4 de dezembro de 2013

Antes de executar suas ações, o grupo Amigos do Ambiente, do Polo Sagres, caprichou na divulgação. Penduraram faixas e distribuíram convites às autoridades locais e comunidade, anunciando dia e local dos eventos programados. Com o tema “Por uma Sagres musicalmente conscientizada”, os alunos mobilizaram a cidade e tiveram apoio de participantes do programa Município Verdeazul e professores de escolas estaduais e municipais de Sagres.

No dia 19 de novembro eles estiveram presentes na Escola Estadual Waldomiro Sampaio de Souza e no dia 22 no Centro de Convivência dos Idosos (CCI), ambos para apresentações abertas ao público, que visavam alertar a população sobre a importância da reciclagem e de uma reflexão sobre nossos hábitos de consumo.

Também no dia 19, ocorreu a segunda apresentação do grupo Juntos Somos Mais, do Polo Regional São Carlos, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Com a ajuda de muitas pessoas, outros alunos, professores e equipe do polo, os guris conseguiram realizar esta parte do projeto, que consistia em uma confraternização entre os alunos do polo e os alunos da APAE.

“Aprendemos que é sempre importante conviver e trocar experiências com pessoas diferentes, e isso realmente aconteceu. Eles nos deram muito carinho e atenção durante a realização do evento e vimos  que a felicidade está nas coisas simples, como passar uma tarde com pessoas queridas”, ressaltou Letícia Pedro, líder do grupo.

Na quinta-feira (20), a Banda BPG, do Polo Regional Araçatuba, teve sua última apresentação do Guri Consciente. Cerca de 500 alunos da EMEB Leonásia de Castro receberam o grupo do Guri com muita animação e gratificação. De sala em sala, a Coordenadora Regional, Gislaine, junto ao grupo vencedor, foi divulgando o Guri e entregando lembrancinhas, além de levantar um debate sobre os cuidados com o meio ambiente. “Podemos dizer que fizemos um fechamento com chave-de-ouro neste evento, que com certeza trará grandes resultados pra todos nós”, declarou Sandoval Junior, Coordenador do Polo Regional.

Em 21 de novembro, o grupo vencedor do Polo Vinhedo, Vivendo e Aprendendo, promoveu uma oficina de instrumentos musicais, elaborados a partir de materiais reciclados, no CEIVI (Centro Educacional Integrado de Vinhedo). O objetivo da ação era integrar as crianças do Guri com as da instituição. Tanto os alunos do Polo Vinhedo, quanto os da instituição ficaram bastante satisfeitos com a oficina e a oportunidade de terem tocado juntos. A ideia agora é repetir isso mais vezes.

Encerrando as atividades do Concurso Guri Consciente 2013, o grupo Juntos Somos Mais realizou sua terceira e última apresentação no dia 27 de novembro. Com o tema “Mistura de sons, música em troca de um sorriso”, os alunos foram a praças e outros pontos da cidade onde ficam moradores de rua, para realizar uma apresentação com alguns alunos de sopros e percussão e distribuir lanches aos moradores.

A atividade foi um sucesso e muito especial, todos os alunos que participaram se envolveram muito com a ação e ficaram muito satisfeitos com o resultado. “Obrigado por lembrarem de nós e virem aqui para alegrar um pouco nosso dia”, declarou um dos moradores de rua. Para concluir o projeto, na segunda-feira, 02/12, o grupo levou as doações de fraldas geriátricas e luvas de látex ao Abrigo Cantinho Fraterno e APAE.