Coral Infanto-juvenil do Guri de Lorena faz apresentação na cidade de Piquete


A primeira apresentação de 2023 do Coral Infanto-Juvenil do Guri de Lorena, um dos Grupos Infantis e Juvenis do Projeto Guri, será na sexta-feira, dia 24 de março, às 19h, na Casa da Juventude na cidade vizinha de Piquete. O Projeto Guri é um programa de educação musical e inclusão sociocultural do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura por meio de contrato de gestão celebrado com a Secretaria da Cultura e Economia Criativa. A atividade gratuita é aberta a todas e todos.

Sob a regência de Vinicius Guedes, cerca de 30 integrantes do Coro abrem a programação da noite com uma obra de autoria anônima renascentista. A apresentação segue com um repertório que traz obras de compositoras e compositores como John Dowland, Manoel Dias de Oliveira, Juliana Ripke, Stella Júnia, Fátima Leão, Vitor Gabriel e Alexandre Guilherme.

Grupos Infantis e Juvenis

Os Grupos Infantis e Juvenis do Guri são responsáveis pela difusão artístico-musical do programa. Reúnem alunos e alunas de cidades das diferentes Regionais do Projeto Guri e desenvolvem repertório específico para apresentações e participações em projetos especiais. Os grupos recebem regentes e artistas convidados(as), visando a ampliação da experiência e sedimentação do aprendizado obtido nos cursos regulares.

O repertório conta com arranjos, transcrições, obras do tradicional repertório sinfônico ou popular voltado às especificidades de formação instrumental, além de obras originais escritas por renomados(as) compositores(as) brasileiros(as) e dedicadas especialmente para os Grupos.

Apoio/patrocínio

O Coral Infanto-Juvenil do Guri de Lorena tem patrocínio das empresas Tauste e Novelis, além de apoio da Prefeitura Municipal de Lorena.  Esta apresentação conta também com o apoio da Prefeitura Municipal de Piquete.

Como entrar no Projeto Guri

Para participar do programa não é preciso ter conhecimento musical, nem possuir instrumento musical.  O Guri oferece cursos regulares de iniciação musical (de 6 a 9 anos) e curso sequencial (10 a 18 anos), modalidade que oferece a oportunidade de aprender a cantar ou a tocar um instrumento de forma fundamentada e consistente. Alguns polos oferecem ainda o curso de Iniciação Musical para Adultos, voltado para maiores de 18 anos. Para realizar a matrícula, é necessário comparecer diretamente no polo em que deseja estudar, acompanhado pelo responsável, portando os seguintes documentos: certidão de nascimento ou RG (original e cópia); comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar; RG do responsável (original e cópia), uma foto 3×4 recente e comprovante de endereço para consulta.

 

SERVIÇO:

CORAL INFANTO-JUVENIL DO GURI DE LORENA
Vinicius Guedes, regência 

PROGRAMA

ANÔNIMO – CANCIONEIRO DE UPPSALA n.XLIII
Dadme albriciashijos d’Eva 

JOHN DOWLAND
Now, oh now I need must part 

MANOEL DIAS DE OLIVEIRA
Agio o Theos 

JULIANA RIPKE
Cantares de Salomão 

STELLA JÚNIA
É madrugada 

FÁTIMA LEÃO
Eco da Floresta 

VITOR GABRIEL
Janaína [poesia: Jorge de Lima]
[Afro-canção à moda antiga] 

ALEXANDRE GUILHERME
O Mergulho de Macu [poesia: Jéssica Nascimento] 
Data: 24/3, SEXTA-FEIRA
Horário: 19h
Local: Casa da Juventude
Endereço: Rua Pedro Coelho da Silva s/nº, Vila General Osório – Piquete/SP
Entrada gratuita

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri Interior, Litoral e Fundação CASA – Santa Marcelina Cultura: Instituto CCR; CTG Brasil; WestRock; Arteris; Tauste Supermercados; Cipatex; Adufértil; Novelis; Faber-Castell; Sicoob; Usina Colorado; Grupo Maringá; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Tintas Maza; Distribuidora de Alimentos Ikeda; Santa Helena Alimentos; Supermercados Rondon; Mercedes-Benz; Castelo Alimentos; Pirelli; Paulispell; Tegma.

_________________________________________________________________________________________________________________

PROJETO GURI

O Projeto Guri segue diretrizes e estratégias que visam consolidá-lo como o maior programa sociocultural do Brasil, referência na formação musical, inclusão sociocultural e democratização de acesso à arte – sobretudo à música. É um programa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura, por meio de contrato de gestão celebrado com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Oferece, gratuitamente, mais de 70 mil vagas para crianças e adolescentes por ano e está presente em quase 400 polos de ensino na Capital, Grande São Paulo, Interior, Litoral e Fundação CASA. O programa proporciona a oportunidade de crescimento cultural e a inclusão oferecendo educação musical de qualidade apoiada em trabalho social. Além dos Cursos Regulares (Iniciais e Sequenciais), oferece atividades extracurriculares, Cursos Livres (como cursos Modulares, Iniciação Musical para Adultos e Luteria) e Guri 4.0 (que inclui os cursos EaD). E, para quem deseja aprimorar os desafios artísticos e pedagógicos, dispõe dos Grupos Musicais de Polo e dos Grupos Infantis e Juvenis. O Guri oferece uma rede de apoio para alunas, alunos, familiares e comunidades nas quais atua. Desde sua criação, em 1995, o programa já beneficiou (e segue beneficiando) mais de 1 milhão de crianças e adolescentes, além de suas famílias e comunidades.

 

SANTA MARCELINA CULTURA

Fundada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura atua com a missão de formar pessoas por meio dos programas: Hospitais Musicais, Conexões Internacionais, Projeto Guri, Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e Theatro São Pedro. Todas as atividades realizadas pela instituição são pautadas por seus três pilares de atuação: Formação Musical, Difusão Artística e Trabalho Social.  O objetivo Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a organização vem desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no espaço, Para acompanhar a programação artístico-pedagógica da instituição, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

 

Postagens relacionadas