Alunos do Projeto Guri se apresentam na Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos


Guris do Polo Barretos participaram pela primeira vez da Festa do Peão de Boiadeiro, a mais tradicional do gênero no País. A apresentação ocorreu na tarde de segunda-feira (21/8), no Rancho do Peãozinho, espaço familiar do evento. A performance se repetiu na quarta-feira (23/8), às 15h, e com o reforço de 40 alunos de percussão e cordas do Polo Severínia. Os dois polos integram o Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

“Várias escolas assistiram à nossa apresentação. Algumas famílias que estavam no recinto também pararam para ver e perguntar sobre as matrículas. Foi uma boa forma de mostrar um pouco do trabalho desenvolvido”, conta Fernanda Helena Pelissari, coordenadora do Polo Barretos. A gestora, a auxiliar de polo e os educadores organizaram pequenos grupos para que os Guris pudessem conhecer a festa, os ambientes e os estandes. “Nossas crianças estavam encantadas com a participação na festa”, completou Fernanda.

Ao todo, 120 alunos e alunas de viola clássica, violoncelo, viola caipira, trombone, flauta transversal, percussão, coral e cavaquinho foram convidados para o evento. No repertório, Saturday Night Rock, O Menino da Porteira, Velha Infância, A Thousand Years, Asa Branca, Tempos Modernos, Trem-Bala e A Flor e o Beija-Flor, além das trilhas sonoras da série Game of Thrones e do filme Piratas do Caribe.

Versão mirim do Parque do Peão, o Rancho do Peãozinho tem arena, na qual são realizados os rodeios com carneiros; espaço do Berrantinho, com cantores, grupos de dança, seleção da Rainha do Peãozinho e atividades culturais; passeios de charrete e cavalo; e duas escolas cenográficas que ensinam noções básicas de trânsito e higiene. Nesse ambiente, o locutor é uma figura acessível, que interage com as crianças e jovens.

Parceiro local: Prefeitura Municipal de Barretos.

Confira como foi:

Postagens relacionadas