‘Guri Convida 2021′: interação, técnica, improviso e amplitude da referência musical


Luiz Tatit

Luiz Tatit é um dos integrantes da série Guri Convida 2021
Foto: Gal Oppido

Na série Guri Convida, alunos e alunas dos Grupos de Referência do Projeto Guri maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – têm a oportunidade de tocar com artistas renomados. As apresentações são disponibilizadas de forma gratuita nas redes sociais do programa:

https://www.facebook.com/ProjetoGuri
https://www.instagram.com/projetoguri
https://www.youtube.com/aapgprojetoguri

O encontro possibilita aos jovens o aprimoramento técnico, incentiva a criatividade, a improvisação e a amplitude de referencia musical. Por isso, o repertório é escolhido especialmente para cada concerto e estruturado de acordo com as potencialidades dos Guris.

Os 13 Grupos de Referência são formados por alunos e alunas 13 a 21 anos e todos recebem bolsa-auxílio. São conjuntos que fomentam o desenvolvimento musical de crianças, adolescentes e jovens que pretendem aperfeiçoar suas técnicas. O objetivo é oferecer um repertório desafiador, acompanhamento sociopedagógico qualificado, workshops, masterclasses, apresentações com artistas renomados e produção de concertos. Os conjuntos estão nas cidades de Araçatuba, Bauru, Franca, Itaberá, Jundiaí, Lorena, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Santos, São Carlos, São

“Anualmente, na programação Guri Convida, importantes artistas da música interagem e realizam apresentações musicais com alunas e alunos dos nossos Grupos de Referência. Em função da pandemia, pelo segundo ano consecutivo o resultado dessas interações é uma série de produções audiovisuais realizadas remotamente, o Guri Convida 2021. São 13 vídeos que contam com a participação de nomes relevantes no meio musical, sejam do segmento da música de concerto, como Fabio Presgrave, Eliane Tokeshi, André Campos, Isabel Kanji, Tonico Cardoso, Maurício Freire, Herivelto Brandino e Duo Abdala; quanto artistas da música popular, como Paulo Bellinati, Monica Salmaso, Ceumar, Luiz Tatit e Lenna Bahule. E para coroar essas participações, realizamos uma produção com uma comunidade indígena da etnia Funi-ô, do município de Águas Belas – Pernambuco, que vai unir seus cantos Cafurnas com a sonoridade da nossa Camerata de Cordas Dedilhadas, o GR de Franca”, conta Ari Colares, gerente-artístico da Sustenidos.

“É muita emoção e música concentradas nos quadradinhos dos mosaicos dessas 13 produções! Ótima maneira de terminar mais este ano pandêmico, torcendo para que em 2022 possamos voltar às interações e apresentações ao vivo, com plateias lotadas. Enquanto isso não acontece, bóra compartilhar essas lindezas com pessoas queridas porque tem muito empenho, amor e beleza nessas produções!”,  completou o gestor.

Acompanhe em nossas redes sociais:

https://www.facebook.com/ProjetoGuri
https://www.instagram.com/projetoguri
https://www.youtube.com/aapgprojetoguri

1 – Grupo de Referência de Araçatuba – Camerata de Violões
V – O Pescador, composição coletiva conduzida por André Campos.
O Pescador é o último movimento da Suíte Tarsila do Amaral. A composição coletiva foi conduzida pelo professor André Campos, da UFU (Universidade Federal de Uberlândia). Sob a orientação do educador Paulo Renato Lourenço, cada aluno e aluna escolheu um elemento da pintura para interpretar, utilizando um efeito ou um gesto musical, explorando o violão.

2 – Grupo de Referência de Bauru – Banda Sinfônica
Melodia Sentimental, da obra A Floresta do Amazonas, de Heitor Villa-Lobos.
Orientado pelo educador-regente do Grupo, Devanildo Balmant, e com um arranjo de Rodrigo Morte, o GR de Bauru interpreta a Melodia Sentimental, da obra A Floresta do Amazonas, de H. Villa-Lobos, tendo como solista o trompetista e professor Antônio Marcos Sousa Cardoso. Essa foi uma das últimas composições de Villa-Lobos, de 1958. É uma das canções do compositor que se tornou mais conhecida.

3 – Grupo de Referência de Franca – Camerata de Cordas Dedilhadas
Cafurnas Fulni-ô – Owa Sewaxto Owke Setsotwa lha, com a Comunidade Indígena Fulni-ô de Águas Belas – Pernambuco.
Sob a orientação do educador-regente Marcílio Lopes, o GR de Franca une suas cordas a um chamado dos guerreiros Fulni-ô de Águas Belas – Pernambuco, por meio de seu canto tradicional Cafurna. Segundo o povo Fulni-ô, o maracá é um instrumento que convida os guerreiros da aldeia para o rito. O significado desse chamado só é plenamente compreendido ao participar dessa roda. Neste vídeo, podemos nos transportar para ela, que acolheu o nosso GR com arranjo instrumental de Dino Barioni.

4- Grupo de Referência de Itaberá – Banda Sinfônica
Aria (Cantilena) da Bachiana n. 5 H, de Heitor Villa-Lobos.
O flautista convidado, professor Mauricio Freire, executa a Ária (Cantilena) da Bachiana Brasileira n.5, de H. Villa-Lobos com o GR de Itaberá, num arranjo de Rodrigo Morte, sob a orientação do educador-regente do Grupo, Heliton Macedo Costa. Trata-se da composição clássica brasileira mais conhecida no mundo, especialmente este seu primeiro movimento, a Ária (Cantilena). Escrita originalmente para uma soprano solista e um conjunto de oito violoncelos.

5- Grupo de Referência de Jundiaí – Orquestra Sinfônica
Suíte Aquática – Minueto e Ária, de George Frideric Händel.
A Suíte Aquática, de Händel foi encomendada pelo Rei George I, da Inglaterra, para ser executada em barcaças sobre o rio Tâmisa por ocasião de uma festa popular. Nessa versão para cordas, e sob a orientação do educador-regente Luiz Henrique Chinaglia, o GR de Jundiaí tem como artista convidada a cravista Isabel Kanji, que trouxe o brilho do timbre da época para essa interpretação.

6- Grupo de Referência de Lorena – Coro
Dindinha, de Zeca Baleiro.
Nesse vídeo, Ceumar, a artista convidada, compartilha com o GR Lorena a beleza e delicadeza da canção Dindinha. De autoria de Zeca Baleiro ela é marco inicial da carreira da compositora, violonista e cantora. Com ambientação e arranjo de Zeca Rodrigues, em uma versão especialmente elaborada para o grupo coral, a interação entre as vozes de alunos, alunas e a convidada se entrelaçam aproximando o universo da canção solista e a música coral. A orientação e regência do grupo é de Vinícius Guedes e o acompanhamento ao piano é de Rafaela Moreira.

7 – Grupo de Referência de Marilia – Percussão
Maracatu Guri, de Herivelto Brandino.
Sob a orientação do educador-regente do grupo, Jorge Rafael do Nascimento da Silva, O GR de Marília se une ao percussionista e compositor Herivelto Brandino para uma experiência artística intensa e viva, na performance de sua composição, elaborada durante interações remotas do artista com o Grupo, e baseada na cultura do Maracatu de Baque Virado, importante expressão cultural afro-brasileira e pernambucana.

8 – Grupo de Referência de Piracicaba – Coro
Poder Cantar, de Luiz Tatit.
Especialmente composta para o Projeto Guri, a música Poder Cantar, de autoria de Luiz Tatit, retrata em sua letra a amplitude e abrangência do maior programa sociocultural do Brasil. Nesta versão, a canção tem arranjo e ambientação coral de Zeca Rodrigues e registro histórico do GR Piracicaba, que está sob orientação da regente e educadora Vanessa Zambão e acompanhamento ao piano de André Grella. A produção audiovisual é fruto da interação entre o compositor e os alunos e alunas do grupo, unindo a energia de suas vozes para fazer soar essa bela obra musical.

9 – Grupo de Referência de Presidente Prudente – Orquestra Sinfônica e
Grupo de Referência de São José do Rio Preto – Camerata de Cordas Friccionadas
Palladio – Concerto Grosso For String Orchestra, de Karl Jenkins.
A obra Palladio, de Karl Jekins, escrita para cordas friccionadas, foi a música escolhida para esta produção une os GRs de Presidente Prudente e São José do Rio Preto, com as participações da violinista Eliane Tokeshi e o violoncelista Fabio Presgrave. Os artistas e professores realizaram encontros virtuais para agregar informações sobre a obra que, em seguida, foi trabalhada pelo educador-regente Francis Auresco, na preparação para as gravações.

10 – Grupo de Referência de Santos – Camerata de Violões
Trilhos Urbanos, de Caetano Veloso.
Sob a orientação da educadora-regente Deblas Alves, o Grupo de Referência de Santos convida a cantora Mônica Salmaso para interpretar esta icônica canção do álbum Cinema Transcedental (1979), de Caetano Veloso, que aqui contou com o arranjo de Luiz Fidalgo.

11 – Grupo de Referência de São Carlos – Big Band
Samba a Trois, composição e arranjo de Paulo Bellinati.
Paulo Bellinati, uma das maiores expressões do instrumental brasileiro é o convidado da Big Band, GR de São Carlos. Bellinati trouxe um arranjado do seu Samba a Trois, um samba não convencional com pulso ternário e com uma sessão de improvisos blues criando uma atmosfera hibrida entre samba e jazz, que o GR São Carlos interpreta, sob a orientação do educador-regente Rodrigo Murer.

12 – Grupo de Referência de São José do Rio Preto – Camerata de Cordas
Café 1930, de Astor Piazzolla, com arranjo de Gustavo de Francisco.
A peça integra a suíte História do Tango, composta por Astor Piazzola em 1985, originalmente escrita para flauta e violão. A obra conta a história do tango em quatro partes: Bordel 1900, Café 1930, Nightclub 1960 e Concerto Moderno. Neste vídeo o GR de São José do Rio Preto apresenta Café 1930 em um arranjo para flauta doce, violão e orquestra de cordas, tendo como convidados o Duo Abdala, duo de pai e filha, que destaca o virtuosismo de Julia Abdala (flauta doce) e o violão de Thiago Abdala.

13 – Grupo de Referência de Sorocaba – Coro e Percussão
Cumbará, Cumbi, de Lenna Bahule e Cheny Wa Gune
Sob regência da educadora Márcia Cristiane de Freitas, acompanhamento ao piano de Daniel Guimarães e orientação do naipe de percussão do educador Rogério Simizu, o GR Sorocaba recebeu a cantora e compositora Lenna Bahule. Ela em Maputo – Moçambique e o grupo coral em Sorocaba, mas a distância não foi um empecilho: virtualmente, ambos os lados fizeram a riqueza cultural emergir.

 

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Sustenidos: CTG Brasil; WestRock; Bayer; Novelis; Arteris; CSN; EMS; Grupo Maringá; NovAmérica Agrícola; Capuani do Brasil; Pinheiro Neto; VALGROUP; Raízen; BTP; Caterpillar; Cipatex; Faber-Castell; Supermercados Rondon; CNH Capital; Instituto 3M; Louis Vuitton; Mercedes-Benz; Petrom – Petroquímica Mogi das Cruzes; Castelo Alimentos; Enel; Pirelli.

Patrocinador Musicou – Sustenidos: CTG Brasil; Grupo Maringá; SulAmérica.
Patrocinador Som na Estrada – Sustenidos: Supermercados Tauste; Sky; Glovis; Supermercados Rondon.
Patrocinador Imagine Brazil e Ethno Brazil – Sustenidos:
Sky e Supermercados Tauste.
Patrocinadores Institucionais da Sustenidos
: Microsoft e VISA.

Sobre o Projeto Guri: mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos no curso de luteria, nos Grupos de Referência e nos polos da Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Sustenidos, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 850 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Sustenidos: Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos é a organização responsável pelo Projeto Guri (nos polos de ensino do interior, litoral e Fundação CASA), Conservatório de Tatuí e Complexo Theatro Municipal. Além dos projetos especiais Som na Estrada, Musicou e MOVE, e dos festivais Ethno Brazil e Imagine Brazil. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.sustenidos.org.br/pessoa-fisica/

Postagens relacionadas