Do Guri para o Mundo: musicista Cintia Galan fez intercâmbio na Noruega dá aulas de violão

cintia galan

Uma paixão da infância que, na fase adulta, virou profissão. É assim que a música pode ser descrita na vida de Cintia Galan. A jovem, atualmente com 23 anos, é formada em música pela USP de Ribeirão Preto e segue um novo desafio que considera a realização de um sonho: ser educadora do Projeto Guri no Polo Santa Rosa de Viterbo.

A música tocou Cintia aos 9 anos. Certo dia, ela voltava da escola quando avistou um panfleto de um programa sociocultural que chegara à Cravinhos (município que residia com sua família) e que oferecia aulas gratuitas para aprendizado de diversos instrumentos. Era o Projeto Guri. Decidiu se inscrever no curso de violão e permaneceu no polo de sua cidade por seis anos. Durante esse período, gravou um CD com um quinteto formado por amigos que adquiriu no programa.

Mas, essa não foi a experiência mais emocionante da vida da musicista. Aos 20 anos, Galan, decidiu trancar a graduação em música para se aventurar em uma jornada de dez meses pela Noruega. No país, atuou em projetos sociais, aprendeu a trabalhar em grupo, estudou sobre a cultura local e apresentou o chorinho aos noruegueses.

Tudo isso aconteceu em 2018, quando Cintia participou do MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange) – programa de intercâmbio realizado entre as organizações musicais integrantes da Jeunesses Musicales International, JM Norway, Music Crossroads Malawi, Music Crossroads Moçambique e promovido no Brasil pela Sustenidos Organização Social de Cultura, gestora de polos do Projeto Guri localizados no interior, litoral paulista e Fundação CASA.

“O MOVE acrescentou na minha vida pessoal, profissional e musical. Isso porque, foi um período de aprendizado sobre os costumes e melodias da Noruega e que também me fez despertar para quem sou. Foi tempo de me conhecer musicalmente e refletir sobre as qualidades e dificuldades em trabalhar em grupo. Muitas vezes, apareceram situações adversas que jamais imaginei enfrentar, mas o intercâmbio expandiu minha visão para compreender opiniões e comportamentos diferentes”, descreve Cintia.

No âmbito profissional, a jovem explica que trouxe muito crescimento e amadurecimento. “Enxergo a música de forma mais ampla, como um lugar para comunicação e expressão livre e não mais como um local cheio de regras. O intercâmbio me trouxe conhecimento de repertório do Malawi, Moçambique e Noruega pela troca com os outros participantes. Proporcionou-me vivências em várias formações musicais e me ensinou a importância do trabalho voluntário”, acrescenta.

Além de dar aula, a jovem segue ministrando aulas de violão particulares e costuma tocar em eventos. “O MOVE teve um grande impacto sobre mim como um todo. É uma experiência que me tornou mais preparada para lidar com o novo. Não tenho medo de tentar, me abro para novos desafios e para o mundo sem receios”, conclui Cintia.

Do Guri para o Mundo
A série Do Guri para o Mundo foi criada para retratar o caminho trilhando pelos Guris: quem são, onde estão e o que mudou na vida deles. São histórias inspiradoras que celebram os 25 anos do Projeto Guri e prestam homenagem aos mais de 810 mil ex-alunos beneficiados pelo programa e, consequentemente, pelo poder de transformação da música. A cada semana, a série destaca um personagem nas redes sociais do Projeto Guri e na Sustenidos – organização que administra o programa.

Projeto Guri www.projetoguri.org.br

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Sustenidos: CTG Brasil; CCR AutoBAn; Instituto CCR; SulAmérica; VISA; Bayer; WestRock; Microsoft; Supermercados Tauste;  Banco Votorantim; VALGROUP;  Novelis; EMS; Capuani do Brasil; Faber-Castell; Pinheiro Neto; Santander; Raízen; BTP; Distribuidora Ikeda; Grupo Maringá; Instituto 3M; Supermercados Rondon; Frigol; Mercedes-Benz; Castelo Alimentos; ENEL; GRUPO GR; Cipatex; Grupo Herval e Pirelli.
nbsp;