19 de junho de 2015

O Guri Consciente é um programa institucional da Amigos do Guri que promove ações visando o despertar e o fortalecimento da consciência e da cidadania dos atores do Projeto Guri, com relação a importantes questões sociais, humanitárias e de qualidade de vida. Todas elas permeiam quatro eixos principais: Meio Ambiente e Sustentabilidade, Saúde, Ética e Diversidade, Cidadania e Direitos.

Em 2015, o núcleo de Desenvolvimento Social da Amigos do Guri elaborou mais uma ação – voltada para os colaboradores da sede –, baseando-se nos pilares do programa. Com o nome E eu com isso?, foi planejada uma agenda de encontros ao longo do ano, com o intuito de promover o diálogo sobre temas tido como “polêmicos” em nossa sociedade, a fim de se refletir valores e posicionamentos perante causas e questões sociais. A ação também surgiu a partir da apresentação e uso dos materiais da parceria com o Canal Futura – Maleta Pobreza.

A ideia é ter bimestralmente um encontro temático, de aproximadamente 45 minutos, para pequenos grupos, de forma com que haja fluidamente uma troca de ideias e opiniões, utilizando-se de vídeos, jogos, textos, imagens, oficinas, entre outros materiais de apoio. A intenção não é chegar a alguma conclusão sobre o assunto discutido, mas sim fomentar a livre expressão e o respeito por pontos de vista diferentes.

Durante o encontro, um mediador será nomeado para organizar as falas, garantir o tempo e o objetivo da ação, além de motivar a participação de todos. “Também serão momentos para esclarecer, informar e fortalecer qual é a posição institucional sobre os temas em debate, sem haver nenhuma imposição de mudanças de posições pessoais”, afirma Fabiola Formicola, gerente do núcleo de Desenvolvimento Social da Amigos do Guri.

O primeiro encontro já tem data marcada e irá discutir o tema: Infância, Trabalho Doméstico e Trabalho Infantil. Em breve, mais notícias sobre o que rolou!