Conheça o Game do GURI, jogo inspirado na experiência das alunas e dos alunos


GDG POST Instagram_1

A ciência já comprovou que o estudo da música na infância traz inúmeros benefícios que englobam disciplina, foco, coordenação motora, criatividade e raciocínio. Aprender a tocar um instrumento ajuda a assimilar conteúdos que exigem pensamento lógico e concentração, como matemática e línguas, pois as mesmas regiões do cérebro são ativadas. Imagine então levar o ensino musical para os jogos eletrônicos – universo habitual de crianças e adolescentes – como forma de fortalecer o processo de aprendizagem e derrubar as barreiras físicas das salas de aula.

Foi pensando nisso que a organização social Santa Marcelina Cultura, responsável pela gestão do Guri, programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, idealizou o GDG – Game do Guri. O projeto foi realizado junto ao Instituto Goethe, organização cultural de âmbito internacional da Alemanha. O GDG – Game do Guri é gratuito e está disponível para download nos sistemas operacionais Android (Play Store) e iOS (App Store).

 

CONHEÇA O GAME DO GURI

O jogo é inspirado na experiência dos próprios alunos do Guri. A proposta do GDG – Game do Guri é a imersão em um mundo aberto que se expande de forma linear. As crianças terão que solucionar puzzles relacionados à teoria musical e passar por desafios rítmicos, acumulando pontos a cada clique. A cada compositor convencido a estar em sua apresentação, novas áreas de São Paulo são liberadas com novos desafios para resolver.

O jogo foi desenhado para o público com idade entre 6 e 11 anos. No final da experiência o jogador poderá aprender mais sobre as notas musicais, harmonia, ritmo e repertório.

O GDG também poderá ser usado em sala de aula pelos professores como uma ferramenta auxiliar de ensino. O objetivo da Santa Marcelina Cultura é que os estudantes de música de outras escolas e instituições do país vivenciem essa experiência do aprendizado musical em um ambiente gamificado.

O projeto é patrocinado com recursos do Fundo Internacional de Ajuda para Organizações de Cultura e Educação 2021 do Ministério das Relações Exteriores da República Federal da Alemanha, do Goethe-Institut e de outros parceiros: www.goethe.de/hilfsfonds

Postagens relacionadas