30 de setembro de 2014

Última semana de ações dos grupos vencedores do Concurso do Programa Guri Consciente 2014 e o clima, ao invés de ser de despedida, foi contagiado pela animação dos guris em realizar atividades envolvendo o meio ambiente e o consumo consciente.

O GR Sustente esteve na Praça 9 de Julho, em Ibirá, para conscientizar os moradores da cidade sobre boa alimentação e aproveitamento integral de alimentos, evitando desperdícios, e serviram suco feito com cascas de abacaxi. Dias depois, o grupo realizou uma palestra sobre o mesmo tema na Escola Municipal Edith Pereira Gonzaga, onde também fizeram apresentação musical a cerca de 300 pessoas.

Enquanto isso, os Guris Solidários, de Bocaina, além de comemorar o encerramento com show dos guris de percussão aos alunos do Espaço Amigo – onde também colocaram cartazes confeccionados no Polo, eles passearam pelo zoológico de Bauru, conhecendo diversas espécies de animais, no dia 25.

A galerinha de São Manuel está de mudança para um novo polo e foi nele que os Amigos da Terra encontraram espaço para plantar, tornando o projeto Aprendendo a Cuidar da Terra com Música realidade. Eles vêm colocando a mão na terra, literalmente, há algum tempo, com a colaboração de pais de guris, para cuidar da horta e do pomar. Dia 25, o plantio de alface contou com trilha sonora: teve coral e percussão na horta, que já tinha berinjela, alho-poró, salsinha, cebolinha, tomate, chuchu, abobrinha, cenoura, beterraba, almeirão, manjericão, couve e rúcula. E depois, o som das cordas encantou o pomar, onde estão os pés de laranja, limão, mexerica, manga, araçá, uvaia e amora. Muito sortido! E ainda entrarão na lista morango e melancia.

Todos os grupos plantaram as sementinhas de boas ações, e ainda envolvendo música, ficando com a certeza de que podem colher ótimos frutos no futuro para eles mesmos, suas famílias e comunidades. Agora, é o momento de prosseguir com seus ideais como cidadãos, em busca de um mundo melhor.

Parabéns aos 11 grupos vencedores e a todos os participantes!

Ibirá

 

Bocaina

 

São Manuel