Coral do Guri de Piracicaba faz última apresentação no ano, no Sesc Piracicaba


FOTO - VANESSA ZAMBÃOÚltimo concerto de 2023 do Coral do Guri de Piracicaba será realizado no Sesc Piracicaba. O Guri é um programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. O grupo toca no dia 02 de dezembro, às 10h, no SESC Piracicaba/SP. Todas as atividades do Guri são gratuitas.

Sob a regência de Vanessa Zambão (foto), com André Grella no piano, o grupo apresentará as obras: Pelo Telefone, de Donga; Desde que o samba é samba, de Caetano Veloso; Vatapá, de Dorival Caymmi; Isto aqui, o que é?, de Ary Barroso;  Viva a noite de Natal, tradicional das Pastorinhas de Minas Gerais; Três Cantos Nativos dos Índios Kraó, tradicional indígena; Mená Barsáa / Bayá Barsáa, tradicional dos índios Tukano do Amazonas; Shosholoza, South African Folk Song; Io Son Fenice, de Orazio Vecchi; e Jubilate Deo, de Michael Praetorius. O Coral do Guri de Piracicaba tem o patrocínio Master do Instituto CCR; patrocínio Ouro Tauste e Indorama; e Prata Rede. Além de parceria com a Prefeitura Municipal de Piracicaba e apoio da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse.

Vanessa Rodrigues Zambão, regente do grupo, despertou o gosto pela música ainda criança e incentivada pelos pais fez aula de violão, teclado e canto. Formou-se em Canto MPB/Jazz e Musicalização para educadores pelo Conservatório de Tatuí. Está à frente do Coro do Guri de Piracicaba desde 2006, com o qual desenvolve o trabalho cênico associado ao canto, buscando explorar além da técnica vocal a expressão corporal, a sensibilidade e a criatividade artística. Atua também como professora de música no Colégio Salesiano Dom Bosco Piracicaba. Recebeu Homenagem e Reconhecimento de Mérito em comemoração ao Dia da Música em 2013, pela Câmara de Vereadores de Piracicaba. Atualmente, desenvolve pesquisa à cerca da importância do Coro Cênico, preocupando-se com a potencialidade do corpo, voz e movimento, pela exploração do canto atrelado a interpretação e a expressividade. Dedica-se ainda a construção de materiais e práticas pedagógicas voltadas às especificidades da escola regular, como instrumento de aprendizagem e de aquisição, juntos as demais disciplinas.

A apresentação integra a Temporada 2023 dos 29 Grupos Musicais do Guri.
A programação está disponível no site gurisantamarcelina.org.br e no aplicativo da Santa Marcelina Cultura: https://apps.apple.com/br/app/santa-marcelina-cultura/id1476743492

Sobre os Grupos Musicais

Com diferentes formações, os Grupos Musicais são constituídos por orquestras sinfônicas, orquestras de cordas, bandas sinfônicas, big bands, cameratas de cordas, cameratas de violões, regional de choro, conjuntos de percussão e de corais (infantil, juvenil e familiar).

Os Grupos Musicais são responsáveis pela difusão artístico-musical do programa, pode reunir alunos e alunas de cidades e desenvolvem repertório específico para apresentações e participações em projetos especiais. São grupos artístico-pedagógicos que realizam ações específicas com regentes e artistas convidados(as), visando a ampliação da experiência e sedimentação do aprendizado obtido nos cursos regulares.

Novos Grupos

Pensando na importância musical que os Grupos Musicais têm, não só para os alunos e alunas participantes, mas também para as regiões e municípios nos quais eles atuam, foram criados em 2023 seis novos grupos: Camerata de Violões do Guri de São Luiz do Paraitinga, Coral do Guri de Botucatu, Coral do Guri de São Vicente, Grupo de Música Instrumental Brasileira do Guri de Indaiatuba, Orquestra Sinfônica do Guri de Ribeirão Preto e Orquestra Sinfônica do Guri de São José dos Campos.

Coral do Guri de Piracicaba

O canto é uma das formas mais antigas de se fazer música e sua história está intimamente ligada ao desenvolvimento da sociedade e da cultura. No Guri, o ensino e a prática coral são preceitos básicos da formação musical. Criado em 2014, o Coral do Guri de Piracicaba explora propostas cênicas, com elementos de dança e teatro. Dentre os trabalhos realizados, destaca-se o videoclipe da música ‘Amor e Ijexá’, com Zeca Baleiro (2016). Em 2017, o conjunto realizou o concerto Sol, Lá, Cidade, com a Orquestra Sinfônica de Piracicaba; participou do musical Duetos, Canções e Momentos e integrou o workshop de improvisação vocal com a cantora norte-americana Audrey Shakir. Em 2018, pelo projeto de cultura ‘Sons da Terra’ cantou no auditório do MASP (SP); e ainda produziu o espetáculo ‘Era dos Festivais’, montagem cênico-musical que retratou o período dos Festivais de MPB. Em 2019, o grupo recebeu a regente e educadora Patrícia Costa. Em 2020 e 2021, realizou produções audiovisuais com Zeca Rodrigues e Luiz Tatit. Em 2022, sob regência de Maíra Ferreira, se apresentou ao lado de Juliana Ripke.

O Coral do Guri de Piracicaba tem o patrocínio Master do Instituto CCR; patrocínio Ouro Tauste e Indorama; e Prata Rede. Além de parceria com a Prefeitura Municipal de Piracicaba e apoio da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse.

CORAL DO GURI DE PIRACICABA
Vanessa Zambão, regência

Programa

TRADICIONAL INDÍGENA
Três Cantos Nativos dos Índios Kraó [arr. Marcos Leite]

ÍNDIOS TUKANO DO AMAZONAS
Mená Barsáa / Bayá Barsáa [adapt. e arr. Marlui Miranda]

ORAZIO VECCHI (1550-1605)
Io son Fenice

MICHAEL PRAETORIUS (1571-1621)
Jubilate Deo

SOUTH AFRICAN FOLK SONG
Shosholoza

DONGA (1890-1974)
Pelo Telefone

CAETANO VELOSO (1942-)
Desde que o samba é samba [adapt. Eduardo Lackschevitz]

DORIVAL CAYMMI (1914-2008)
Vatapá [arr. Marcos Leite]

ARY BARROSO (1903-1964)
Isto aqui, o que é? [arr. Zeca Rodrigues]

TRADICIONAL DAS PASTORINHAS DE MINAS GERAIS
Viva a noite de Natal

Serviço

CORAL DO GURI DE PIRACICABA

Data: 02 de dezembro de 2023, SÁBADO, às 10h
Local: SESC Piracicaba
Endereço: Rua Ipiranga, 155, Centro – Piracicaba/SP

Todos os concertos são gratuitos.
Patrocinadores e apoiadores do Guri – Santa Marcelina Cultura: Instituto CCR; CTG Brasil; WestRock; Arteris; Tauste Supermercados; Cipatex; Indorama; Novelis; Faber-Castell; Sicoob; Rede; Grupo Colorado; Grupo Maringá; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Valgroup; Tintas Maza; Frisokar; Distribuidora de Alimentos Ikeda; Santa Helena Alimentos; Supermercados Rondon; Mercedes-Benz; Castelo Alimentos; Pirelli; Paulispell; Tegma; Siltomac

___________________________________________________________________________

Sobre o Guri

Referência na formação musical, o Guri é um programa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Dispõe, gratuitamente, de mais de 70 mil vagas para crianças e adolescentes por ano e está presente em mais de 400 polos de ensino no estado de São Paulo. O programa oferece educação musical, arte e cultura. Além dos Cursos Regulares (Iniciais e Sequenciais), mantém atividades extracurriculares, Cursos Livres (como cursos Modulares, Iniciação Musical para Adultos e Luteria), Guri 4.0 (que inclui os cursos EaD), Guri na Escola e Grupos de Polo. E, para quem deseja aprimorar os desafios artísticos e pedagógicos, tem ainda Grupos Musicais. Desde sua criação, em 1995, o programa já beneficiou (e segue beneficiando) mais de 1 milhão de crianças e adolescentes, além de suas famílias e comunidades.

 

Santa Marcelina Cultura

Fundada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo. Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura atua com a missão de formar pessoas por meio dos programas: Hospitais Musicais, Conexões Internacionais, Guri, Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e Theatro São Pedro. Todas as atividades realizadas pela instituição são pautadas por seus três pilares de atuação: Formação Musical, Difusão Artística e Trabalho Social.  O objetivo Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a organização vem desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no espaço. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica da instituição, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

Postagens relacionadas