pilares de atuação: Formação Musical, Difusão Artística e Trabalho Social.  O objetivo Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a organização vem desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no espaço. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica da instituição, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

Postagens relacionadas