Foto de aluno do Grupo de Referência do Projeto Guri em Sorocaba

FAQ

O que é o Guri?

Referência em educação musical, o Guri é um programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Oferece cursos de música gratuitos em mais de 400 polos de ensino distribuídos em todo o estado. Desde sua criação, em 1995, o programa já beneficiou (e segue beneficiando) mais de 1 milhão de crianças e adolescentes, além de suas famílias e comunidades.

Qual a faixa etária atendida pelo programa?

Nos cursos regulares, o Guri atende crianças e jovens de 6 a 18 anos. Alguns poucos polos possuem Iniciação Musical para Adulto (procure no nosso mapa de polos a unidade mais próxima de você e converse com eles sobre a disponibilidade na sua região), além de todos os integrantes das unidades contempladas pelo Guri nas Escolas, incluindo crianças menores de 6 anos. Existem também os cursos EAD para todas as idades e públicos, com processos seletivos semestrais, e videoaulas gratuitas disponíveis sempre no canal do Guri no YouTube.

Como funcionam as aulas no Guri?

As aulas acontecem duas vezes por semana, normalmente. Temos Iniciação musical para crianças (módulo I, para as menores, de 6 e 7 anos; e módulo II, para os maiorzinhos, de 8 e 9); curso Sequencial para turmas de 10 a 18 anos (Sequencial I, com três disciplinas obrigatórias: Canto Coral, Teoria Musical e Aula de Instrumento; e Sequencial II, que inclui também aula de Prática de Conjunto, que pode ser instrumento ou canto). Há também a luteria, curso no qual alunas e alunos aprendem a arte do luthier e constroem instrumentos musicais ao longo do ano.

Todos os polos oferecem esses cursos?

Não. Cada polo tem a sua grade de cursos.

Como fazer a matrícula?

Para realizar a matrícula, é necessário comparecer diretamente no polo em que deseja estudar, acompanhado(a) pelo(a) responsável, portando os seguintes documentos: certidão de nascimento ou RG (original e cópia); comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar; RG do(a) responsável (original e cópia), uma foto 3×4 recente e comprovante de endereço para consulta.

Quando começa a matrícula no Guri?

O ingresso no Guri acontece a qualquer momento, desde que haja vaga.

Não tenho instrumento musical. Posso participar?

Claro! Para participar do programa, não é preciso ter conhecimento prévio de música nem possuir instrumento musical.

Onde encontrar os endereços dos polos?

Aqui mesmo no site. Acesse a lista de polos aqui.

Onde o Guri está? Tem polo na minha cidade?

O Guri está presente em mais de 280 cidades do Estado de São Paulo, com mais de 400 unidades diferentes. Aqui mesmo, nesse site, você encontra todas elas. Acesse a lista de polos aqui.

Como faço para ingressar nos Grupos Musicais do Guri?

Os Grupos têm processo seletivo anual, divulgados por meio de edital específico lançado no ano anterior ao período em que o aluno ou a aluna deseja estudar. Entretanto, ao longo do ano, processos seletivos complementares podem ser realizados conforme o preenchimento das vagas. Então, fique de olho e acompanhe nossas publicações.

O Guri tem polo de ensino fora do estado de São Paulo?

Ainda não. Mas é possível participar do Guri onde você estiver, por meio dos cursos EaD semestrais e videoaulas gratuitas disponíveis sempre no canal do Guri no YouTube. Acompanhe nossas publicações.