Percussão do Guri de Marília faz concerto gratuito no mês de novembro


Jorge Rafael - home

A Percussão do Guri de Marília faz nova apresentação na temporada 2023 dos 29 Grupos Musicais. O Guri é um programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Todas as atividades do Guri são gratuitas. O grupo toca no dia 08 de novembro, às 9h30, no Teatro Municipal de Marília “Waldir Silveira Mello”, em Marília/SP.

Sob a regência de Jorge Rafael (foto), o grupo apresentará as obras: Plasma, de R. Nuttal; Suíte Popular Brasileira e Baião, de Ney Rosauro; Bayport Sketch, de Jared Spears; Witch Doctor, de Chris Brooks; Tic-Tac, de Agnaldo Silva; El Tamalito, de Andrés Souto; Eleanor Rigby, de John Lennon; Rock Trap, de William Schinstine; e Chorinho pra ele, de Hermeto Pascoal. O grupo de Percussão do Guri de Marília tem o patrocínio Master CTG Brasil, Ouro Tauste e Prata Rede. Além de parceria com a Prefeitura Municipal de Marília.

O regente do grupo, Jorge Rafael (foto), começou seus estudos musicais aos 14 anos em bandas marciais, logo em seguida ingressou no Conservatório Musical de Tatuí. Entre os anos 2010 e 2012, participou do Grupo de percussão rudimentar Tchadeggada. Atualmente, é integrante na Orquestra Sinfônica Jovem de Lins e na Orquestra Filarmônica de Marília. Em 2013, criou e iniciou o Grupo Perciclando, onde são utilizados materiais alternativos. Com o grupo fez algumas apresentações pelo Brasil e em programas de televisão como Domingão do Faustão e Caldeirão do Mion. Educador no Guri desde 2009, também já foi regente do Grupo de Percussão Municipal de Promissão, em 2016.

As apresentações integram a Temporada 2023 dos 29 Grupos Musicais do Guri.
A programação está disponível no site gurisantamarcelina.org.br e no aplicativo da Santa Marcelina Cultura: https://apps.apple.com/br/app/santa-marcelina-cultura/id1476743492

Sobre os Grupos Musicais

Com diferentes formações, os Grupos Musicais são constituídos por orquestras sinfônicas, orquestras de cordas, bandas sinfônicas, big bands, cameratas de cordas, cameratas de violões, regional de choro, conjuntos de percussão e de corais (infantil, juvenil e familiar).

Os Grupos Musicais são responsáveis pela difusão artístico-musical do programa, pode reunir alunos e alunas de cidades e desenvolvem repertório específico para apresentações e participações em projetos especiais. São grupos artístico-pedagógicos que realizam ações específicas com regentes e artistas convidados(as), visando a ampliação da experiência e sedimentação do aprendizado obtido nos cursos regulares.

Novos Grupos

Pensando na importância musical que os Grupos Musicais têm, não só para os alunos e alunas participantes, mas também para as regiões e municípios nos quais eles atuam, foram criados em 2023 seis novos grupos: Camerata de Violões do Guri de São Luiz do Paraitinga, Coral do Guri de Botucatu, Coral do Guri de São Vicente, Grupo de Música Instrumental Brasileira do Guri de Indaiatuba, Orquestra Sinfônica do Guri de Ribeirão Preto e Orquestra Sinfônica do Guri de São José dos Campos.

Percussão do Guri de Marília

Os primeiros exemplos de grupos de percussão escrita surgiram na corte de Luis XIV (França), a partir de 1665. Os irmãos André e Jacques Philidor escreveram e organizaram diversas marchas para tambores e tímpanos. Hoje, a percussão abrange infinitos instrumentos, e por isso, muitas possibilidades de repertório. Tímpanos, tambores, baterias, pandeiros, vibrafones e uma variedade inusitada de materiais podem ser encontrados nesta família. Grosso modo, fazem parte desse grupo todos aqueles que produzem som a partir do choque entre objetos. Ou seja, podem ser sacudidos, agitados e percutidos com baquetas. O Grupo de Percussão do Guri de Marília foi criado em 2012, na cidade de Ourinhos; em 2017, a cidade de Marília passou a sediar o grupo. Já tocou com Santiago Vazquez (2012), Eduardo Gianesella (2013), Percussion de Tournai (2014), Luiz Guello (2017)e Ricardo Bologna (2019). Em 2015, o grupo dividiu o palco com o Groupe Percussions de Tournai, na Bélgica. Em janeiro de 2017, o conjunto tocou com o percussionista Ari Colares no Teatro Castro Alves, em Salvador, durante o ‘PercPan’ – maior festival de percussão do Brasil. Em 2020 e 2021 realizou produções audiovisuais com Alisson Amador e Herivelto Brandino. Em 2022, foi regido por Eliana Sulpício.

O grupo de Percussão do Guri de Marília tem patrocínio Master CTG Brasil, Ouro Tauste e Prata Rede. Além de parceria com a Prefeitura Municipal de Marília.

PERCUSSÃO DO GURI DE MARÍLIA
Jorge Rafael, regência

Programa

R. NUTTAL
Plasma

NEY ROSAURO (1952-)
Suíte Popular Brasileira
I. Baião

JARED SPEARS (1936-)
Bayport Sketch

CHRIS BROOKS (1974-)
Witch Doctor

AGNALDO SILVA
Tic-Tac

ANDRÉS SOTO (1949-2017)
El Tamalito [arr. Álvaro Ponce de Leon]

JOHN LENNON / PAUL McCARTNEY
Eleanor Rigby [arr. Agnaldo Silva]

WILLIAM SCHINSTINE (1922-1986)
Rock Trap

NEY ROSAURO (1952-)
Baião

HERMETO PASCOAL
Chorinho pra ele [arr. Marcelo Franco]

Serviço

PERCUSSÃO DO GURI DE MARÍLIA

Data: 08 de novembro, QUARTA-FEIRA, às 9h30
Local: Teatro Municipal de Marília “Waldir Silveira Mello”
Endereço: Av. Rio Branco, s/nº – Marília/SP

Todos os concertos são gratuitos.

Temporada 2023 dos Grupos Musicais
Programação completa no site
e no app da Santa Marcelina Cultura: https://apps.apple.com/br/app/santa-marcelina-cultura/id1476743492 

Patrocinadores e apoiadores do GURI – Santa Marcelina Cultura: Instituto CCR; CTG Brasil; WestRock; Arteris; Tauste Supermercados; Cipatex; Indorama; Novelis; Faber-Castell; Sicoob; Rede; Grupo Colorado; Grupo Maringá; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Valgroup; Tintas Maza; Frisokar; Distribuidora de Alimentos Ikeda; Santa Helena Alimentos; Supermercados Rondon; Mercedes-Benz; Castelo Alimentos; Pirelli; Paulispell; Tegma; Siltomac

___________________________________________________________________________

Sobre o Tauste
O Tauste Supermercados iniciou suas atividades em 1991 numa pequena loja no bairro Palmital, em Marília/SP, com apenas 8 funcionários, 3 caixas e muita determinação. Hoje a rede Tauste é composta por 9 lojas, sendo duas em Marília, duas em Bauru, três em Sorocaba, uma em Jundiaí e agora também em São José dos Campos. Para atender a rede, foi implantado em 2019, no município de Itú, às margens da Rodovia Presidente Castelo Branco, o Centro de Distribuição Tauste. A expectativa é que para os próximos 2 anos, novas lojas venham a ser incorporadas à rede. O Tauste possuí ainda um programa chamado Tauste Ação Social que mantém ações permanentes voltadas à população mais carente e parcerias com diversos clubes de serviços, entidades assistenciais, ONGs e órgãos públicos nas cidades onde atua a rede Tauste Supermercados.

Sobre o Guri
Referência na formação musical, o Guri é um programa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Dispõe, gratuitamente, de mais de 70 mil vagas para crianças e adolescentes por ano e está presente em mais de 400 polos de ensino no estado de São Paulo. O programa oferece educação musical, arte e cultura. Além dos Cursos Regulares (Iniciais e Sequenciais), mantém atividades extracurriculares, Cursos Livres (como cursos Modulares, Iniciação Musical para Adultos e Luteria), Guri 4.0 (que inclui os cursos EaD), Guri na Escola e Grupos de Polo. E, para quem deseja aprimorar os desafios artísticos e pedagógicos, tem ainda Grupos Musicais. Desde sua criação, em 1995, o programa já beneficiou (e segue beneficiando) mais de 1 milhão de crianças e adolescentes, além de suas famílias e comunidades.

Santa Marcelina Cultura
Fundada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo. Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura atua com a missão de formar pessoas por meio dos programas: Hospitais Musicais, Conexões Internacionais, Guri, Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e Theatro São Pedro. Todas as atividades realizadas pela instituição são pautadas por seus três pilares de atuação: Formação Musical, Difusão Artística e Trabalho Social.  O objetivo Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a organização vem desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no espaço. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica da instituição, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

Postagens relacionadas