30 de setembro de 2015

30092015_eu_com_isso_luca_loccoman_por_comunicacao_kelly_4348Hoje (30/09) se encerra a campanha Setembro Amarelo, organizada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio com o intuito de atrair a atenção de toda sociedade para uma das principais causas de morte no mundo. Encerrando o mês, após incentivar o uso de fitinhas amarelas como apoio à causa, o Guri Consciente trouxe aos funcionários da Amigos do Guri o psicanalista Luca Loccoman, para participar do 2º Encontro Guri Consciente: E Eu com isso?, cujo tema foi Depressão.

De acordo com a OMS, de cada 100 pessoas com depressão, 15 delas decidem colocar fim a própria vida. Levando em consideração que no Brasil existem 38 milhões de pessoas que sofrem da doença que assombra o século XXI, o objetivo do encontro foi aprofundar o tema e conscientizar a todos os presentes sobre o que é a depressão, como identificá-la e como tratá-la.

Para isso, Luca trouxe três abordagens: uma neurocientífica, feita pela área da Psiquiatria; uma cognitiva-comportamental, do ponto de vista da Psicologia; e, por fim, o parecer da Psicanálise, adotada pelo próprio palestrante. Após explanar sobre estas possíveis definições, Luca também ressaltou a diferença entre tristeza, luto, melancolia e depressão.

“A depressão adquire contornos diferentes em cada paciente. O tratamento, portanto, varia de acordo com cada caso. Sabemos que fatores genéticos, experiências emocionais e valores culturais influenciam”, esclarece. Luca também reforçou a importância de cuidados complementares com a saúde. “Alimentação saudável, sono suficiente e prática de exercícios, coisas simples que a gente deixa de fazer ou simplesmente ignora, pode ajudar bastante na prevenção e recuperação”, disse.

Além disso, o palestrante ressaltou outro fator que está muito ligado a este mal-estar: nossas altas expectativas, geradas por desejos internos. Segundo ele, a psicanálise propõe um tratamento por meio da palavra, ajudando a pessoa a identificar esses ideais paralisantes sobre si e os outros.