Projeto Guri abre inscrições para Cursos EaD de prática e teoria musical


O Projeto Guri abre vagas para 21 cursos virtuais que serão oferecidos de forma gratuita para diversos níveis de ensino e faixas estarias. Uma oportunidade de aprendizado para todas e todos. O Projeto Guri é um programa de educação musical e inclusão sociocultural do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura por meio de contrato de gestão celebrado com a Secretaria da Cultura e Economia Criativa. As inscrições seguem até o dia 3 de abril e podem ser feitas pelo site do programa por meio do link https://gurisantamarcelina.org.br/cursos-ead-2023/

Os cursos estão divididos em 8 encontros que podem ocorrer uma ou duas vezes por semana, com uma hora de duração via Plataforma Zoom e têm início a partir do dia 17 de abril. Os interessados podem optar por cursos de instrumentos como Percussão descomplicada e criativa, Pandeiro brasileiro, A viola caipira e seus encantos; cursos de teoria e apreciação musical como Iniciação à harmonia musical, Uma viagem pela história da música, Primeiros passos musicais, A escuta e a apreciação musical. Existem ainda cursos voltados para professoras e professores como Pedagogias em educação musical e Introdução à flauta doce para educadoras e educadores.

Curso EaD  arte

Há emissão de certificados para estudantes que completarem, no mínimo, 75% do curso. Serão ofertados recursos de acessibilidade mediante solicitação.

Confira a lista completa dos cursos EaD (os cursos em laranja já atingiram o número máximo de inscritos).

Título do Curso

Professor(a)

Área

Público Alvo

Apendendo instrumentos

O clarinete descomplicado e divertido

Letícia da Rosa Araujo

Instrumento Musical/Canto

de 10 a 18 anos

Percussão descomplicada e criativa

Paulo Cesar da Silva Larangeira

Instrumento Musical/Canto

de 8 a 14 anos

Pandeiro brasileiro

Beatriz Woeltje Schmidt

Instrumento Musical/Canto

A partir de 10 anos

A viola caipira e seus encantos

Haroldo Lobo Garcia

Instrumento Musical/Canto

Público em geral

O rock e as cordas dedilhadas

Cristoffer E. Lopes

Instrumento Musical/Canto

Público em geral

Família das madeiras – improvisação

Rodrigo Araújo Vilela

Instrumento Musical/Canto

Público em geral

Leitura musical para guitarra

Fernando Benelli Poles

Instrumento Musical/Canto

Público em geral

Violão de acompanhamento

Fernando Benelli Poles

Instrumento Musical/Canto

Público em geral

Teoria musical

Primeiros passos musicais

Jefferson Sá Viana

Teoria Musical

Público em geral

Desvendando a rítmica musical – primeiros passos

Thayná Campos Garcia

Teoria Musical

Para jovens e adultos a partir de 18 anos

Desvendando a rítmica musical – aprendendo um pouco mais

Thayná Campos Garcia

Teoria Musical

Para jovens e adultos a partir de 18 anos

Iniciação à harmonia musical

Guilherme da Cruz Satti

Teoria Musical

Público em geral

Solfejo para cantoras e cantores

Andressa Thieme Braga

Teoria Musical

Cantores(as) e estudantes de canto em geral

Apreciação musical

A escuta e a apreciação musical

Murilo Cesar do Carmo Matheus

Apreciação Musical

Público em geral

Música e comunicação

Fabiana Matricardi Vieira

Apreciação Musical

Público em geral

Uma viagem pela história da música

Luciana Souza Gutlich

Apreciação Musical

Público em geral

Formação

Pedagogias em educação musical

Beatriz Woeltje Schmidt

Formação para Educadores(as)

Educadores(as) de qualquer nível de ensino e espaço de atuação

Introdução à flauta doce para educadoras e educadores

Andrea Mischiatti Gianelli

Formação para Educadores(as)

Educadores(as) de qualquer nível de ensino e espaço de atuação

Iniciação musical para educadores e educadoras

Denis Ferreira de Souza

Formação para Educadores(as)

Educadores(as) de qualquer nível de ensino e espaço de atuação

 

Específicos

Introdução à musicografia Braille

Maria Paula Roza

Música e Inclusão

Pessoas cegas, com baixa visão, estudantes e professores(as) de música.

Criação musical no celular

Alberto Antonio de Camargo Júnior

Música e Tecnologia

A partir de 10 anos

CAMERATA DE VIOLÕES INFANTO JUVENIL_GURI 2022

 

SERVIÇO

Cursos EaD 2023

Período de inscrição até 3 de abril

Informações e inscrições: https://gurisantamarcelina.org.br/cursos-ead-2023/

Todas as atividades são gratuitas

 

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri Interior, Litoral e Fundação CASA – Santa Marcelina Cultura: Instituto CCR; CTG Brasil; WestRock; Arteris; Tauste Supermercados; Cipatex; Adufértil; Novelis; Faber-Castell; Sicoob; Usina Colorado; Grupo Maringá; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Tintas Maza; Distribuidora de Alimentos Ikeda; Santa Helena Alimentos; Supermercados Rondon; Mercedes-Benz; Castelo Alimentos; Pirelli; Paulispell; Tegma;

Patrocinadores e apoiadores do Guri Capital e Grande São Paulo – Santa Marcelina Cultura: Bank of American, Constellation, Chiesi e Ultra.

_____________________________________________________________________________________________________________________________

 

PROJETO GURI

O Projeto Guri segue diretrizes e estratégias que visam consolidá-lo como o maior programa sociocultural do Brasil, referência na formação musical, inclusão sociocultural e democratização de acesso à arte – sobretudo à música. É um programa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura, por meio de contrato de gestão celebrado com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Atende, gratuitamente, mais de 70 mil crianças e adolescentes por ano e está presente em quase 400 polos de ensino na Capital, Grande São Paulo, Interior, Litoral e Fundação CASA. O programa proporciona a oportunidade de crescimento cultural e a inclusão social oferecendo educação musical de qualidade apoiada em trabalho social efetivo. Além dos Cursos Regulares (Iniciais e Sequenciais), oferece atividades extracurriculares, Cursos Livres (como cursos Modulares, Iniciação Musical para Adultos e Luteria). E, para quem deseja aprimorar os desafios artísticos e pedagógicos, dispõe dos Grupos Musicais de Polo e dos Grupos Infantis e Juvenis. O Guri oferece uma rede de apoio para alunas, alunos, familiares e comunidades nas quais atua. Desde sua criação, em 1995, o programa já beneficiou (e tem beneficiado) mais de 1 milhão de crianças e adolescentes, além de suas famílias e comunidades.

 

SANTA MARCELINA CULTURA

Fundada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura atua com a missão de formar pessoas por meio dos programas: Hospitais Musicais, Conexões Internacionais, Projeto Guri, Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e Theatro São Pedro. Todas as atividades realizadas pela instituição são pautadas por seus três pilares de atuação: Formação Musical, Difusão Artística e Trabalho Social.  O objetivo Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a organização vem desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no espaço, Para acompanhar a programação artístico-pedagógica da instituição, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

 

Postagens relacionadas