26 de setembro de 2013

Nesta segunda-feira (23), a banca avaliadora da primeira edição do Concurso Guri Consciente, ação comemorativa aos 18 anos do Projeto Guri, reuniu-se na sede da organização para definir os grandes vencedores por regional administrativa entre os 24 projetos inscritos.

Com a missão de elaborar projetos com ações de interação sociocultural por meio da música, os grupos, formados pelo mínimo de quatro alunos, vestiram a camisa desta causa e apresentaram bastante criatividade em suas propostas, que permearam os quatro pilares do Guri Consciente: Meio Ambiente e Sustentabilidade, Saúde, Ética e Diversidade, e Cidadania e Direitos. A próxima etapa é “colocar a mão no instrumento” e executar o que foi sugerido com os recursos financeiros que cada equipe receberá.

A imaginação dos alunos fluiu desde cuidados com rios e praças municipais, reciclagem de materiais, visitas e interação com centros de convivência de idosos, espaços de acolhimento de crianças e adolescentes, até a elaboração de um programa socioeducativo voltado para a conscientização da comunidade local sobre o combate à dengue, prevenção ao uso de álcool e drogas, etc. Isso já mostra um resultado muito positivo para a ação, a qual visa incentivar o empreendedorismo atrelado à conscientização cidadã dos alunos.

No processo de escolha dos melhores projetos foram considerados: a relevância sociocultural, a cooperação e a participação de todos os integrantes do grupo e do público-alvo, a sustentabilidade (aspectos sociais, econômicos e ambientais) da ação, a otimização de recursos, a viabilidade para execução do projeto com base no orçamento apresentado, além da originalidade de cada um. O documento sobre a metodologia adotada pela comissão de seleção pode ser conferido na seção de materiais do concurso.

Confira abaixo a lista com os nomes dos grupos e projetos ganhadores:

Regional

Polo

Grupo

Projeto

Araçatuba

Regional Araçatuba

B.P.G.

Divulga Guri

Itapeva

Taquarivaí

Jovens Conscientes

Tenha compromisso – Diga não às drogas

Jundiaí

Vinhedo

Vivendo e Aprendendo

Semeando música

Marília

Piratininga

Guri em Ação

Reflorescer com música

Presidente Prudente

Sagres

Amigos do Ambiente

Por uma Sagres musicalmente conscientizada

Ribeirão Preto

Acif Franca

Madeiras e Cia.

O mês dos Guris na Apae de Franca – SP

São Carlos

Regional São Carlos

Juntos Somos Mais

Mistura de sons, música em troca de um sorriso

São José do Rio Preto

Regional São José do Rio Preto

Foca Aqui

Unidos contra a dengue

São José dos Campos

Pindamonhangaba

Cantores da Alegria

O coração alegre embeleza o rosto

São Paulo

Registro

Jovens Músicos

Música & Sustentabilidade unindo gerações

Sorocaba

Pilar do Sul

Guri em Ação

Semente do amanhã