Banda Sinfônica do Guri de Itaberá faz concerto gratuito no aniversário da cidade


20231008_Banda Sinfônica do Guri de Itaberá_por Fabrício Maia  (27)

Banda Sinfônica do Guri de Itaberá / Crédito: Fabrício Maia

A Banda Sinfônica do Guri de Itaberá faz sua estreia na temporada 2024 dos 29 Grupos Musicais com apresentação no aniversário da cidade.  O Guri é um programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. O grupo toca no dia 25 de abril, às 08h30, na Praça Amador Pereira de Almeida, em Itaberá/SP. Todas as apresentações do Guri são gratuitas.

Sob a regência de Heliton Macedo, o repertório inclui medley com músicas do grupo britânico Queen, Hino de Itaberá e Hino Nacional Brasileiro, entre outras obras. A Banda Sinfônica do Guri de Itaberá tem patrocínio Master CTG Brasil e Ouro Arteris. Além de parceria da Prefeitura Municipal de Itaberá.

Natural de Itaberá, o regente Heliton Macedo Costa iniciou na música aos 15 anos como saxofonista, e em seguida seguiu seus estudos de saxofone, teclado e regência de Banda e Orquestra pelo Conservatório de Tatuí. Em 2007, foi um dos regentes convidados para atuação na Orquestra de Sopros no Conservatório de Tatuí. Em dezembro do mesmo ano, participou do primeiro encontro Gospel do Conservatório, onde teve a oportunidade de reger um coro de aproximadamente 120 vozes. Foi o responsável, em 2005, pela formação da Banda Sinfônica Municipal que estava inativa há 10 anos, ficando como regente titular de 2005 a 2018. Atualmente é regente da Orquestra Sinfônica Moriah e Isabel Xavier Cardoso e trabalha como educador musical no Guri de Itaberá, São Paulo.

Sobre os Grupos Musicais

Os Grupos Musicais são responsáveis pela difusão artístico-musical do programa, reúnem alunos e alunas de diferentes cidades e realizam ações específicas com regentes e artistas convidados(as), visando a ampliação da experiência cultural e a sedimentação do aprendizado obtido nos cursos regulares.

Com diferentes formações, os 29 Grupos Musicais são constituídos por orquestras sinfônicas, orquestras de cordas, bandas sinfônicas, big bands, cameratas de cordas, cameratas de violões, regional de choro, grupo de música instrumental brasileira, percussão e corais (infantil, juvenil e familiar).

Banda Sinfônica do Guri de Itaberá

A banda é uma das formações mais populares e versáteis do universo da música. No Guri, o grupo mantém viva uma rica tradição que remete aos emigrantes italianos, espanhóis e portugueses, que trouxeram ao Brasil a cultura tipicamente europeia de “banda municipal”, muito ligada à vida social e coletiva das cidades. Sua instrumentação segue a mesma de outras bandas ao redor do mundo, com naipes de sopros e percussão. A Banda foi criada em 2012 e se apresentou ao lado da The Rodney Mack Philadelphia Big Brass (EUA), em 2013, no Auditório Ibirapuera (SP). Em 2015, tocou no 10º Festival de Inverno de Boituva (Boituva/SP); e, em 2019, tocou com o cantor e compositor Nelson Itaberá. Por meio de apresentações virtuais, o conjunto tocou com João Donato e Maurício Freire Garcia. Em 2022, foi regida por Sarah Higino.

A apresentação integra a Temporada 2024 dos 29 Grupos Musicais do Guri.

BANDA SINFÔNICA DO GURI/ITABERÁ
Heliton Macedo, regência

PROGRAMA

ROBERT W. SMITH
Proclamation and Procession

MICHAEL SWEENEY
Celtic Air and Dance nº 3

ROLAND F. SEITZ
March Grandioso [arr. Robert W. Smith]

NICOLAI RIMSKY-KORSAKOV
Dance of the Tumblers [arr. James Curnow]

THE QUEEN
The Best of Queen [medley das obras: “We Will Rock You”, “Another One Bites The Dust”, “We Are The Champions”] [arr. Paul Murtha]

PLINIO SALGADO
Dois Corações

EURYDICE ALOISE KAZZAZ
Hino de Itaberá [arr. Fernando de Oliveira]

FRANCISCO MANOEL DA SILVA
Hino Nacional Brasileiro [poema: Joaquim Osório Duque Estrada] [instr. Antônio Pinto Junior] [arr. Fernando Oliveira]

Data: 25 de abril, quinta-feira
Loca: Praça Amador Pereira de Almeida
Endereço: Rua Coronel Amantino, 483, Centro – Itaberá/SP

Todos os concertos são gratuitos.

A Banda Sinfônica do Guri de Itaberá tem patrocínio Master CTG Brasil e Ouro Arteris. Além de parceria da Prefeitura Municipal de Itaberá.

Patrocinadores da Santa Marcelina Cultura – Os Grupos Musicais do Guri contam com o patrocínio Master: Bank of America e CTG Brasil; Ouro: Supermercados Tauste, Chiesi; Arteris; Cipatex; Novelis e Tintas Maza; Prata: Verzani & Sandrini, Ultra e Valgroup, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e são uma realização da Santa Marcelina Cultura, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

 

___________________________________________________________________________

Sobre o Guri

Referência na formação musical, o Guri é um programa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Dispõe, gratuitamente, de mais de 70 mil vagas para crianças e adolescentes por ano e está presente em mais de 400 polos de ensino no estado de São Paulo. O programa oferece educação musical, arte e cultura. Além dos Cursos Regulares (Iniciais e Sequenciais), mantém atividades extracurriculares, Cursos Livres (como cursos Modulares, Iniciação Musical para Adultos e Luteria), Guri 4.0 (que inclui os cursos EaD), Guri na Escola e Grupos de Polo. E, para quem deseja aprimorar os desafios artísticos e pedagógicos, tem ainda Grupos Musicais. Desde sua criação, em 1995, o programa já beneficiou (e segue beneficiando) mais de 1 milhão de crianças e adolescentes, além de suas famílias e comunidades.

 

Santa Marcelina Cultura

Fundada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo. Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura atua com a missão de formar pessoas por meio dos programas: Hospitais Musicais, Conexões Internacionais, Guri, Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e Theatro São Pedro. Todas as atividades realizadas pela instituição são pautadas por seus três pilares de atuação: Formação Musical, Difusão Artística e Trabalho Social.  O objetivo Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a organização vem desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no espaço. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica da instituição, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

Postagens relacionadas