Banda do Guri de Bauru vence primeira etapa do Mapa Cultural Paulista


img-20150611-wa0000Ontem, 10 de junho, foi realizada, em Bauru, a fase municipal do Mapa Cultural Paulista 2015/2016 - projeto da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realizado pela organização Abaçaí Cultura e Arte, que objetiva identificar, valorizar e promover o intercâmbio da produção artística no estado e, ao mesmo tempo, estimular a participação dos municípios em atividades culturais.

Lá, foram inscritos projetos nas modalidades de Artes Visuais, Dança, Literatura, Vídeo e Música Instrumental. Na última categoria, a Banda de Música do Guri, de Bauru, um dos Grupos de Referência do Projeto, patrocinado pela Capitale Energia e pela Catho, era um dos participantes que disputaria vaga para a próxima fase.

Com cerca de 30 alunos, munidos de instrumentos de sopro e percussão, eles apresentaram peças que mesclam o universo erudito com o popular, como “Dança Brasileira”, de Camargo Guarnieri, “Bebê”, de Hermeto Paschoal, e “Suíte Nordestina”, de José Ursulino da Silva (Maestro Duda), e garantiram sua vaga na fase Regional.

Os vencedores da fase municipal irão representar Bauru em diferentes cidades, que sediarão, cada qual, uma modalidade. Para a análise dos trabalhos de Música Instrumental, a Secretaria Municipal de Cultura convidou os seguintes profissionais: Mara Síntique e Emil Shayeb.

Desde as primeiras edições, a cidade de Bauru se destaca com artistas selecionados nas fases ‘Estadual’ e de ‘Circulação’ (últimas fases do Mapa), em diferentes expressões artísticas como literatura, artes visuais, música instrumental e dança.

 

 

 

Postagens relacionadas